Doce Veneno #18: A briga pela parceria!


Olá, envenenados!

Bom recebê-los de volta nesse nosso cantinho. 
E aí, gostaram da última coluna? 
Agradeço a todos que leram e comentaram e aqueles que leram e não deixaram o comentário também. 

Prontos para esse novo tema? 

Então, sem maiores enrolações, vamos direto ao ponto.


Doce Veneno: A briga pela parceria.

Recapitulando o que eu disse na última coluna, muita coisa aconteceu na blogosfera recentemente. 

Como nós sabemos, esse início de ano é época de abertura e renovação de parcerias. E, como sempre, há muito choro e reclamação entre aqueles que não conseguem ter sua parceria aprovada ou renovada.

Um dia desses do mês passado, minha internet permitiu que eu estive no Twitter quando uma editora grande, famosa, conhecida e badalada divulgou sua lista de parceiros para 2013. Pronto! 

Acessos a mil por hora na página do Facebook e, quase instantaneamente, começaram as reclamações nos comentários do post e no Twitter. 

Antes que entremos mais a fundo na questão, quero salientar que a editora, cuja política de envio de livros e liberação de promoções é bem ampla, selecionou nada mais nada menos do que CEM parceiros.

Pessoas indignadas por não terem seus blogs escolhidos começaram a se manifestar de forma agressiva, desrespeitando aos blogs escolhidos, a editora e a si próprios ao se prestarem a esse papel, um tanto ridículo. C'mon, people! Vamos crescer! Eu posso entender a decepção e a frustração por não conseguir uma parceria ou por perder a mesma, mas não entendo perder a postura e fazer um barraco sem motivos na página.

Sendo bem franca, eu provavelmente não conheço metade dos blogs selecionados e não entrei em nenhum deles para verificar o conteúdo, a frequência de atualização dos posts, o nível do português nas resenhas, a qualidade das resenhas ou qualquer outra coisa. Desculpem-me mas tenho mais o que fazer da vida e do meu tempo do que ficar verificando o mérito – ou a ausência  do mesmo – da escolha de cada um dos blogs. Se meu blog foi selecionado, ótimo, vamos comemorar. Se não foi, posso tentar na próxima.

Como eu disse, eu entendo o desapontamento. Entendo que você manda sua inscrição, fica um mês na expectativa, torcendo. E entendo que é uma mega frustração quando você não consegue o resultado esperado, quando o seu nome não aparece entre os CEM selecionados pela editora. Começa aí o questionamento dos critérios, da honestidade, da idoneidade do processo. E começa aí também o desrespeito dos não escolhidos.

TODO MUNDO sabe que em qualquer seleção para parceria o número de seguidores é importante. Pode não ser fundamental, mas é sim um critério a ser considerado. 

E gente, quem pode tirar a razão das editoras? Vamos pensar com clareza: a editora cede um livro para resenha na intenção de que o blog divulgue a resenha, e consequentemente o livro, e assim, atraia um público interessado no mesmo. Obviamente é do interesse da editora que os blogs tenham um fluxo pelo menos médio de acessos. Quem pode condenar?

Da mesma forma, a qualidade das resenhas é – e se não é deveria ser – um critério a ser considerado. 
Erros de português grosseiros constantemente não deveriam ser relevados. Outra coisa importante é o conceito de resenha. É bom que fique claro que resenha não é um resumo do livro e nem a sinopse acrescida de comentários do tipo “muito legal”, “achei o gatinho do livro um fofo” e coisas do gênero. Resenha é dizer sobre o que se trata e dar sua opinião, explicar porque você recomenda ou não, podemos chamar até de prestação de serviço. Não se trata de cinco linhas ou de resumo. #ficaadica

É importante dizer duas coisas: nem todo critério é justo e participar ou não de qualquer processo seletivo é um opção de cada um; todo mundo tem direito e liberdade de se expressar quando se sente injustiçado, mas tenha em mente que seu direito termina quando começa o do próximo. 

