Resenha: 'Austenlândia' da @EditoraRecord







Austenlândia



Autora: Shannon Hale
Editora: Record
Páginas: 240
Edição: 2014






Sinopse

Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. 

Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.

Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. 

A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 


     Não é sempre que a gente dá a sorte de receber em casa um livro lindo, fofo, engraçado e cheio de tiradas sarcásticas que é ‘a minha cara’!!

Não é segredo para ninguém que eu amo a Jane Austin e seus romances, então quando a Editora Record divulgou que ia lançar em abril o livro Austenlândia, fiquei super feliz e torcendo para gostar da escrita da autora Shannon Hale.

Para minha alegria, Shannon Hale escreve de forma tocante e cativante sobre uma solteirona romântica de 33 anos que tem uma paixão platônica e secreta pelo Sr. Darcy. Alguém se identifica?? Rs

Apesar de já ter namorado vários rapazes... Jane, nossa querida bem sucedida nova iorquina, não encontrou em nenhum destes rapazes alguma característica do nosso amado personagem fictício.

Então, seguia sua vida corrida de trabalho chegando em casa tarde e jantando com Colin Firth (a paixão da Gabriela Laganowisk), já que assistia diariamente o DVD de Orgulho e Preconceito.

Mas num encontro inusitado seu segredo é descoberto por uma tia avó bem velhinha que ao visitar sua casa e tentar salvar suas plantas, encontra sem querer seus DVD de Jane Austin escondidos atrás dos vasos.

 A cena é hilária e a conversa das duas é hiper mega divertida. A tia avó entende sua paixonite e dá uma dura em Jane para que viva e deixe seu sonho de lado.

“- Sinto muito. 
- Humph. Seria melhor sentir muito por você mesma. Sou velha e rica, e as pessoas me deixam dizer o que eu quiser. Então ouça. Descubra o que é real para você. Não adianta se apoiar na história de outra pessoa a vida toda. Sabe, aquele livro não fez bem nenhum à própria Austen. Ela morreu solteirona.
- Eu sei. – Aquele pensamento assombrara Jane muitas vezes, e era a arma favorita dos antientusiastas de Austen.
- Não que haja algum problema com solteironas – disse Carolyn, batendo nas dobras frágeis do pescoço.       
- É claro que não. Solteirona é só um termo arcaico pra “voltada para o trabalho”. 
- Escute, docinho, minha história está contada. Tive meus dias de glória e agora estou encarando meu fim. Mas o céu e as estrelas sabem como sua história vai acabar. Então, faça seu felizes-para-sempre acontecer. – A voz dela tinha o entusiasmo de um treinador de equipe infantil. Era docemente protetora.”

Um tempo depois, Jane se assusta ao receber de presente da tia avó uma viagem de férias para a Inglaterra, mais precisamente para Austenlândia. Lá, todos devem se portar como se estivessem em uma obra consagrada da autora Jane Austen.

Jane vê neste presente a chance de viver o romance que sempre sonhou.

Sem demora, prepara suas malas e zarpa em busca dos seus sonhos.

O livro é primoroso e em alguns momentos senti vontade de ser a Jane... juro!!

Mas abrir mão do celular, trocar seu sutiã por espartilhos apertados, dizer adeus às calcinhas e usar calçolas, caçar faisões e fazer reverências... não é bem a minha praia! J

Neste lugar dos sonhos, Jane encara sua vida patética e percebe que é hora ou de viver este sonho eternamente fugindo de relacionamentos reais ou deixá-lo para trás em Austenlândia e encarar a vida real com a coragem que herdou de sua tia avó.

No fundo de seu coração, o que ela mais queria era um homem que a fizesse se sentir linda todos os dias...

Será que ela vai encontrar??

Leitura deliciosa que arrebata o coração de todas as românticas de plantão!!


Curiosidade...

Eu estava contando pra Tânia meu entusiamo pelo livro e ela disse: "Tem um filme com este título!!" e eu fiquei boiando porque não tinha ideia que o livro tinha sido adaptado para o cinema.

E foi mesmo... olha só!!


Em 2013 o filme foi lançado no festival de Sundence e sua produção contou com a própria autora e com o dedinho de ouro da titia Stephanie Meyer.



