Campanha Outubro Rosa

Olá Envenenados,

Mês de outubro chegou já fazem alguns dias e junto com ele veio uma campanha super bacana que nós do Envenenadas apoiamos. 


O foco dessa campanha é conscientizar a população feminina da importância do auto exame para um diagnostico precoce do câncer de mama.

Desde 2008, ano em que a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de apoio à saúde da mama)  trouxe pela primeira vez o movimento para o Brasil, no mês de outubro, são programadas mobilizações de grupos de pacientes, oficinas, eventos, palestras e debates, em várias capitais e no interior do país também. As iniciativas, a maioria delas criadas e operacionalizadas pelas Associadas Femama (presentes em 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal, hoje totalizando 53 ONGs) servem para alertar a população e as autoridades públicas sobre os fatores de risco do câncer de mama, difundir informações sobre o modo mais eficiente para diagnóstico e tratamento da doença e reforçar a existência de leis em favor dos pacientes de câncer.


De acordo com oncologistas, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura, se detectado precocemente. Em 2010, cerca de 450 mil mulheres, no mundo, morreram vítimas desse tipo de tumor. No Brasil, estima-se que 12 mil mulheres irão a óbito em decorrência desta doença, só em 2013, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Desde de maio, o governo tem obrigação de garantir através do SUS, o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico. Dê mais atenção a essa luta! (Fonte)

Mas não podemos esquecer que não é só em outubro que o câncer de mama "ataca", precisamos sempre estar atentas e divulgar para todas nossas amigas e familiares a importância de estar de olho nas mudanças do nosso corpo.

Abrace essa iniciativa e divulgue #OTempocorrecontra.

Beijinhos,

7 comentários

  1. Grande iniciativa e posso falar com conhecimento de causa porque em fevereiro desse ano eu fiz uma cirurgia para retirada de um câncer de mama. Como foi detectado no início, tudo foi mais fácil. Não podemos descuidar da nossa saúde, nunca.

    ResponderExcluir
  2. Acho essa campanha explêndida .. Eu adoro o nome a iniciativa e a maneira que eles divulgam a campanha.. Ajuda e muito a população feminina a se cuidar e se tiver algo ter um tratamento adequado e se tratar a tempo..toda e qualquer campanha que faça o BEM é mais do que BEM VINDA no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Meu professor do cursinho nos incentivou a participar, acho muito importante concientizar as pessoas sobre como ajudar o proximo que esta precisando!

    ResponderExcluir
  4. Que ideia Genial, aqui perto da minha casa tem um Shopping que toda noite ele fica cor de rosa mais eu nunca entendi o significado agora que entendi. Mais é sempre bom concientizar a população sobre o fato, pois assim as mulheres as mulhers que estiver com a doença terão mais chances de cura e poderão garantir mais saúde e tempo de vida.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Achei essa campanha muito boa, adorei a iniciativa de vocês, e acho que devemos lembrar que realmente não é só em outubro que "ataca" e devemos sempre estar atentos a isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nathy!
    A campanha é fabulosa e devemos perpetuá-la não apenas em outubro, mas durante todo o ano.
    Somos mulheres e precisamos nos cuidar, o câncer é uma doença bem dolorosa e toda campanha que alerte para ela é bem vinda.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!