Aniversário Envenenado

Hoje é Outro Dia
Quando abro cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova…
Mario Quintana

´




Olá, Envenenados!

“De acordo com o livro The Lore of Birthdays (‘A Sabedoria dos Aniversários’, sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, aniversários merecem comemorações desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Tanto os egípcios quanto os gregos, que adotaram o costume, restringiam as comemorações apenas a seres superiores: faraós e deuses. Com o tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais e contaminou também os romanos, que davam o privilégio ao imperador, a sua família e aos senadores. Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. Foi só no século 4 que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Daí, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o ‘Parabéns a Você’ etc.”Quando surgiu o costume de comemorar aniversários
Nada como começar esta quarta-feira muito especial com um pouco de conhecimento.
Digo especial porque hoje comemoramos o 3º aninho do Envenenadas pela Maçã. Foram dias, semanas e meses de muitas mudanças. Até nossa imagem foi alterada.
Em um ano acrescentamos, alteramos, suprimimos colunas, mas a preocupação com a qualidade sempre foi o foco principal. Afinal, para crescer é preciso fazer mudanças. Nós mesmos quando crescemos temos que aumentar o número dos sapatos, da roupa, vamos evoluindo nos estudos... não é assim que tem de ser?
O mesmo ocorreu com o Envenenadas pela Maçã. Há um ano o blog já havia conquistado muito, basta dar uma conferida no texto da nossa querida Mathilde na época. A partir de então muitas alterações foram realizadas, sempre com o intuito de melhorar. Pessoas foram convidadas a integrar a equipe, várias colunas foram inseridas e o espaço cresceu... cresceu... cresceu... No dia 24/07/12, quando foi ao ar o texto da Math, o blog contava com 1905 seguidores, hoje, somos agraciados com 3192 pessoas que prestigiam o espaço.
Para nós, que sabemos bem o quão trabalhoso é ser blogueiro – desmistificando a história de que blogueiro é desocupado – é de suma importância estarmos sempre atentos aos nossos companheiros seguidores, pois é para eles que escrevemos, que idealizamos nossos temas e que escolhemos nossos livros. Escrevemos sobre o que amamos e amamos o que fazemos.
Sempre digo que fui agraciada com o convite da Mathilde para criar uma coluna picante para o Envenenadas, e há exatamente um ano faço para da “patota”. Era aniversário do blog, e eu é que ganhava o presente.
Foi um ano de grandes parcerias, de grandes lançamentos e, felizmente por isso, muito trabalho. Trabalho levado muito a sério por todos nós, ainda que quando nos encontramos para discutir resenhas, colunas e outras coisinhas, nos divertimos muito também.
Parabéns a você, Envenenadas pela Maçã, que encanta de domingo a domingo, seja com novidades da Nathy, na Apple News; com a Sessão Pipoca Envenenada da Raffa, sempre com o que há de mais recente no mundo do cinema; com o Doce Veneno, que a Renata faz de maneira ímpar; com o Papo Envenenado, que procura temas do cotidiano e bastante variados para expor nossos pontos de vista; com a Bela Envenenada, sempre com dicas sobre moda, tendências, caprichos; com a Engraçadinha, com reflexões e/ou “fofurices”; com o Então por que você não assiste?, cheio de dicas muito legais, que o Caíque faz de uma maneira muito gostosa e divertida, sobre as mais variadas séries de TV, entre outras coisas; com a Sexta Envenenada que procura exibir os personagens dos livros, suas qualidades, características físicas e emocionais, que não visa apenas os lançamentos mais recentes, mas também livros mais antigos cujo teor é maravilhoso; com a Mocinha Envenenada que é tão doce quanto a Ingryd; com as resenhas maravilhosas das terças e quintas, que abrilhantam ainda mais nosso trabalho e, claro, as Promoções Envenenadas, que procuram compensar e acarinhar nossos mais assíduos leitores.
Todos nós, claro, adoramos quando nossas postagens são lidas e ainda mais quando são comentadas. É claro que nem todo mundo tem paciência para comentar, por isso nossa satisfação é maior ao ver que nosso trabalho foi lido e temos um retorno, pois é baseado também nesse retorno que vamos moldando, transformando o que fazemos.
Escrever sempre é tarefa complicada, mesmo que seja para falar sobre o que mais amamos. Escolher as palavras certas, as palavras que estão à altura do que amamos é trabalho hercúleo, se não queremos ser repetitivos ou piegas. Por isso, falar sobre o aniversário do Envenenadas pela Maçã foi uma surpresa assustadora e ao mesmo tempo honrosa, até porque veio assim sem paraquedas, né, Math e Natthy?!
Mas, quisera eu ter o poder de escolher as palavras mais doces, mas emocionantes e concatená-las em forma de poesia, para poder então transmitir o que realmente sinto por fazer parte dessa equipe, para fazer entender o que sinto por este blog, que reúne pessoas queridas, inteligentes e comprometidas. Seria demais pegá-las emprestado de Quintana?
Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
colhidos no mais íntimo de mim…
Suas palavras
seriam as mais simples do mundo,
porém não sei que luz as iluminaria
que terias de fechar teus olhos para as ouvir…
Sim! Uma luz que viria de dentro delas,
como essa que acende inesperadas cores
nas lanternas chinesas de papel
Trago-te palavras, apenas… e que estão escrita

do lado de fora do papel… Não sei, eu nunca soube o que dizer-te

e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento

da poesia…

como 

uma pobre lanterna que incendiou!

