Sexta Envenenada: Segredos de uma Noite de Verão

 “Eu percebi uma coisa...
Preferia morrer nos seus braços, a enfrentar uma vida inteira sem você.
Todos aqueles intermináveis anos... todos aqueles invernos, verões...
Meu lugar é ao seu lado...”


Olá, Envenenados!

Estamos de volta, com mais uma sexta tão aguardada!
Dia especial, dia de encontros, reencontros, de novidades, de lançamentos!
Hoje trago para apresentar a vocês um casal de absintos que protagonizam o tão aguardado Segredos de uma Noite de Verão, lançado ainda agora pela Editora Arqueiro. O livro é criação da Lisa Kleypas, frequentadora assídua dessa coluna, pois já trouxemos aqui a série Os Hathaways.
Estamos falando de Annabelle Peyton e Simon Hunt, um casal que vai mostrar outro lado dos romances de época.
Segredos de Uma Noite de Verão é o primeiro da série As Quatro Estações do Amor e nos conta de uma maneira mais realista muitas situações que, às vezes, ficam apenas no nosso imaginário, ou simplesmente passam despercebidas.
Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dança nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça da sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar.”
Pois bem, com uma sinopse começando assim, temos a impressão de tratar-se de mais um conto de fadas em que a moça sem recursos é salva por um jovem, rico e gostoso cavalheiro.
Todos os ingredientes básicos para um conto de fadas estão presentes para que ele aconteça. Só que não.
Estava acostumada a ler histórias em que, na maioria das vezes, a moça sempre tem uma lista considerável de pretendentes, pelo menos para dançar. Mas isso não acontece aqui.
Por não possuir o tão desejado dote, Annabelle não é a escolha dos peixões das temporadas das quais participa. E estando em sua quarta temporada, pode-se dizer que ela não terá muita chance de mudar seu atual status de solteirona. Para piorar a situação, sua família vem enfrentando dificuldades financeiras, cada vez piores.
“Certa noite, em um dos bailes da temporada, ela conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle.”
Este encontro renderá os momentos mais divertidos da história, pois são quatro pessoas extremamente diferentes com um objetivo comum, que se unirão para alcançá-lo. E a urgência de Annabelle fará com que criem as situações e os diálogos mais inusitados possíveis.
Por sua situação, Annabelle acaba despertando interesses nada dignos nos homens com quem tem contato. Parece que, por estar prestes a se tornar uma belíssima solteirona sem eira nem beira, os gaviões estão apostando em quem a terá como amante.
Um desses gaviões é um admirado, dos mais intrigantes e insistentes que, por não fazer parte da nobreza, apesar da fortuna que acumula dia após dia, só consegue o desprezo de Annabelle.
“... o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto.”
Simon é filho de comerciante local, mais precisamente um açougueiro, e, desde cedo, conhece bem seu lugar na nobre sociedade aristocrática de Londres. Começou a trabalhar ainda bem jovem, ajudando o pai, mas não desejava seguir seus passos.
“Simon Hunt aprendeu desde cedo que o destino não o tinha abençoado com sangue nobre, riqueza ou presentes raros, e que precisaria arrancar a sua fortuna de um mundo muitas vezes injusto. Era dez vezes mais agressivo e ambicioso do que um homem comum. As pessoas costumavam achar muito mais fácil deixá-lo seguir seu caminho a ter que enfrentá-lo. Apesar de dominador, talvez até mesmo cruel, Simon nunca perdia o sono por causa de consciência pesada. Era uma lei da natureza, só os mais fortes sobrevivem, e os mais fracos deveriam ficar fora do seu caminho.”
Indo contra os desejos de seu pai, aos 21 anos ele abandona anos de trabalho forçado, que lhe proporcionou um físico louvável, e parte em busca de seus próprios sonhos.
Aqui, Lisa Kleipas dá um show em termos de contexto histórico, pois além de narrar a situação social dos personagens, ela insere lindamente a revolução industrial que está, literalmente, a todo vapor e ameaça o cômodo estilo de vida da aristocracia inglesa.
“Simon amou a dinâmica da economia, os elementos do risco, a interação entre comércio, indústria e política – e percebeu de imediato que, em pouco tempo, o crescimento da rede ferroviária britânica seria o principal meio para os bancos conduzirem seus negócios de forma eficiente. A remessa de dinheiro e títulos, a criação de rápidas oportunidades de investimento, dependeria diretamente do serviço ferroviário. Seguindo seus instintos, investiu cada centavo que tinha em especulação ferroviária e foi recompensado com uma explosão de lucros que ele logo apostou em variados interesses. Agora, aos 33 anos, controlava três empresas de manufatura, uma fundição de nove hectares e um estaleiro. Era um convidado – embora indesejado – nos salões aristocráticos e se sentava lado a lado com nobres nos conselhos de seis empresas.”
Simon Hunt é desses tipos de pessoas que correm riscos, que enxergam oportunidades grandiosas, onde outros notam apenas algo que somente cabe à plebe lidar.
Ele é um cara com os dois pés no chão que não perde a oportunidade de ironizar quem quer se seja. E Annabelle Peyton torna-se alvo desse traço de sua personalidade.
Mesmo sendo rechaçado constantemente pela moça, Simon acredita que logo ela entenderá que ele é a solução para seus problemas, pois seu desejo por ela só faz aumentar, desde seu primeiro encontro. E tem tamanha convicção de que sempre conseguirá o que quer que chega a delimitar seu “território”.
– Quero dizer que vou infligir o tipo mais agudo de dor, mental, física e financeira no primeiro homem que ousar invadir meu território. E a próxima pessoa que repetir qualquer boato infundado sobre a Srta. Peyton na minha frente vai engoli-lo junto com o meu punho. – O sorriso de Simon era feroz quando voltou-se para o rosto chocado de Burdick. – Diga isso a qualquer um que possa estar interessado – aconselhou, afastando-se do nanico tagarela.”
Duas personalidades extremamente fortes e francas, Simon e Annabelle se confrontam constantemente, garantindo diálogos rápidos, mas muito profundos e objetivo. Ele deixa claro que a deseja e que só está aguardando o momento em que ela aceitará os fatos.
Mas Annabelle está decidida a fazer parte da nobreza, e isso fará com que pareça fútil, o que está muito longe da verdade, pois era essa a determinação das moças daquela época: deveriam ser educadas para fazer o melhor casamento possível, com algum nobre, ainda que este não possuísse uma fortuna louvável, uma vasta cabeleira ou todos os dentes na boca. Ela terá que encarar a pobreza, o assédio de homens inescrupulosos, sem perder a força e a dignidade.
E as circunstâncias que ambos terão que vivenciar vão proporcionar momentos de autoconhecimento e conhecimento mútuo. Mas o tempo está se esgotando e, talvez, as escolhas que devem fazer não sejam as melhores. Poderia o amor nascer de uma relação tão intempestiva?

