Resenha: Vinte garotos no verão da @Novo_Conceito


Vinte Garotos no Verão


Autor: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Série: -
Páginas: 288
Lançamento: 2014

saraivasubmarinotravessa



Sinopse:

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem. 



Anna é melhor amiga dos irmãos Matt e Frankie desde que se conhece por gente. Todos os melhores momentos de sua vida eles estavam aos seu lado. Frankie é sua confidente número um para qualquer assunto... quer dizer na maioria dos assuntos.

Nos ultimos anos Anna vem sentindo algo mais por Matt. Desejava que ele correspondesse aos seus sentimentos... isso acontece em seu aniversário de 15 anos.
Ser beijada por ele é tudo o que ela sonhou, quando estão sozinhos ela sente que ali é seu lugar para sempre e quer que o mundo saiba o quando são felizes juntos, só que Matt não pensa assim; ele quer contar com calma e do jeito certo para a sua irmã, pois sabe que ela irá surtar.
Esse jeito certo seria na viagem que eles fariam com os pais dali algumas semana para a California.

No último dia antes da viagem Matt leva "suas meninas" para tomar sorvete, voltando eles sofrem um terrível acidente e ele não sobrevive. Devastada Anna tenta focar em todas as lembranças dos ultimos momentos com ele, acreditando que assim tudo continuaria vivo entre eles.

"- Precisamos cuidar dela, sabe? - ele disse. - Eu é que tenho de contar para ela. É a única maneira.
Eu sei.
Quando ele sorriu para mim, eu prometi. Prometi que a protegeria.
Prometi que nosso segredo iria permanecer oculto por toda a eternidade.
E vai."

Quase treze meses depois Anna e Frankie estão indo fazer a viagem que era do Matt e da irmã.
Para Frankie a California é o lugar perfeito para deixar o luto pelo irmão escondido e aproveitar para curtir. Serão vinte dias "longe" de tanta dor... porque não conhecer vinte garotos!?

Anna aceita o desafio ela só não contava que na California todas as suas lembranças com Matt fossem ficar mais fortes e que conviver com elas longe de casa fosse tão difícil e doloroso.

Vinte garotos no verão tem um jeito todo especial e simples de abordar uma temática pouco falada/escrita para os jovens; o lidar com luto. 
Sarah Ockler aborda a dor de perder alguém que se ama, lidar com esse sentimento de culpa por não ter aproveitado as oportunidades, ter que ser forte para os outros e principalmente a aprender a transformar a saudade e a falta que a pessoa faz em um sentimento suportável.

É o tipo de livro que você vai viver todos os sentimentos da personagem, podendo esses se misturarem com os seus, e no final com lágrimas nos olhos descobrir que...
"Na verdade, as coisas não vão embora.Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito."


Beijinhos,

8 comentários

  1. Que estória emocionante e triste. Quase chorei ao ler seus comentários na resenha. Imagina quando for ler o livro então? Amei. É tudo que posso te dizer: lindo! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Quando li a sinopse, fiquei curiosa em relação a esse livro. A edição é linda e pela sua resenha, parece ser um livro emocionante. Quero muito ler. O tema chamou minha atenção, principalmente porque fala sobre a dor da perda e da superação de uma maneira leve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa e a diagramação do livro. Tá tudo perfeito! Eu estou com altas expectativas para esse livro e não me incomodaria se ele não fosse carregado de sentimentalismo, porque agora estou na fase de ler coisas tristes, emocionantes e tudo mais...

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro pela capa, mas agora já sei que também gostarei muito da história!
    Beijinhos!
    Giovanna Haendchen
    ldeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O título me enganou direitinho, pensei que fosse daqueles livros curtição de verão... não deixa de ser,mas bem diferente mais profundo, triste e complexo. Bem que a capa denuncia um pouco dessa história triste com o coração na cor azul. Gostei da resenha fiquei curiosa para saber se Anna vai revelar seu amor, eu acho que ela deveria.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler esse livro há muito tempo e fiquei feliz quando soube que seria lançado no Brasil. A capa é muito bonita e a história parece ser daquelas que emocionam e nos levam as lágrimas.
    Não ando muito no clima para uma história triste agora, mas essas histórias costumam ser as melhores, exatamente por despertarem sentimentos nos leitores, afinal, o luto é algo que todos nós enfrentamos em algum momento e uma das coisas mais difíceis de superar na vida.
    Enfim, não sei quando lerei esse livro, mas é certo que vou fazer isso em algum momento, pois não posso perder uma história com essa, que trata de coisas tão importantes como a amizade, o amor e o luto.

    ResponderExcluir
  7. Eu jurava que o livro fosse sobre outra coisa, por isso nem queria ler. rs
    Mas a história realmente é melhor do que eu imaginava. Cheia de emoção e sentimentos e com bons personagens. Aliás, tenho certeza de que vou chorar no final da leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Quando vi a capa desse livro, não imaginava que ele tinha essa pegada mais séria. Imaginava um romance adolescente. Me enganei completamente. O fato é que gostei de saber que a autora aborda um tema bem complexo e não tão explorado assim. O luto é uma fase bem ruim mesmo, principalmente nessa fase da vida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!