Resenha: 'Um gato de rua chamado Bob' da @Novo Conceito



Um Gato de Rua chamado Bob
Autor: James Bowen
ISBN: 9788581631523

Editora: Novo Conceito

Ano:
 2013

Edição:
 1

Número de páginas: 
240

Sinopse
É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas.
No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri — é, sorri — timidamente.
Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: “Vamos, Bob, cumprimente!”, diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia.
Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento — mas Bob não é um gato comum…


Olá Envenenados!!!! 

Hoje vou contar um pouco da história real de James Bowen um ex-viciado em heroína e morador de rua que descobriu a força necessária para mudar de vida em um encontro inusitado com um gato abandonado.

Uma história de superação. Como dito acima James foi viciado e morador de rua, teve uma infância conturbada com poucos amigos. O emprego de sua mãe a obrigava a se mudar com freqüência, não permitindo a criação de vínculos e instituindo uma necessidade de ser aceito que não foi bem conduzida. Este sentimento de rejeição foi complicado com alguns episódios de bullying nas escolas em que James frequentou, tornando-o um adolescente problemático e inseguro.

Chegando a juventude, após ter alguns problemas na Austrália (local de trabalho de sua mãe, onde por fim esta se estabeleceu) ele deixa tudo pra trás e muda-se para Londres. Sozinho e sem apoio se afundou nas drogas, depois de algumas tentativas de se ajustar terminou morando nas ruas. 

A narrativa começa quando James está em recuperação do vício de heroína e morando em uma habitação subvencionada pelo governo. No corredor do prédio em que morava, ele conhece Bob e em um primeiro momento acredita ser de seu vizinho, mas ao perceber que o gato continuava no corredor após alguns dias, resolve acolhe-lo e cuidar dele. O felino se encontrava doente, ferido e subnutrido.

Após cuidar de Bob e deixa-lo mais forte James resolve leva-lo consigo ao seu trabalho que neste momento se resume a tocar seu violão nas ruas de Londres. Desta atividade James tira seu sustento e agora o de Bob também. 

James percebe desde o começo que bob é um gato especial e diferente. Por onde passa atrai olhares e coleciona fãs, em um dia normal James costumava arrecadar poucas libras, mas com Bob ao seu lado essa situação melhorou bastante.


Porém, nem tudo são flores e na vida de James e Bobcomeçam a aparecer algumas pessoas que não toleram tão bem o gato e nem a situação de dependência de James, forçando-o a se posicionar e buscar uma mudança definitiva, pois afinal agora James não está mais sozinho ele tem alguém para cuidar e defender.

A Novo conceito nos presenteou com esta emocionante história de força, superação e principalmente amor. Um amor incomum, mas que nos emociona e nos leva a apreciar esta amizade cativante e inspiradora. 

A edição como sempre é excelente, detalhe para Bob brincando com o símbolo da editora na capa e várias patinhas dele espalhadas pelas páginas.

Quer saber o final emocionante desse conto urbano entre um homem e seu gato? Corra para a livraria mais próxima e compre esse incrível livro. 

Até a próxima,




9 comentários

  1. Ganhei este livro a pouco tempo e não vejo a hora dele chegar. Estou ansiosa pra ler e conhecer a história desses dois personagens tão incríveis. Amei seus comentários, que só me deixaram com mais vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já li, esse livro é indo! Amo gatos, mas digo com certeza que não foi isso que me fez gostar tanto desse livro como gostei. É surpreendente ver alguém, que vivia nas ruas, viciado em drogas ver sua vida mudar completamente após conhecer um gatinho cor de laranja. E o pior, ele mostra que a vida nas ruas não é nada fácil, pois muita gente luta para o fazer cair. A diagramação é mesmo perfeita! amei todos os detalhezinhos, e até as patinhas na numeração das páginas e no início dos capítulos. Enfim, é um livro que, quem gosta de animais e acredita em fortes amizades entre eles e humanos, deveria ler.

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa história. Eu sinto que se eu ler eu não paro mais de chorar, eu tenho um amor surreal por gatos e essa história me deixa bem emocionada. Quero MUITO ler esse livro, espero ler em breve, mas espero também estar preparada pra ele. Porque só a resenha me deixou emocionada, hahahaha
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou amar esse livro, tenho uma gato e sei dos amores que tenho por ela e ela por mim, só vive nos meus pés.A história é muito legal, nossa não vejo a hora de me emocionar, tem animais incriveis no mundo né.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro...é o típico livro pra quem gosta de animais,e tb pra quem não gosta porque fala de amizade, apoio e superação!!! Não tem como não gostar, até porque é verídica e cheia de emoção...ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  6. Quero muuito esse livro, adoro histórias com animais, são sempre emocionantes e esse parece ser incrível! Mas não estou podendo gastar no momento...
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A história real deve ser muito inspiradora e emocionante ao mesmo tempo, mas confesso que não me chamou muito a atenção. Não tenho experiências muito boas com pessoas que resolvem escrever livros contando passagens de suas vidas. Vide "Para Sempre".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. No início não gostei do livro porque detesto gatos, mas após ler algumas resenhas me interessei e quero muito conhecer esta história emocionante e comovente.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler este livro, pois a história parece ser emocionante. Amo gatos e amo ler, então, juntou o útil ao agradável, hein?

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!