Como um grande amor começa? Onde está o botão que liga este sentimento?
Em Segredos de uma Noite de Verão vamos presenciar os conflitos de personagens memoráveis, um duelo de força, necessidade e desejos avassaladores. Mas também veremos outros personagens ganho espaço e despertando nosso interesse.
Mas um romance incrível, mais uma série apaixonante... e a parceria Lisa Kleypas e Editora Arqueiro acertando em cheio os nossos corações.
Felizmente estamos numa boa maré em termos de produção editorial. Em ano de Bienal do Livro no Rio de Janeiro, somos agraciados com vários títulos, autores, editoras e gêneros. Hoje, por exemplo, o lançamento do Livro O Refúgio do Marquês, da querida Lucy Vargas. Eu já confirmei presença! Guarde o meu exemplar, Dona Lucy.

Até a próxima, meus queridos, fiquem bem e “Carpe Diem quam minimum crédula póstero.”

2 comentários

  1. Estou com esse livro para ler no meu kindle, comecei e lir só um pouco mas acabei emperrando e deixei pra lá...
    Gosto muito de romances históricos e mais ainda dos livros dessa autora, irei dar mais uma chance e voltar a lê-lo!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Janiele!
    Realmente, este é bem diferente dos demais livros dela, mas a história é muito legal sim, e a gente se diverte bastante com as situações das quatro gurias e com a relação dos dois protagonistas. Há momentos de muita tensão, o casal é muito bem construído e garante diálogos muitos ricos. Dê sim, uma nova chance, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!