Resenha: 'Desde o Primeiro Instante' da @Novo_Conceito




Edição: 1

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634203
Ano: 2014
Páginas: 464
Tradutor: Carolina Caires Coelho


Sinopse

Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. 

Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante... 

O problema é que Ben está casado, “fora do mercado”, como se costuma dizer. 

Ok, hora de partir para outra. Rachel não é nenhuma mocinha ingênua, dessas que se deixam levar pela emoção. 

O fato de Ben ser lindo, educado, engraçado, nobre e fiel não é suficiente para tirar Rachel do seu eixo. 

Claro que não. 

Na verdade, ele é O Companheiro Perfeito. Pena que seja tão fiel! 

Apaixonar-se pelo melhor amigo é o sentimento mais gostoso do mundo, mas também é assustador.



O que acontece quando alguém que tinha ido embora volta?

Essa pergunta, que aparece logo na capa do livro, tem duas possibilidades opostas: felicidade! Quando a despedida foi feita do jeito certo e a pessoa deixou muita saudade, ou, como muitas vezes acontece, conflito, pois, os sentimentos que a gente escondeu embaixo do tapete ressurgem e realmente não se esperava ter que lidar com eles de novo. 

Desde o primeiro instante retrata, exatamente, a segunda possibilidade.

Rachel e Ben se descobriram no primeiro dia de faculdade. A química entre os dois aconteceu de imediato, mas, por anos, se conformaram em serem melhores amigos, só que não era suficiente.

O grande problema de Ben e Rachel foi que deixaram passar a oportunidade de suas vidas. Falta de coragem pura e simples e isso tornou tudo mais complicado.

A vida aconteceu; se perderam um do outro e aí, dez anos depois, tudo o que ficou mal resolvido volta para assombrá-los.

Como o livro alterna capítulos do presente e do passado, o leitor vai descobrindo aos poucos os segredos dos personagens de forma que fica fácil entender as reações de um e de outro.

Mesmo não tendo a intenção de ser um livro filosófico, quem prestar atenção vai poder refletir sobre como a falta de coragem de expressar o que se sente pode tornar a vida mais difícil. 
Às vezes uma única palavra pode evitar muito sofrimento e insatisfação.

A vida fica mais colorida quando não há conformismo. Pense nisso!

A autora praticamente grita: TENHAM CORAGEM DE MUDAR E ASSUMIR OS RISCOS!

É claro que ter coragem de expor o que se sente não é garantia de que tudo vai dar certo, mas o peso da incerteza é, certamente, mais pesado de carregar.

Além disso, nem sempre a oportunidade de ser feliz bate a porta duas vezes e a frase “Não acredito que finalmente estou com você...” pode não ter chance de ser dita.

Além de Rachel e Ben a autora presenteia o leitor com diversos outros personagens que garantem bons momentos e que mostram que o conformismo com uma vida confortável é o padrão.

Então é isso, CORAGEM!!!! 

Aproveite as oportunidades, pois, elas podem não voltar!

Divirta-se e boa leitura.

Bjs,

9 comentários

  1. nossa, que legal. O livro parece um auto-ajuda rsrs
    A história é basicamente como não deixar a oportunidade passar, e isso é bom. Muitas pessoas deixam chances escaparem por não terem coragem, ou por preguiça mesmo -_-

    Só achei um pouco estranho essa quimica deles dois, como puderam deixar tanto tempo pra começarem a dar sinais de que estão afim u_u

    ResponderExcluir
  2. Agarrar as oportunidades,antes que nos escape.
    Bom conselho!
    Achei o romance do livro diferente e fiquei motivada para ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Já comprei esse livro, mas ainda não li.
    Confesso que comprei pela capa, mas lendo sua resenha, fiquei super entusiasmada para ler e saber se esse casal teve a coragem de mudar.

    ResponderExcluir
  4. Uma história que tem mais a dizer. Parece muito interessante e a personagem me atraiu também. Espero gostar tanto como você. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu vi a capa desse livro, nem passou pela minha cabeça que se tratava desse assunto. Mesmo o título falando por si só, fui lerda e não captei. Mas olha, esse livro parece mesmo ótimo. Esse negócio de uma segunda chance, é algo inspirador [pelo menos para mim rs]

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem legal esse livro, cheio de lições para a vida de nunca deixar uma oportunidade passar. E bem difícil para varias pessoas assumir que estão afins uma da outra, nesse caso demorou dez anos :O
    Bjs Mi *-*

    ResponderExcluir
  7. Apesar de parecer ser auto ajuda, acho que pelo toque filosófico/reflexivo eu o leria.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha e da reflexão que esse livro te levou a fazer. Achei a capa bem bonitinha, mas a sinopse me fez perder a vontade de ler, isso porque o fato do protagonista ser casado me deixou com um pouco de receio, não sei se chega a acontecer, mas a possibilidade de rolar alguma traição não me deixa muito animada para ler a história.
    Mas pelo jeito o importante mesmo é refletir sobre a importância de se ter coragem na vida, de arriscar, de pagar para ver. Pois, como você mesma disse, o peso da incerteza às vezes é muito maior.

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bom, eu gosto de romances que tenham uma historia a ser passada, e este parece ser o tipo de livro.
    Amei a sua frase "A vida fica mais colorida quando não há conformismo. " e eu depois de muito quebrar a cara..hoje eu penso assim," prefiro me arrepender de coisas que eu fiz, do que as que não fiz", é vivendo e aprendendo rs.
    Eu pretende ler o livro, e capa é linda,
    beijos.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!