Sexta Envenenada: 1 ano de Delícias Literárias


“Os governos suspeitam da literatura
porque é uma força que lhes escapa.”
Émile Zola



Olá, Envenenados!
Hoje estou aqui, para homenagear a todos os escritores, pois ontem (25/07) foi o Dia do Escritor.
“O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.
O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.” Brasil Escola
Este é um trecho do texto de Jussara de Barros do site Brasil Escola, em que ela fala sobre a data e a dificuldade de se publicar textos de qualidade, uma vez que muitas editoras, preocupadas com o retorno financeiro rápido, não atentam para esse detalhe e muitas vezes também não se preocupam com uma edição mais atenta.
Enfim, quero deixar aqui meu apoio, minha gratidão e minha admiração a todos os escritores, a todos vocês que têm essa capacidade fenomenal de criar vida através de seus textos e com eles encantar as nossas vidas. Graças a vocês, nossa dedicação a espaços como este é possível.
Mas também estou aqui, não para falar de um personagem ou dois, especificamente, mas de todos os que me acompanharam durante este primeiro ano de Sexta Envenenada. Pois é, no dia 27/07/12, foi ao ar a primeira Sexta Envenenada.
Há 52 sextas-feiras, tenho vindo a esse espaço especial que também faz aniversário esta semana, para mostrar os personagens que mais me encantaram em alguns dos livros que tive oportunidade de ler.
O primeiro deles foi Lucas Swain, de Beije-me Enquanto Durmo, da Linda Howard. Deliciosamente inteligente, audacioso e divertido, ele e sua parceira Lily Mansfield, me lançaram definitivamente no mundo dos romances picantes e inteligentes, por sua causa me apaixonei, me viciei no gênero.
“- O que está vestindo? – A própria voz saiu mais lenta e grave que o normal.
Ela riu, surpreendida.
- Este é um telefonema obsceno?
- Poderia ser. Estou sentindo que emoções fortes virão. Diga-me o que está vestindo. – Ele a imaginou sentada, encostada nos travesseiros, puxando o cobertor para debaixo de seus braços, afastando seu cabelo despenteado do rosto.
- Uma camisola de flanela da vovozinha.
- Mentirosa. Você não é o tipo de mulher que veste esse tipo de camisola.
- Você ligou por algum motivo além de me acordar e perguntar o que estou vestindo?
- Sim, mas me distraí. Vamos lá, me diga.
- Não faço sexo verbal. – Ela parecia estar se divertindo.
- Por favor, vai! Poooor favooooor.
Ela voltou a rir.
- Por que quer saber.
- Porque minha imaginação está me matando. Você parecia tão sonolenta quando atendeu, e eu imaginei você toda macia e quente debaixo das cobertas. Foi daí que as coisas começaram a subir. – Ele olhou sorrateiramente para a sua ereção.”
Da mesma autora vieram outros machos fantásticos, como John Medina, de Atração Implacável, James Diaz, de Reencontros, Marc Chastain, de Revelações, Thompson Cahil, de Matar por Prazer, Cameron Justice, de Íntimo e Perigoso, Wolf e Joe Mackenzie, da Série Mackenzie, Robert Cannon, de Amando Evangeline, Reese Duncan de Duncan´s Bride e John Rafferty de Heartbreaker, entre outros. 
Cada um deles com suas características bem definidas, cada um deles tão diferente do outro, mas com a marca da sua criadora: homens possíveis, mas tão raros, fortes, passionais, territoriais e muito sexuais. Personagens que me tornaram a meretriz literária que sou hoje.
Na minha necessidade literária e sexual por mais histórias fantásticas e personagens deliciosos, acabei caindo nas graças da Irmandade da Adaga Negra, onde Wrath e seus meninos me fizeram desejar que sua espécie existisse de fato. Aliás, da forma que J.R. Ward descreve nosso rei, Rhage, Zsadist, Butch, Vishous, Phury, Rehvenge, John Matthew, Qhuinn, Blay e Manny, a gente acaba sentindo a presença desses machos de valor quando lê ou idealiza suas passagens. Isso sem falar dos anjos e outros mocinhos da série Fallen Angels.
Essas autoras têm o poder de nos fascinar, a ponto de procurarmos por atores, modelos, jogadores e outros que pudessem encarnar esses personagens. E olhem: eu já passei da adolescência há muito tempo. Mas é esta a magia que nos envolve, nossos livros, nossos personagens são tão incríveis e críveis que nos transformamos e sonhamos, saímos um pouco da realidade e nos confortamos com mundos diferentes dos nossos.
Nora Roberts é outra culpada pela minha vulnerabilidade a personagens literários. Com seus textos muito bem escritos, com tramas elaboradíssimas e homens tão reais quanto as suas histórias, ela faz mágica, literalmente, com sua escrita.
Entram para o rol de autores viciantes Lise Kleypas com seus romances históricos, seus ciganos misteriosos e divinos; Bella Andre, com seus amantes famintos; Gena Showalter com seus Senhores do Mundo Subterrâneo – sofridos, apaixonados e leais;  Madeline Hunter, que contando histórias de época, mostra que o desejo e o erotismo não é privilégio dos dias atuais; Lisa Marie Rice, que nos faz subir pelas paredes com suas cenas intensas e muito hot; Rosane Fantin, com sua maneira doce e sonhadora de escrever e criar personagens tão românticos e meigos quanto ela própria. Enfim, todos vocês e tantos outros, são responsáveis por nossos momentos de lazer, de excitação – em todos os sentidos.
É claro que não expus apenas textos e personagens cujas histórias traziam muita sensualidade e sedução. Mas não posso negar que os outros textos também me seduziram profundamente. Não há como deixar de falar de Filhos do Éden, do meu nerd de plantão Eduardo Spohr, da série Millenium de Stieg Larsson, Dom Casmurro do meu clássico Machado de Assis, Relíquias da fabulosa Tess Gerritsen e tantos outros, que passaram e ainda passarão por aqui.
Fico imaginando se eu seria capaz de criar histórias e personagens que pudessem fascinar os leitores, mas não acredito muito nisso. Fico muito grata só de poder me deliciar com os de vocês e  poder falar sobre eles, então, nossa! Não tem preço.
Estar aqui periodicamente e poder compartilhar com os leitores, tão apaixonados por livros como eu, é um presente que ganho semanalmente também.
Por isso, agradeço a todos, leitores, escritores, editoras e Mathilde por essa oportunidade ímpar de estar aqui fazendo o que faço.
Um beijo enorme a todos vocês e Carpe Diem, pois hoje é Sexta-Feira!

