Resenha: 'Círculo' da @Intrinseca



Título: Círculo
Série: trilogia Engelsfors
Volume: 1
Autores: Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 416
Tradutor: Érico Assis



Sinopse:


Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. 
Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. 
Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. 
Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. 
Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos.

Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. 
Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. 
Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver.




Seis garotas vivendo suas pacatas vidas numa pequena cidade...

Elas não têm nada em comum, aparentemente, e suas diferenças são gritantes. Enquanto uma é linda e popular, a outra é insegura ou se acha feia ou se sente deslocada e gorda.

Nenhuma é o que aparenta ser e por mais que se achem diferentes, acabam por se tornar iguais em sentimentos verdadeiramente adolescentes. 

Ao iniciarmos a leitura de Círculo, somos transportados para a mente de cada garota e é fácil sentirmos empatia por todas elas. A cada capítulo conhecemos os sonhos e os ideais das meninas que mesmo sem perceber... possuem um lado negro e sombrio.

Círculo não é um livro florzinha! Ele é cheio de mistério e magia. O que mais me chamou a atenção e me prendeu neste enredo foi a capacidade dos autores em amarrar bem uma trama cheia de personagens femininos e mesclar nesta narrativa elementos deliciosos como: a escola opressora com seus alunos populares e nerds, professores bizarros-gatos-interesseiros-maneiros, rapazes lindos-tatuados-cheios de charme, pais bisbilhoteiros-fofos-preocupados-pé no saco... 

E mesmo contendo tantos elementos clichês... o livro é original e envolvente.

Ah! E tem também um horripilante parque de diversões abandonado que é o QG das meninas. É nele que se encontram pela primeira vez e que descobrem serem bruxas. Além de bruxas, fazem parte de uma profecia que provavelmente será melhor explicada e desenvolvida no próximo livro.

Apesar de ter uma narrativa um pouco lenta... você vai interagindo com os personagens e óbvio que acaba escolhendo uma das garotas para se afeiçoar mais... e quando menos se espera fatos malévolos acontecem e as mortes são inevitáveis ... Isso mesmo!! Mortes no plural!!! Amei isso!! Os autores não ficam cheio de dedos... eles botam a história para andar e matam os personagens sem cerimônia.
Uau...

Adorei as partes onde os poderes das meninas começam a se manifestar e elas percebem o quanto são poderosas... e é aí que passamos a conhecer o caráter real de cada uma! Nem sempre você é o que aparenta ser, ainda mais numa escola de Ensino Médio... 

Comecei a pensar o que EU faria com os poderes das garotas... kakakkakakakaka... Eu faria miséria com um monte de gente... Sou má!!!

Bem, Círculo me surpreendeu bastante e enquanto lia só ficava imaginando numa possibilidade de vê-lo nas telonas. Bem adaptado, ele se tornaria um filme perfeito. 

Espero que a adaptação produzida por Benny Andersson e o roteiro escrito por Sara Bergman Elfgren façam jus ao livro. A produção do filme já está em andamento e a previsão é que as gravações comecem em 2014.

Então, se você deseja sair da mesmice e ler um suspense interessante regado a magia e bruxaria... não perca tempo!!

Beijocas,


Nenhum comentário

Destile seu veneno, comente!