Mario Quintana

Obrigada, mestre, que com palavras simples, traduziu lindamente o que sinto nesse dia tão especial.
Parabéns, Envenenadas pela Maçã, parabéns equipe querida e, sobretudo, parabéns Mathilde por jamais desistir, apesar dos obstáculos, parabéns por ser essa pessoa abençoada e merecedora. Sem você, nada disso seria possível. Que possamos comemorar, assim que retornar, este aniversário e os próximos também.
Obrigada a todos os seguidores, todos os leitores, os que comentam e os mais tímidos: tudo que fazemos é para e por vocês também, além de uma satisfação pessoal para nós.
Obrigada a todas as editoras, parceiras ou não, pois graças os seus investimentos temos mais e mais livros de qualidade no mercado brasileiro. E que venham mais!
Obrigada aos autores, por nos inspirarem e nos conquistarem com seus textos criativos, apaixonantes, excitantes, aventureiros, misteriosos, fictícios ou não.

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA TODOS NÓS!

6 comentários

  1. Êêêêê!! \o/

    Caramba! Faz um ano que oficialmente, a cada do Envenenadas sofreu uma alteração, né?!

    Eu confesso que fiquei extremamente feliz e honrada com o convite da Mathilde para integrar a equipe. Acho o nosso filhote único e o que mais admiro é que todas nós queremos que ele cresça forte e com saúde, rs.

    Amo escrever a coluna, adoro ler o que vocês escrevem e sempre fazer muitas resenhas para o público, na esperança de que isso possa de alguma forma ajudá-los a escolher um livro ou não.

    Que venham MUITOS outros anos de blog. Parabéns especial à Mathilde, que há 3 anos cuida desse bebê da melhor maneira possível e à Nathy, nosso braço direito, esquerdo, pernas... rs.

    Amo todas vocês, garotas (e Caíque, vc ainda é um envenenado, rs)!

    Beijocas imensas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Que muitos outros anos venham pela frente!
    Vocês fazem um ótimo trabalho aqui!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog! Que fofo gente, 3 aninhos *-*
    E é difícil mesmo segurar por tanto tempo um blog. Tem de criar coisas novas, inovar e investir para estar sempre ali, funcionando e agradando além de nós, os leitores, à aqueles que o fazem também. Parabéns pelo trabalho e que venham mais anos! =D

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda gente, 3 anos de blog!! E só de pensar que eu fiz parte indireta e diretamente destes anos todos eu fico emocionada! *-*

    Querida, primeiramente parabéns pelo texto lindo. Você tem o dom incrível de usar as palavras a seu favor e transformá-las em puro sentimento. Mesmo sendo pega de surpresa, deu um show neste post! Ah, se todos escrevessem como você... <3

    Em segundo lugar, Math linda e poderosa, PARABÉNS! Você é uma guerreira e merece todo o sucesso do Envenenadas! E eu sinto que isso não vai parar por aqui não! Ainda existem muitos seguidores por aí para serem recrutados para o nosso mundo envenenado! :)

    Em terceiro lugar, mas não menos importante, parabéns a todos os colunistas do blog! Formamos uma equipe imbatível! Ah, deixo um beijo especial para a Nathy, é claro! O que seria de nós sem ela?? :)

    E agora vem a hora dos agradecimentos. Obrigada por me deixar fazer parte desta história! Tudo bem que no início era uma participação passiva, como leitora apenas, mas agora eu até colunista virei (meia boca, eu sei)! hihi Lembro da comemoração do primeiro aninho do blog, que foi aquela tarde super divertida em que quase fomos expulsos do Outback... Lembro também da comemoração do segundo aninho, em que o papo gostoso rolou solto e a Tania começou a fazer parte da equipe! Aliás, quero muito muito comemorar esse ano também, já virou rotina né! Estou só esperando você voltar de NY para te amolar com isso Math! xD

    Para terminar, só disso isso: "vamo que vamo" rumo ao 4º ano!
    Beijocas, Ingryd Penélope :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 3 anos, que venham mtos anos de boa leitura com gratas surpresas e sucesso meninas!!!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Parabéns e que o blog continue crescendo e com sucesso e qualidade que lhe são peculiares.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!