Doce Veneno #23: Bienal, como não amar?

Olá, envenenados!

Como estão? Tudo bem? Espero que estejam todos bem. Caramba, agosto já está no finalzinho. 2013 está correndo e eu tenho a sensação de que cada dia eu tenho menos horas no meu dia. Mas, setembro é um mês lindo, florido e amado e tem a data mais especial do ano: 26. Para quem não entendeu, é meu aniversário, rsrs. Mas esse ano o Rio recebe mais uma edição da Bienal e mais uma edição do Rock in Rio, o que significa que setembro será o melhor mês do ano ;) Ah sim, antes que a gente comece o assunto desse post e eu me esqueça, o resultado da promoção da coluna que vai revelar quem foi o sortudo que levou para casa o livro “Sob a Redoma”, do Stephen King, sai a noite, ok?!



Doce Veneno: Bienal, como não amar?

Para qualquer leitor que se preze, Bienal é sagrada. Sempre foi para mim, mesmo quando eu ainda não morava no Rio. Lembro que vinha com o colégio e achava tudo fantástico. Quando você entra no Rio Centro e dá de cara com aquele mar de stands, você entrar em todos, olhar todos os livros, falar com todos os autores e editores, comprar tudo. Aliás, essa é a parte mais dolorosa. Se eu comprasse tudo que eu quero quando estou lá, minha casa estaria abarrotada de livros. O lado ruim é que nem sempre os preços valem a pena. Entretanto, a bienal tem algo que também cativa os leitores: brindes. Algumas editoras capricham bastante nos brindes e as vezes eles fazem mais sucesso que os livros. Outra coisa maravilhosa na Bienal – e que é justamente o que a torna tão charmosa – é o bate-papo com autores, não apenas nos promovidos pela organização do evento como no encontro pelos corredores.

Essa Bienal é minha terceira como blogueira, e cada uma teve um gosto diferente. A primeira foi a das descobertas. Atribui rostos a város nomes que eu só conhecia da blosfera, conheci novas pessoas, comprei horrores e passei um sufoco para levar tudo para casa, encarei filas de autógrafos imensas e apesar do cansaço, não houve um único dia que eu tenha saído menos feliz. Pelo contrário. Eu faltei ao último fim de semana porque tinha uma viagem do trabalho e fiquei me sentido órfã.

Já no ano passado a Bienal foi em São Paulo. Algumas bogueiras amigas até chegaram a viajar para lá, e eu confesso que também estava na pilha. Depois de muito vou e não vou, tinha decidido ir, com uma amiga de outro estado. Infelizmente ela teve um contratempo e acabamos cancelando. Assim, eu acompanhei a Bienal pela internet. Definitivamente não é a mesma coisa, rs. Uma coisa que me deixou de boca aberta foi a presença de um ator representando “Travis Maddox”. Achei a ideia ótima e espero que se repita, rs.

Por fim, voltamos ao Rio. Em termos de autores, essa Bienal está abaixo da expectativa. Talvez porque as edições de 2009 e 2011 tenham trazido grandes nomes que abalaram o Rio Centro, essa edição não tem nenhum nome arraza quarteirão. Quer dizer, tem o Nicholas Sparks, para quem ama o dramalhão do autor. Particularmente eu passo. E fico feliz que não vou precisar me matar para conseguir uma senha. Entretanto, esse ano está LOTADO de eventos das editoras voltados para blogueiros. Nunca antes as editoras tinham dado tanta atenção ao grupo. Espero que funcione ;)

Algumas dicas para você que vai pela primeira vez:
  • Vá com roupas e sapatos confortáveis;
  • Leve uma mochila para carregar suas compas – ou se você for muito consumista, leve uma mala –;
  • Celular/maquina fotográfica para registrar tudo;
  • Faça uma lista dos stands que você mais quer passar porque pode não dar tempo de passar em todos;
  • Comida é sempre cara por lá, então já vá preparado;
  • Filas de banheiros e filas de comida estão sempre cheias, portanto, se encontrar uma vazia, aproveite;
  • O último dia costuma ser o dia das promoções, então, se você puder, vá no último domingo.
  • Divirta-se!