Mas pelo visto... o filme não teve muito sucesso... 
Pelo que li pela internet, a adaptação para o cinema da protagonista do livro deixou a desejar. A Jane do filme é bem patética e lunática... bem diferente a nossa Jane literária!

Eu não vi, mas se você já viu... deixe aqui seu comentário por favor!!

Veja o trailer oficial...



Não perca tempo...

Boa leitura!!

13 comentários

  1. Já tenho esse livro e agora com a sua resenha, vou adiantar a leitura! Beijooooos!
    Giovanna.
    ldeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Math! Hahahahaha Adorei a resenha! Amo Jane Austen, amo os romances que ela escreveu, amo os homens que a imaginação dela criou, amo as adaptações do cinema e da BBC para os romances da nossa diva do século passado! Adorei ter me citado na resenha tb, afinal, amo Colin Firth mesmo, com todo meu coração! Já assisti todos os filmes dele e sim, meu preferido é Orgulho e Preconceito seguido por Bridgit Jones. Ainda não li esse livro e nem assisti Austenland, mas irei fazer e muito em breve. Aproveitar que ando em maratona dos romances de época adaptados! <3 Bjus Math e toda equipe do Envenenadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembrei demais de vc quando a Jane procura o Colin em todo homem que ela encontra... rs!!
      Vc Vai gostar do livro amiga!! Bjs

      Excluir
  3. A Sr. Darcy... Onde fica esse lugar que estou indo para lá agora mesmo. Eu abriria mão de tudo isso que você citou sim hehehehe. Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas até agora não tinha ficado com essa vontade enorme de ler o livro. Já adicionei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, nunca li nada da autora >.< Mas adorei a capa e a sinopse, e fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre esse lugar.. hahahha, seria bacana se existisse mesmo um lugarzinho no país em que você vivesse como antigamente

    ResponderExcluir
  5. Imagino que arrebate mesmo os corações das românticas! E com certeza prendeu o meu ^^ quero muito saber mais sobre essa história.
    Eu achei fofo o trailer.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei sua resenha. Não gostei muito da capa, mas adorei a sinopse e agora estou curiosa. Estou com uma vontade enorme de ler esse livro, mas tenho que algumas leituras inacabadas... Não assisti o filme Austenland ainda, mas gostei do trailer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei! Fiquei encantada com seus comentários a esse respeito e adorei a personagem. Com certeza vou ler e embarcar nesta linda estória. Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Olha,já estava com vontade de ler esse livro antes,agora então...
    Parece delicioso! e eu que já acho que nasci na época errada(maluca?Pode ser...)
    Vou compra-lo e dar uma viajada!
    Á propósito,adorei conhece-la e á Tânia ontem no evento da Arqueiro!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oiiieee
    Esse livro me interessou demaisssssssssss!
    Sr.Darcyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy! *---------* Impossivel não se apaixonar!!!
    Nossa, eu nem tava muito a fim do livro, mas agora quero muitoooo.. AMEI sua resenha e me deixou mega, ultra, power com vontade d ler.. parece ser ótimo e muito divertido!!!! Vou caça-lo! haha e depois verei o filme!!!!
    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  10. Me parte o coração, mas preciso confessar que sinto uma leve aversão ao gênero. Imagino que seja açucarado demais e minha taxa de glicose não consiga lidar. rs
    Ok, eu sei que provalvemente irei me arrepender assim que ler as primeiras palavras de Jane!

    ResponderExcluir
  11. A capa de se livro é muito linda! *-* Eu ainda não li nenhum livro da Jane Austen e também não vi os filmes, dá até vergonha de falar isso, mas é a verdade.
    Todo mundo fala tão bem dos livros dela que tenho muita vontade de ler, mas acabei não fazendo isso ainda. Acho interessante essa questão da protagonista não encontrar ninguém tão perfeito quanto seu personagem fictício favorito, acho que esse é um problema de muitas leitoras, inclusive meu! hahaha
    Essa viagem dela tem tudo para ser incrível, estou super curiosa para ler e já estou torcendo pra ela encontrar o seu par perfeito, mesmo que ele não seja tão perfeito assim.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!