Sessão Pipoca: Dezesseis Luas


Antes de mais nada devo dizer que li o livro uma semana antes do filme chegar as salas de exibição do Brasil. Depois de ver várias críticas positivas e negativas aos livros ( no Brasil já há publicado pela Galera Record fora esse mais 2 volumes da série) e depois ao filme resolvi que teria que ter minha própria opinião a respeito.



Título original: Beautiful Creatures 
Título no Brasil: Dezesseis Luas
 

Baseado no Livro “Dezesseis Luas” de Kami Garcia e Margareth Stohl
 

Direção:
Richard LaGravenese
 

Roteiro: Richard LaGravenese
 

Elenco
:
 Alden Ehrenreich, Alice Englert, Jeremy Irons, Emma Thompson 

Idioma: Inglês
 

País: EUA
 

Ano de produ
ção: 2012 

Ano de Lançamento: 2013
 

Censura: 10 anos
 

Gênero: Fantasia/Romance
 

Duração: 2h 4 min
 

   






Eu já veria o filme de qualquer forma já que só no trailer me arrepiei ao ouvir os nome de Jeremy Irons e Emma Thompson, dois dos melhores atores que já vi em cena. Ao ler o livro e já sabendo quais papéis seriam dos dois atores esperei ansiosamente pelo dia de ver a tal cena do Conselho. Mas aqui vamos focar no filme.  

Poderia ser mais uma história teen mas não é; ao se mudar para Gatlin, Lena Duchannes (interpretada pela sem sal Alice Englert ) enfrenta tudo aquilo que  já estamos cansados de ver, o pessoal mais popular debocha dela na escola, ela aos 15 anos – sempre colocam atores com cara de 20 ... mas já virou até detalhe- é uma orfã que vai morar com o sinistro tio Macon Ravenwood (vivido pelo brilhante Jeremy Irons).  

O personagem de Irons assim como no livro é alheio a badalações, mal sai de sua casa que todos acham ser mal assombrada. Diferente do livro aqui ele não tem seu cão fiel escudeiro. Claro que Lena vai despertar  o amor no carinha fofo da turma e que é ex namorado da popular, no livro ele fica sempre em primeiro plano narrando os fatos, mas no filme ele parece mero coadjuvante que em algumas horas atua bem e outras está apagado pelo brilho dos atores veteranos. 

Ethan Wate ( Alden Ehrenreich) tem um pai estranho que após a morte de sua mãe nem sai do quarto – no livro ele até fala mas no filme nem se deram o trabalho de escalar algum ator e sumiram com o personagem – e é a governanta da casa Amma (Viola Davis, como sempre divina!) quem toma conta dele. 

O que nem Ethan nem Lena entendem é qual a ligação que tem Amma e Macon e porque querem afastar os dois. De outro lado também temos uma personagem cheia de mistérios, que é a mãe do melhor amigo de Ethan, Link (Thomas Mann). Interpretada por Emma Thompson, a Sra. Lincoln tem ares de boa mãe mas guarda o tal mistério bem até o final, para quem já leu o livro, vão matar a charada de primeira e bater palmas para atuação de Thompson, para quem somente vai ver um filme é uma das melhores cenas.

Claro que o livro é superior mas ao mesmo tempo não achei que o filme fosse algo tão tenebroso a ponto de as pessoas não quererem assistir! Talvez o que vá mais incomodar quem é fã da série é a atriz que faz Lena que tem trejeitos de Bella Swan, um ar que não cabe a moça que no livro tem tanta presença. Só posso imaginar que Alice não tenha lido o livro . 

O que faz o filme ser bom definitivamente são as atuações dos atores veteranos porque de certa forma falta química ao casal principal mas o intérprete de Ethan até tenta ser bom em algumas cenas. 



Achei uma boa diversão, mas não vá esperando uma adaptação perfeita, as quatro maçãs que dei se devem a uma história simples com um bom final que não necessariamente tem a ver com o livro lido e a 3 mestres da sétima arte em cena: Iron, Thompson e Davis.  

