Doce Veneno #29: A Culpa Não é da Vítima!

Bom dia, envenenados!

Então, como vocês têm passado? Todo mundo em ritmo de Páscoa já? 


Doce Veneno: A culpa não é da vítima!

A Doce Veneno de hoje era para ser a continuação dos títulos comprados pelas editoras e que em breve veremos em terras brasileiras. Porém, novamente, não vivemos numa bolha isolados dos problemas do mundo. E, por isso, hoje a coluna novamente abordará um assunto que tá na boca do povo, causando reações positivas e negativas. 

Na última semana foi divulgada a pesquisa do IPEA sobre o comportamento da mulher e ficou registrado o que todos nós já sabíamos mas negávamos acreditar. Tendo que concordar ou discordar da pergunta "mulher que usa roupa curta merece ser estuprada?", 65% disseram que sim. A pesquisa incluía outras perguntas, como a agressão física sofrida pelas mulheres em casa, que teve uma ampla resposta positiva. Não vou citar todas as perguntas porque para cada uma dela e cada resultado, há um mundo de discussão a ser feita, uma série de reflexões e tudo mais. Vou me ater àquela que mais me chocou e a vocês. 

Antes de darmos uma passo além nesse assunto, é preciso deixar claro que não importa a forma como a mulher está vestida, a forma como ela se comporta, o que ela fala, onde ela está, que horas são... A culpa do estupro NUNCA é da mulher. A CULPA É SEMPRE do agressor. O corpo de qualquer pessoa é propriedade exclusiva dela, ela decide com quem compartilhar, quem permitir tocar.


Existem muitas questões a serem pensadas. Para uma analise mais profunda da pesquisa seria necessário que soubéssemos a quantidade de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino que concordaram com essa afirmação, a faixa etária, a religião, o nivel de escolaridade... Enfim, uma análise completa. Isso não substituiria de forma alguma o fato que mais da metade das pessoas acreditam realmente que algo justifique o estupro. Nada muda o fato de que qualquer mulher, perguntada se a roupa que venha a usar a torna merecedora de ser estuprada, tenha dito sim. Não, não e não. Não justifica. 

Nesses últimos dias tivemos um boom de notícias em torno do assunto. Que mulher nunca esteve num ônibus ou metrô cheio e passou pela situação ou presenciou algum engraçadinho querendo se esfregar? Pois é, agora, finalmente é crime. Não é apenas uma "roçadinha", é muito mais que isso. É humilhação, é abuso, é falta de respeito, é doentio. 

Fonte: Aqui.

Eu me pergunto onde foi a falha na formação de caráter dessas pessoas? Será que foi em casa, numa falha do pai e da mãe? Será que foi na escola, onde os professores não abordaram? Será que foi das amizades, que riram ou aceitaram uma piada? Ou será que foi apenas um defeito em si próprio? Não sei. Mas sei que esse pensamento precisa mudar. Porque quanto mais pessoas apoiarem esse pensamento errado, mais estímulo será dado a comportamentos assim.

É hora de começar a questionar seriamente a nossa sociedade e os valores que estamos compartilhando e perpetuando. A sociedade que culpa a mulher pelo estupro é a mesma onde o índio foi queimado vivo no banco da praça "porque achamos que era um mendigo", é a mesma onde uma doméstica foi agredida fisicamente porque "achamos que era prostituta". O mendigo não é digno de respeito? A prostituta merece ser humilhada? Não há justificativa para monstruosidade, NUNCA. A culpa nunca é da vítima, em situação nenhuma.

Antes de terminar, quero fazer apenas um adendo: estamos falando apenas do caso das mulheres, mas vale para homens, gays, crianças... qualquer pessoa que tenha sua autonomia violada, sua dignidade machucada.

Há algo de podre do reino tupiniquim, é melhor mudar agora antes que vire terra de malboro. 


Um comentário

  1. Uma palhaçada isso! Infelizmente em vez de endurecerem as leis para estes criminosos, é mais fácil culpar as vítimas. também falei deste assunto deplorável no blog.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!