Aniversário Envenenado: 6 anos de Paixão!

 

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso, existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” 
Fernando Pessoa

Olá, Envenenados!

“O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga. Antes disso, já se faziam oferendas, como o bolo, mas não havia uma festividade propriamente dita. A origem estava ligada à ideia de que, na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir isso. Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela Igreja Católica e só foi adotada no século 5, quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus. Mesmo assim, a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente no século 19, quando, na Alemanha, foi organizado um festival comemorativo coletivo.”

Origem da Festa de Aniversário

Já postamos por aqui outra ideia sobre a origem dos aniversários, segundo o site da revista Mundo Estranho. Nessa postagem eles, inclusive, colocam algumas curiosidades a respeito desse evento que é a comemoração de aniversários.

Há seis anos, faça chuva, faça Sol, com ou sem parceria, com ou sem comentários, com ou sem ovadas, com ou sem “com quem será” e outras formas típicas de se comemorar aniversário, este blog está no ar!

Há seis anos, com as várias postagens, com os vários colaboradores que passaram por aqui, com as dificuldades que podemos passar, seja no âmbito pessoal, profissional e, até mesmo, apesar das crises pelas quais nosso país passa, estamos aqui, mantendo-nos inteiros e esperançosos de que dias melhores virão.

Hoje é dia de comemorar, seja como for, mas de preferência lendo um bom livro, o aniversário de espaço!

Este é um momento em que devemos sim olhar para trás e lembramos de tudo pelo que passamos, das batalhas que travamos, umas vencidas, outras perdidas. Mas, sobretudo, este é um momento que devemos agradecer por tudo e por todos.

Devemos agradecer aos nossos seguidores que, mesmo passando por um momento em que demoramos muito mais que o normal entre uma postagem e outra, nunca nos abandonaram; às editoras parceiras que, também apesar disso, continuam acreditando no amor que sentimos pelos nossos livros e na força que alcançamos através dos nossos seguidores; aos amigos colaboradores que driblam os contratempos e encontram tempo para continuar traduzindo em postagens as inspirações que adquirem dessa maravilha que é o mundo literário.

Agradecemos, muito, mas muito mesmo, aos escritores que nos dão a razão de existirmos, que, com suas obras, alimentam nossas mentes e almas e nos transportam para um mundo mais bonito, ou fantasioso, ou mágico, ou de conflitos, ou de erotismo, ou de romantismo, dependendo do gênero literário.

Sejam heróis ou heroínas de romances contemporâneos, de época, de ação, policial, ou mesmo de fatos reais, eles nos envolvem em suas histórias, nos tornam pessoas melhores, mais sensíveis e desejosas de um mundo melhor.

Difícil fazer uma postagem que não repita o que falamos sobre esse tópico anteriormente, difícil não ser redundante nos sentimentos e nas palavras quando o amor que sentimos não recuou sequer um milímetro. Pelo contrário, a cada ano, a cada publicação, nossos corações se inundam com o desejo de mais e mais livros, beirando à obsessão... qual de nós, apaixonados por livros, não se sente frustrado quando aquele livro tão desejado leva mais tempo que o previsto para, enfim, ser publicado, qual de nós não sente uma ansiedade ao passar pela vitrine de uma livraria? Então, meus amigos, essa é sim um tarefa difícil – a de escrever sobre o aniversário do As Envenenadas pela Maçã. Basta conferir as postagens dos aniversários anteriores que, provavelmente, encontrarão similaridades.

Mas somos autênticos, somos nós mesmos, de corpo, alma e teclado sob os dedos. Não nos apoiamos nas palavras de outrem como fez, há poucos dias, uma candidata a primeira dama dum certo país de primeiro mundo, ao tomar para si as palavras de outra.

O que vai aqui é de todo coração, é de toda a alma, e pudéramos nós, possuirmos a capacidade de criar novas palavras e colocarmos nelas toda a força do que sentimos: do amor que sentimos, da frustração por não termos mais tempo para dedicarmos a esse espaço tão querido, da felicidade que é sentir o cheiro de livro novo, da euforia de compartilhar nossas impressões sobre nossos queridos livros.

Mas, como não possuímos esse dom, fica aqui nosso agradecimento mais sincero, nosso desejo mais intenso por sua companhia e parceria.

Feliz Aniversário, Envenenados!Que, do crepúsculo ao amanhecer,Tenhamos sempre um olhar de amor,Que continuemos a seduzir e sermos seduzidosÀ meia-noite e a qualquer hora do dia,Sem nos prendermos a quaisquer regras de sedução.Que amemos sempre à primeira vista,Com ou sem métrica.Que todos os tons permeiem nosso trabalho,Com ou sem teoremas.Que, entre o agora e o nunca,Continuemos juntos, como uma irmandade,Vivendo e escrevendo sobre romances,históricos ou não.


5 comentários

  1. Parabéns a todos nós Envenenados pela maçã!!! Nossa amizade já ultrapassou as páginas do blog e hoje é uma parte muito boa de nossas vidas. Que venham muitos anos juntas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Clarice!
      Nossa amizade saiu do mundo virtual e blogueiro!!!
      Virão, sim, muitos anos juntas!!!!
      Parabéns para nós!

      Excluir
  2. Parabéns a todos nós Envenenados pela maçã!!! Nossa amizade já ultrapassou as páginas do blog e hoje é uma parte muito boa de nossas vidas. Que venham muitos anos juntas!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei o blog tudo muito lindo.
    ja estou seguindo, se puder faça me uma visitinha e siga meu blog
    http://gracalayouts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!