14 comentários

  1. Sabe que eu também me interessei em ver esse filme mais pelos atores veteranos do que pelo casal principal? É claro que a trama e por ser baseado em um livro são motivos bem atrativos também mas, quando vi a Emma Thompson e a Emmy Rossum tive certeza de que precisava ver esse filme. E o pior é que ainda não assisti e não li, kkkk mas, quero! É que ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emma e irons são as grandes estrelas do filme! perfeitas! vale a pena ver ;)

      bjão

      Excluir
  2. Já vi minha mãe assistindo esse filme, ela gostou, e disse que não é lá essas coisas. Acredita que eu nunca tive vontade nenhuma de ler os livros de Beautiful Creatures, nem mesmo assistir o filme? Sério, a narrativa não me conquistou em momento nenhum! Acredito que eu nem chegue a assistir o filme. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica

      Demorei muito para ler o livro também mas gostei demais e pretendo ler os outros 2 por agora

      o filme é bem legal

      bjos

      Excluir
  3. Antes de conhecer mais sobre a série de livros, eu assisti o trailer e fiquei bem curiosa com relação ao filme e a história que seria contada, justamente por não parecer mais uma história teen como vc disse. Mas depois que fiquei sabendo que era baseado em livros, quis esperar pois provavelmente gostaria de ler ele antes de assistir. E vi que muita gente não gostou dele tanto assim, então não estou naquela urgência para ver haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belle

      Certamente o livro é melhor, mas como disse as atuações de Irons e Emma valem o ingresso.
      Gostei muito
      Mas se prefere primeiro ler o livro, aguarde e depois alugue em dvd :)

      bjão

      Excluir
  4. eu vi um book trailler desse filme e me interessei bastante por ele,mas por falta de tempo ainda não vi! e pelo jeito não vou ver no cinema!!!! mas tambem quero ler os livros

    ResponderExcluir
  5. Eu tô com uma vontade imensa de ler os livros por causa da estreia do filme! Agora vou ter que ver o filme antes... porque não vou ter tempo de ler. Mas tudo bem.. não tenho problemas com adaptações. Acredito que uma coisa é o filme e outra o livro: públicos diferentes, mídias diferentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petra

      exatamente isso. Não é igual, mas é parecido e a presença de bons atores fez toda diferença
      Vale a pena

      beijos

      Excluir
  6. Acho que é a primeira resenha que leio elogiando o filme. O pessoal ficou muito focado na comparação filme-livro e esqueceu de apreciar o filme como uma obra adaptada. E adaptações são assim mesmo, tem umas coisas, faltam outras, tem boas interpretações, outras não.
    Não estava com vontade de ver, sinceramente. Depois de tantas opiniões contrárias, não sobrou interesse. Mas talvez um dia eu tome coragem e veja. O livro não pretendo ler mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula

      é que eu foquei mais na atuação dos atores e não na comparação com o livro, nunca é igual mesmo :(
      acho que vale a pena ver no netflix ;)

      Excluir
  7. putz! a menina do filme tem jeito Stewart? Blagh =P Eu li Dezesseis Luas, lembro que até gostei, mas nada demais...tô querendo comprar os demais da série e reler o primeiro novamente.

    Qt ao filme quero vê-lo em breve =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna

      Tem sim..rs Muito jeito de Stewart bi Twilight...mas nem de longe tem a beleza da outra hahah

      bjos

      Excluir
  8. Sei lá o que esperar. Tenho uma amiga que viu e disse que foi o melhor do ano até agora. Achei um exagero, porque li o livro e foi muito básico pra mim. Mas quero ver de qualquer forma...sei lá o que esperar mesmo. Acho que porque já li e sei o que tem na história, talvez vá ser muito mais ou menos...Vejamos depois né.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!