Resenha: As lembranças de Alice da @EditoraLeya


As lembranças de Alice

Autora: Liane Moriarty
Editora:
 Leya

Páginas:
 376

Ano: 2013

Compre:


 




Sinopse:

Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho.

Ao menos é isso tudo o que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada – quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça – de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos!

A queda apagou a memória da última década de Alice. Agora ela terá que construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra-se de ter existido.
Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos? 



Como você se sentiria caso acordasse de um sonho estranho e descobrisse que passaram-se 10 anos de sua vida e você não tem nenhuma lembrança disso?! Como seria ter apenas flashes de acontecimentos que parecem reais mais não faz nenhum sentido!? Complicado demais né!?

É assim que começa a história de Alice, um jovem apaixonada pelo marido e curtindo cada segundo da gestação de seu primeiro filho (ela tem certeza que a "Uvinha" é um menino).

Na verdade ela acha que está vivendo esse momento...

Depois de um acidente na aula de step, ela perde a memória, e não se lembra dos últimos dez 10 anos de sua vida conjugal e familiar, que pelo que todos demonstram não anda assim tão bem.
Ela está se divorciando, tem três filhos, não tem mais uma relação tão boa com sua irmã e ao que tudo indica todos estes problemas envolvem uma única pessoa; sua falecida melhor amiga Gina.

Os dias vão passando, suas responsabilidades vão crescendo e nada de Alice recuperar a memória. Tudo está ligado a tal Gina, e já que ninguém está disposto a ajuda-lá contanto o que aconteceu, ela vai com suas "antigas" lembranças tentar recuperar sua vida de 10 anos atrás.

Escrito com três pontos de vista diferentes; As Lembranças de Alice nos faz "passear" por um mundo de amor, dor e descobertas. Desde os flashes de memórias da protagonista, passando pelo blog da avó e chegando as cartas da irmã, que está sofrendo para conseguir ter filhos, ao seu terapeuta.
Envolvente do começo ao fim esse livro é aquele tipo de leitura que nos faz pensar sobre nossas prioridades e que rumo estamos dando à nossas vidas.
E que muitas vezes é necessário esquecer alguns erros cometidos pelos outros e por nós mesmo para podermos encontrar nossa felicidade.


Fazendo uma visita ao nosso querido google descobri uma postagem americana de 2011 falando sobre uma possível adaptação para o cinema, e a capa australiana do livro, que ao meu ver combina mais com o enredo.


Beijinhos,

3 comentários

  1. Gostei da ideia desse livro, foi bem criativa e deu vontade de conferir por isso. Parece ser uma boa trama e tem muito mais do que achei por trás dessa história. Queria ler.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece ser meio intenso, eu não conhecia o livro e foi muito bom ter conhecido por aqui. Ótima resenha e infelizmente fiquei muito interessada, o que me deixa bem mal levando em consideração que acabei com o meu dinheiro, mas esse parece ser um ótimo livro! Espero poder ler logo, adorei.
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que situação mais complicada essa, hein?!?! Se bem que pelo jeito, foi melhor mesmo, porquê a última década não deve ter sido agradável pra ela. Achei a história bem interessante. Queria ter a oportunidade de lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!