24 comentários

  1. Parabééééns Sexta Envenenada!! Ai gente, adoro esta coluna desde a primeira postagem! Lembro perfeitamente como me impressionei com a sua escrita e como pensei "Quando crescer quero escrever igual a Tania!"! *-*

    Foi por sua causa que eu comprei um livro da Linda Howard e me apaixonei de cara! A sua coluna já me deixou várias vezes com água na boca, sabia? Eu ficava lendo e pensando "eu preciso MUITO desse livro!". Sem contar as vezes que eu já tinha lido o livro-tema da coluna e só ficava lembrando e me identificando com os trechos que você escolhia! Aliás, a sua escolha de trechos é sempre a melhor possível! ;)

    Bom, só vim aqui deixar esse big parabéns para você e para a sua coluna mais que deliciosa. Desejo muito mais sucesso, inspiração, livros excitantes e machos poderosos pelos próximos 150 anos!!!

    Beijos querida!!
    Ingryd :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Penélope!
      Você, como sempre, lindinha, carinhosa e querida!
      Muita gentileza sua, Pepê, porque não escrevo tão bem assim, só me esforço para que vocês curtam o que comento por aqui, de coração!
      Amo você!

      Excluir
  2. yaay, um ano de sextas mais felizes :) que seja só o primeiro de muitos!!

    beijão
    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Larissa, sua presença por aqui é fundamental!

      Excluir
  3. Parabéns por esse seu cantinho bom pra caramba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lígia. Bom pra caramba é você aqui comigo!
      Beijão!

      Excluir
  4. Sua coluna, como já disse, coloca um gostinho de quero mais em cada livro comentado. Com sua coluna acabei conhecendo autores maravilhosos e seus personagens. Apaixonei-me pelos vampiros da IAN. Parabéns, minha linda!!! Sucesso, felicidade. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mestra!
      Graças às suas aulas e o seu jeitão maravilhoso de ministrá-las, tornei-me apaixonada por leitura.
      Te amo!

      Excluir
  5. Eu não conheço nem um terço desses personagens e a sua escrita me fez ficar fascinada por eles, então acredito que você consiga, sim! HAHAHAH e eu adorei essa sexta envenenada, sou nova aqui, mas é uma iniciativa muito legal e que tá dando super certo! Parabéns!
    Bom fim de semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      É fundamental saber a opinião de vocês, dá uma baita injeção de ânimo!
      Beijão!

      Excluir
  6. Oie , tudo bem?
    Estou passando aqui, porque vi o seu blog no de uma amiga e resolvi passar aqui para te visitar e gostei bastante do seu cantinho, principalmente das suas postagens, e por isso, gostaria de te convidar a passar em meu blog, pois já estou seguindo o seu, poderia me retribuir também ? =] E se puder curte minha fanpage...Se tiver uma me passa que eu também farei o mesmo.

