Resenha: Escola Noturna da @Suma_BR


Escola Noturna

Autor
: C. J. Daugherty

Editora: Suma de Letras
Saga: Trilogia Escola Noturna vol.01
Categoria: Literatura estrangeira
Páginas: 334
Lançamento: 2014

saraivasubmarinotravessa



Sinopse


Quando todos estão mentindo em quem você confia? 

Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. 
Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos.



Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata.


Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo. 


Escola Noturna é um desses livros que quando você começa, não consegue parar. C. J Daugherty, autora do livro, demonstra que sabe como contar uma história, talvez um talento que seja fruto de sua profissão de jornalista.  

Allie é uma adolescente com problemas. Quando é presa pela terceira vez, seus pais decidem mandá-la para a Academia Cimmeria para ser uma interna. 

Além de ser bem distante de Londres, ela nunca ouviu falar do lugar. A escola é ótima, cheia de estudantes que jogam dinheiro pela janela e muito bonitos. 

Como qualquer adolescente, Allie logo se vê dividida entre as atenções de Sylvain e os olhares misteriosos de Carter. Em meio ao triângulo, ela descobre que existem muitos segredos em torna da Academia Cimmeria e da Escola Noturna, sobre a última, ninguém pode falar sobre. 

Quando as coisas começam a sair do controle e os estudantes correm risco, Allie fará a difícil escolha de saber em quem confiar e se isso será o suficiente. 

Devo começar dizendo que Carter roubou minha atenção logo de cara. Eu gosto desse tipo nos livros. O garoto quieto, misterioso, que tem uma fama de bad boy mas que as meninas amam, e os meninos se dividem entre serem amigos leais e detestarem profundamente. Carter é inteligente, emotivo e sexy, mais do que suficiente para arrebatar o coração de uma garota. Além disso, tem um coração enorme, está sempre disposto a ajudar e é extremamente honesto em suas reações. 

Allie tem seu próprio mistério. 
Algo no passado aconteceu com seu irmão e na verdade, foi o estopim para que ela começasse a sair da linha. E mesmo quando ela quer ficar na linha, acaba sendo atraída para as confusões. 
Como quase toda protagonista adolescente, ela tem seus momentos de chatice, mas de um modo geral, não é das piores. 

Sylvain, logo de cara, seduz o leitor. O problema é que ele tem muitos defeitos, e o fato de se achar superior interfere em muito na hora da nossa avaliação final. Mas, apesar das burrices que ele faz, ele sempre tenta se redimir. E em determinados momentos, dá até vontade de torcer para ele... Pena que existe o Carter. 

Para não citar todos os personagens, vou falar de mais duas: Jo e Rachel. Não gostei da construção de Jo. No meu ponto de vista, foi a única grande falha da autora. Não achei justificado ou fundamentado os acontecimentos que envolvem a garota a partir do meio do livro. Já Rachel foi criada claramente para substituir o papel de Jo. Apesar da introdução óbvia, gostei dela. No final das contas ela deu uma sacudida quando as coisas pareciam que iam desandar. 

Talvez uma das coisas que mais tenha gostado no livro foi a surpresa. Confesso que pelo nome do livro, pela ideia inicial e por alguns elementos, achei que a história pudesse ter uma pegada sobrenatural. Achei interessante a opção da autora por criar algo bem próximo do real e que nos fizesse pensar nas possibilidades. Daugherty foi muito feliz na escolha. 

Não sei quando está prevista a publicação da continuação aqui no Brasil mas sei que lá fora já foi publicado até o quarto, se não me engano. 
Espero que o segundo saia em breve aqui porque já estou ansiosa para saber quais serão os próximos passos de Allie e companhia... e algo me diz que muita coisa ainda vai mudar.  

11 comentários

  1. Oi, Renata
    Quero ler esse livro, pois adoro livros com a temática sobrenatural. Gostei da sua descrição dos personagens. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Estou precisando de um livro assim, pra prender minha atenção. Fiquei empolgada com seus comentários na resenha. vou aceitar sua sugestão e vou ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser um livro que sairia correndo para comprar, achei a história interessante. Mas confesso que os personagens é que me chamaram mais a atenção, parecem bem construídos e conseguem cativar o leitor com seus jeitos particulares.
    obs: Não curti nada nada a capa! =(
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa série, mas tanto a premissa como sua resenha me deixaram bastante entusiasmada com esta leitura. Vou adquirir meu exemplar, com certeza!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tive essa mesma impressão que você teve em relação a esse livro ter uma pegada sobrenatural. Fiquei até surpreso em saber que ele é mais próximo do real. Pelo que entendi, a construção das personagens foi um dos pontos fortes desse livro. Apesar de não gostar de protagonistas adolescentes, acho que esse dá pra aguentar. kkkkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Escola Noturna está entre minhas próximas leituras.
    Comprei o livro por causa do título - não gostei da capa - , mas assim que li a sinopse me interessei pelo livro.
    Gosto de livros que me prendem e pelo que você disse quando começamos a lê-lo, não conseguimos parar de ler.
    A resenha ficou muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pude jurar que esse livro tinha algo a ver com vampiros, lobos e afins! Mas que bom que não é bem por aí. Gostei da resenha desse livro, também gosto de personagens misteriosos e que nos prendem a atenção até o último momento. Vou começar a pesquisar mais sobre essa série, e quem sabe, futuramente, comprá-la.

    ResponderExcluir
  8. Essa capa já me ganhou, quero muito esse livro, parece super interessante.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não prestei muita atenção, por isso nem sabia do que se tratava. A capa e, principalmente, o título do livro me fez pensar instantaneamente que se tratava de uma história envolvendo sobrenatural, acho que pensei nisso por conta do "noturna" no título.
    Estou curiosa para saber o que tanto a Allie fez para ser taxada como problemática e por quais motivos começou a agir dessa forma. Essa escola cheia de adolescentes ricos e com um segredo envolvido parece uma boa combinação para a história.
    Ando um pouco cansada de triângulos amorosos porque às vezes tenho a impressão de que as características dos personagens costumam ser parecidas, quase sempre tem um mais bad boy. Mesmo assim, o Carter parece ser um bom personagem, fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre ele, mas o Sylvain me parece mais interessante em um primeiro momento, pois parece ser o tipo de personagem que tem muito para amadurecer durante a história.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre o livro, e a capa não me chamou muito a atenção. Mas gostei do livro pegar algo muito real e nos colocar dúvidas, as vezes um pouquinho de realidade é bom né. Queria só ver como ela consegue estudar em uma escola cheio de riquinhos, deve ter passado apuros enormes né

    ResponderExcluir
  11. Também achei que o livro tivesse uma pegada sobrenatural, acho que foi devido a capa e o nome! kkkk Mas mesmo assim a história me pareceu bem legal, só espero que não demore muito as continuações se não perde o ritmo! :P Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!