Resenha: 'Um mais um' da @Intrinseca


Boa tarde envenenados,

Eis aqui mais uma resenha de um livro delicioso de Jojo Moyes!!


Um Mais Um

Autora: Jojo Moyes
Literatura Estrangeira
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
ISBN: 9788580576542
Páginas: 320
1ª Edição

Sinopse

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. 
Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. 
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um ‘pub’ à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. 
Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. 
Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema – ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. 
Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. 
Mas como eles farão para chegar lá? 
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. 
Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. 
Mas quando Ed fica bêbado no ‘pub’ em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã – que insiste em que ele vá visitar o pai doente -, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Começa então uma viagem divertida, repleta de enjoos, comida ruim, engarrafamentos. A situação perfeita para o início de um engraçado romance entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.


Mais uma vez Jojo Moyes surpreende!

Já tive a oportunidade de dizer antes que Jojo Moyes era minha nova autora preferida e a cada lançamento essa ideia se mantém. 

No meu parco conhecimento literário não encontrei muitos autores com a habilidade de escrever sobre a vida com tanta leveza e profundidade ao mesmo tempo. Não importa o quão terrível que seja a situação do personagem ou quão fofo que seja o romance nada fica simplesmente no raso.

Em Um Mais Um o leitor se depara com um dos novos modelos de família, pelo menos é o que sempre repete a protagonista “Nem tudo está dentro das estatísticas agora”.

Jess ficou grávida adolescente. Deixou a escola para cuidar da filha e, pouco depois incluiu em sua família o outro filho do pai de sua filha que acabou por deixar os dois com ela quando se mudou.

Mesmo com todas as chances contra ela, Jess se mantém firme a crença que tudo vai dar certo e que encontrará um jeito para resolver as coisas fazendo o possível para não deixar que a vida, já ruim, pareça ainda pior. Assim, vai levando a vida cuidando de um adolescente problemático (Nicky) e uma menina prodígio em matemática (Tanzie), até que uma oportunidade surge e ela toma uma decisão que nunca lhe pareceu uma opção.

No outro lado da história, Ed, ou Sr. Nicholls, deixou de ser apenas um geek desajeitado e conseguiu milhões desenvolvendo produtos de tecnologia e vivia uma vida bem confortável, mas sem muita sorte na área pessoal, nada que realmente fizesse diferença para ele. Até que, no intuito de manter sua vida descomplicada, fez uma péssima escolha e complicou, de verdade, sua vida.

É exatamente nesse momento de decisões que suas vidas se misturam. Essas quatro pessoas, com vidas tão diferentes, experimentem juntos momentos simplesmente inesquecíveis e constroem relacionamentos capazes de mudar suas vidas.

A beleza da escrita de Jojo Moyes não está no romance em si, mas no equilíbrio entre o muito ruim e o incrível, entre o inevitável e o improvável... na humanidade dos personagens e até do cachorro!(rs)

Narrada pelos quatro personagens principais, a história é transmitida sob todos os ângulos importantes e desperta no leitor aquela vibração que só é possível de encontrar em livros realmente bons.

Um Mais Um mostra que, por mais difícil que seja, ter esperança é bom; que grandes erros podem ser praticados por qualquer pessoa e que segundas chances existem.

Matematicamente falando...

“A lei da probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quanto mais se faz, mais perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir.”

Então, vamos insistir...

Beijos e boa leitura!


2 comentários

Destile seu veneno, comente!