    Passarei mais vezes para te visitar e ver suas postagens viu ?!
    E não posso deixar de dizer que uns tempos atrás estava lendo bastante suas resenhas e adorei o jeito que você escreve. PARABÉNS...Sucesso pra vc

    E como admiração eu gostaria que você pegasse o selinho do I LOVE MY BOOKS do meu blog e trouxesse aqui para o seu cantinho e se quiser, poderemos ser parceiras de blog. Só vc me deixar um recadinho para que eu te linke tá ?
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana!
      Obrigada pela visita, e assim que puder retribuirei!
      Beijo!

      Excluir
  7. Parabéns pelo 1 ano, que venham mtos anos de coluna com grandes surpresas literárias p/ vc =D

    E parabéns aos escritores, que pode até ser que tenha um dia certo, mas que deve ser comemorado sempre!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruninha!
      Você é fiel mesmo! Adoro te ver por aqui!
      Beijo

      Excluir
  8. Tânia, querida! Parabéns pelo 1 ano de Sexta Envenenada, cantinho delicioso, que nos põe em contato com livros e personagens maravilhosos e cativantes, mostrando o quanto uma boa história pode nos fazer sonhar e levar a viver a fantasia de outra pessoa. Parabéns, também, pela bela homenagem pelo dia do escritor! Muito obrigada por me incluir nesse rol tão ilustre!
    O teu cantinho é o máximo! Longa vida para ele e para ti, minha amiga muito querida!
    Beijos, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha amada amiga!
      Como poderia deixá-la de fora?
      Você é uma das razões para eu continuar enchendo a minha vida de romance e de esperança, pois através dos teus textos a gente acredita que há amor para todos!
      Te amo

      Excluir
  9. Nossa, 1 ano de Sexta Envenenada já? Que legal hein, tenho certeza que essa é uma das colunas mais populares aqui do blog, eu particularmente, adooooooro! E parabéns a todos os escritores pelo dia do Escritor, graças a eles, viajamos, nos divertimos, choramos e nos emocionamos com tantas historias lindas e bem contadas né! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Adriana!
      Muito obrigada pelo carinho e pela presença. Você é muito importante para nós!
      Beijo

      Excluir
  10. Adorei seu texto, me identifiquei em diversas partes, em alguns momentos parecia que vc leu meus pensamentos, agora fico me perguntando se todas as leitoras apaixonadas são assim. No meu circulo de amigos e familia, sou praticamente a unica que gosta realemnte de ler, e é tão triste isso, pq da uma necessidade de troca de informalçoes e experiencias literárias que me deixa muito frustrada e acabo sem saber se todo mundo se sente assim tb como eu, ou melhor, como nós...hehehehhe
    Se antes eu tinha vontade de ler "Beije-me Enquanto Durmo", agora to doida por ele!!! Que cote no minimo,instigante!!
    Parabens pela coluna!
    Bjus.
    =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taisa!
      Sei o que é isso: não ter com quem compartilhar as impressões que este ou aquele livro dão na gente.
      Use este espaço para se colocar quando tiver necessidade.
      Quem sabe um dia não nos encontramos pessoalmente e falaremos por horas e mais horas sobre os sabores e os dissabores do mundo literário.
      Leia mesmo Beije-me Enquanto Durmo, eu amo! Depois me conte!
      Beijo

      Excluir
  11. Parabénsssss pelo 1º aniversário da coluna, Tania e que venham muitos outros!!!!
    Adoro teus textos e amooo as dicas de livros, (acabo sempre me apaixonando pelo personagem, ai, ai), são sempre muito bem vindas!
    Cheiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda!
      Adoro quando você aparece por aqui.
      Que bom que tenho ajudado um pouco nas escolhas de livros, mas se houver algum que não curta, não se acanhe, desça o pau!
      Te amo!
      Beijo

      Excluir
  12. Amar personagens literários é o carma de toda leitora srsrs também amo Irmandade da Adaga Negra, é um universo tão bem construído que realmente parece que existe, Fallen Angels também é um dos meus favoritos, a autora explora a sensualidade sem ser vulgar o que é de muito bom tom, quanto aos escritores nacionais é lamentável que tantos talentos sejam deixados de lado por certa ganância das editoras em explorar o que vende mais, já li livros nacionais em que haviam erros tão grotescos de ortografia e concordância que quase não terminei, nem parece que foram revisados e com isso quem fica mal é o autor embora a história seja brilhante, não tem como não perceber estas falhas. As dicas de livro aqui no blog são sensacionais, sempre atentos aos lançamentos e o que há de bom, parabéns...


    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jan!
      Penso exatamente como você, em todos os pontos!
      Obrigada pela visita e pelo carinho!
      Beijo

      Excluir

Destile seu veneno, comente!