Doce Veneno #26: Halloween!!!


Olá, envenenados!
 
Tudo bem com vocês? Espero que sim! Antes de mais nada, quero dizer que apesar das muitas visualizações da última postagem, tive poucos comentários.
É tão triste quando vocês não comentam... é quase como se eu estivesse falando com as paredes! =P Mas, como prometido, hoje é dia 30, amanhã é dia 31/10 e DIA DAS BRUXAS e essa é a postagem de comemoração! Esse é meu não feriado favorito no mundo e que eu adoraria se o Brasil incorporasse a tradição, rs.
 
Doce Veneno: Feliz Dia das Bruxas!

 

Para quem não sabe, o Halloween é uma festa que tem como base as antigas celebrações dos celtas. A origem está na celebração do Samhain, fim do verão no calendário celta, que acontecia entre 30 de outubro e 2 de novembro. Esse era o ano novo celta, que dava início ao inverno, uma vez que para eles só haviam as duas estações. Na origem mística dessa data, os dias que hoje conhecemos como Dia das Bruxas, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados era conhecido entre os celtas como os dias que os mortos voltavam para suas casas para visitar seus familiares. Era também a data na qual o véu, o nevoeiro entre os dois mundos (o nosso e o Outro) ficava mais tênue e era possível aos elfos passar para o nosso mundo e serem vistos.

Nessa linha de raciocínio, acredita-se que com a romanização,(expansão do Império Romano e consequentemente a Igreja Católica) a Igreja tentou associar uma data de festejo extremamente popular entre os pagãos a alguma festa católica; tornando assim uma comemoração cristã no todo.
 
 

Mas aí vocês devem estar se perguntando de onde vem essa tradição de se fantasia e de pedir doces nas casas, certo? Pois é, isso não faz parte da tradição da data e acredita-se que foi sendo incorporada de acordo com alguns acontecimentos. O costume das fantasias, por exemplo, é provável que tenha vindo da França, que durante a Idade Média foi assolada pela Peste Negra e matou boa parte de sua população – assim como fez em toda a Europa. Assim, na comemoração do dia dos mortos, as pessoas vestiam-se de figuras macabras, como a própria morte, por exemplo, para lembrarem o quanto a vida era efêmera que a morte estava aí para todos.
 
 
 

 
Já o costume de pedir doces, pensa-se que surgiu na Inglaterra, durante a perseguição aos católicos e que culminou com a Conspiração da Pólvora. Na casa de Guy Fawkes foi encontrada bastante pólvora escondida que seria utilizada para explodir o parlamento como todos lá dentro. Assim, os protestantes começaram a utilizar a data para bater nas portas pedindo cerveja e pastel dos católicos, sob o estigma do Trick or Treat (doce ou travessura). Esse costume foi trazido para a América pelos irlandeses que aqui chegaram.
 

 

Obviamente, toda a história do Halloween vai passando por transformações. É possível ouvir mais de uma versão para a mesma, mas essa é a que mais me convence. Hoje em dia, a festa de Samhain praticamente já perdeu seu sentido. É muito mais um feriado, uma comemoração que as pessoas utilizam apenas para se fantasiar e pedir doces (isso se você tiver a sorte de morar em um país onde eles comemoram a data). A tradição de utilizar abóboras decorativas, por exemplo, é relativamente recente, e assim como as fantasias, atualmente prega-se que é para afastar os maus espíritos.
 

Uma coisa que acho interessante é que todos os países de origem cristã comemoram pelo menos um desses três dias (31, 01 e 02) como um feriado importante no seu calendário. Aqui no brasil, comemoramos no dia 2 de novembro. ;)

Talvez vocês se perguntem por que eu gosto tanto do dia das Bruxas. A resposta é simples. Eu comecei a gostar quando vi filmes que mostravam a comemoração. Eu adoro uma festa, e quando misturam com fantasia e comida, eu gosto mais ainda. Quando descobria  origem, gostei mais ainda. Sempre me encantei pela cultura celta e isso só me fez gostar ainda mais da data, mesmo tendo perdido suas raízes.

 
Obviamente, já faz parte do ritual do dia assistir a bons filmes de terror. Se você, assim como eu, morre de medo desses filmes mas não consegue evitar assistí-los, aí vai uma listinha de bons filmes: Halloween, Brinquedo assassino, It, Possessão, O Exorcista, Poltergeist, A Mulher de Preto, Mama, Atividade Paranormal e o mais recente, A Invocação do Mal. Todos são ótimos e assustadores, e se a aura do dia, se pensarmos como os celtas – que o véu se torna mais fino e é possível passar entre os dois mundos – fica ainda mais assustador. ;)
 
 
E para vocês qual feriado vocês gostariam de fosse adaptado para o nosso calendário!?
 
Beijinhos,
 

2 comentários

  1. Adoro o Halloween! Também fico muito chateada por não termos aderido aqui, já que temos tantas lendas legais, poderíamos pelo menos, o adaptar para nossa cultura. Conhecia apenas metade da história do Halloween e se já era assustador, essa história do véu ficar mais fino, tipo, medo total.
    Adoro assistir filmes de terror nessa semana, principalmente os baseados em fatos reais, como Evocando Espíritos e Invocação do Mal e ter medo faz parte, afinal, que graça teria o filme de terror, se não aterrorizasse. Já que o Brasil não aderiu a data, cabe a nós nos divertimos e aproveitarmos ao máximo o Halloween!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho os posts sobre Halloween super criativos e muito bons, o seu não fica atrás. Adorei, alías muito boa essa época, bem que aqui podia ser como nos EUA, com toda aquela farra nas ruas rsrsrs. Adoreeeei seu blog, já seguindo e curtindo a vonts. Big bjuuuux

    http://www.booksonbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!