Marque com seus amigos e se ninguém quiser, vá sozinho e faça amizades lá. Ninguém fica de bobeira ;) Eu estarei lá no primeiro final de semana, assim como a Math, a Ingryd e a Raffa. Se vocês nos verem, venham falar conosco. É sempre muito bom encontrar todo mundo e conhecer pessoas que a gente só conhece pela internet. Estamos esperando vocês por lá!

Beijocas e até a próxima!





13 comentários

  1. É a segunda vez que vou a Bienal, apesar de morar aqui no Rio nunca deu pra ir e eu sofria a cada edição, estou na torcida pra chegar sábado logo e poder ver muita gente querida da net, e aquele monte de livro que deixa a gente louca pra trazer tudo pra casa.
    Gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ir a Bienal. É uma maravilha... Acabo me perdendo em tantos livros bons e autores que amo. Lógico que vou a esse. Não vou perder por nada desse mundo. Amei seus comentários e as dicas, principalmente, pois não há como resistir e comprar. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não vou à Bienal. Apesar de não estar tão longe, tenho filha pequena então não tem como viajar agora. Mas tenho certeza que será um evento e tanto e quem for tem que aproveitar muito mesmo. Estarei esperando as novidades!

    ResponderExcluir
  4. Esse ano vai ser a minha 4ª Bienal, eu simplesmente amo e é um ritual que acontece de dois em dois anos, imperdível. Esse ano vou em dois dias e espero curtir bastante tudo. Estou mega ansiosa! Que sábado chegue logo!

    ResponderExcluir
  5. Queria muito ir na bienal, mas sendo menor de idade, morando longe ainda por cima, complica tudo!
    Mas espero ir nas próximas edições, adorei suas dicas! Realmente serão ótimas para quem irá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse ano vou ter que acompanhar a Bienal de longe, não vai dar pra ir, mas vou acompanhar tudo que puder pelas redes sociais...e sim, eu queria ir pra ver o Nicholas Sparks, porque sou fã de carteirinha, mas quem sabe ele volta numa próxima né! Fiquei feliz em saber que as Editoras estão programando Eventos para blogueiros, fico muito feliz pois são vcs blogueiros que nos deixam sempre a par dos lançamentos delas né...
    Pra quem vai, são dicas valiosas as que voce deu, porque é muito lugar pra andar, então se não for com roupas e sapatos confortaveis e mochila pra carregar as compras, vai se cansar e nem vai aproveitar as maravilhas da Bienal! :)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh se eu pudesse ir, pirava! Sozinha ou com alguém sei que iria pirar. É tão perfeito *-*
    Mas como não tem como ir, o jeito é esperar e ver com vocês blogueiros no que dá =/

    ResponderExcluir
  8. Nossa nunca fui em uma bienal de livros,mas com certeza eu iria fazer um arraso em compras,mas com fé em Deus eu vou um dia...ser ainda dependente de um responsável fica complicado;;

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu não vou na Bienal, eu queria muito ir mas moro muito longe, e agora tenho muito trabalho na faculdade pra semana que vem que eu nem comecei ainda :/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoraria ir a uma Bienal, mas moro um pouco longe demais pra ir. Caso aconteça alguma aqui no Estado, irei com toda certeza.
    Adorei essa sua listinha de dicas. Super válida!!!
    Divirtam-se bastante por lá!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Realmente, como não amar? Inveja branca de você e de quem vai, infelizmente para mim não dá... Quem sabe ano que vem na Bienal de SP, né?

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei a programação da bienal esse ano, mas o único autor que eu queria ver é o Matthew Quick, que bom que eu não. Eu queria muito ir na Bienal, mas não vai dar :(
    Vou tentar ir no ano que vem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis ir na Bienal, mas moro muito longe do Rio e nunca posso ir. Aproveite bastante.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!