Antes que alguém reclame, quero deixar registrado que nem todos aqueles que tiveram seus pedidos negados foram grosseiros. Na verdade, essa foi uma parcela pequena, mas que fez um grande barulho. A maioria simplesmente não se deu ao trabalho de se manifestar e alguns outros, foram políticos o bastante para fazer uso do fair play e parabenizar os escolhidos. À essa maioria todo o meu respeito.

Enfim, o que eu queria falar basicamente é isso. 
Não pensem que nós nunca tivemos um pedido de parceria negado. Mas certamente ninguém pode nos acusar de ser injustos com aqueles que de fato mereceram. 
Acho que no final das contas o que fica é a mensagem para que cada um faça sua própria reflexão e pense no que pode ser feito para mudar o resultado numa próxima seleção ou, se quiser evitar a fadiga, uma reflexão sobre a tentativa.

E aí, o quê vocês acham? 

Deixem um comentário e façam essa colunista feliz! =)



Beijocas,


30 comentários

  1. Achei super bacana sua postagem! Um assunto é bem "polemico" se formos ver a capacidade do barulho que teve. Cheguei a ver as reclamações e tal, mas sinceramente, não me dei ao trabalho de verificar se tal blog mereceu ou não ser escolhido, ou por que escolheram tal e não o meu. Apenas verifiquei se o meu blog estava na lista e como não estava, bem, mais sorte na próxima vez, o importante é tentar e não ficar se lamentando, não foi dessa vez, quem sabe na próxima. Não vou ficar reclamando e tirando satisfação com "x" pessoa ou pessoas, afinal tenho que dar preferencia aqueles que são meus parceiros e consequentemente em outra ocasião tentar novamente a parceria com aquele que não consegui.Enfim, parabéns pelo post!

    Beijos!

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sammysam!

      Obrigada pelo seu comentário!
      Fico feliz por você ter emitido sua opinião, principalmente por ser alguém que não foi favorecido com o resultado.
      Como eu disse, pessoas como você são a maioria, e tenho muito respeito por vocês e pela postura que têm.

      Vou visitar seu blog.

      Beijos

      Excluir
  2. O mais "bacana" são aqueles comentários falando que são sempre os mesmos, sendo que sempre a lista sofre variações.
    É um assunto polêmico, todo mundo quer ser escolhido, mas todo mundo também precisa aprender a se comportar diante de frustrações, até porque ela está presente na nossa vida diariamente. Afinal, quem grita pro chefe no trabalho quando o colega que mal cumpre seu papel é promovido???

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!

      Bom te ver aqui de novo!
      Exatamente. Você pode não gostar de alguma coisa, mas isso não significa que você necessariamente pode dar um piti por conta disso.
      E sempre tem blogs novos entrando e outros saindo. É assim.

      Obrigada pelo comentário.

      Beijocas

      Excluir
  3. Renata, você foi muita clara! Eu mesma não tendo nenhum blog vejo a confusão que é quando sai o resultado, vira uma bagunça, vários blogs se queimam. E é isso mesmo, se não deu certo agora, paciência, tenta na próxima. Melhor ter a consiência limpa de que na próxima você tem grandes chances de ser escolhida do que ficar marcado na editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!

      Esse é um assunto que sempre me causa desconforto. Principalmente porque vejo muito gente boa sendo ofendida por um ou outro não foi privilegiado. Acho muito complicado e sinceramente acho desrespeitoso.

      Obrigada pelo seu comentário, e sinta-se sempre em casa por aqui no Envenenadas!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, minha primeira vez aqui no blog *o*
    Tema polêmico rs
    Eu creio que gente que fez barraco é mal amado, incompetente e sem um pingo de senso. Não fui selecionado, mas não esquentei com isso, não é o fim do mundo, né?
    Tá na hora de entenderem que nem tudo gira em torno de parceria!
    Fiquei só observando, e pode apostar, Editora marca nome, marca rosto e blog rsrs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!

      Seja bem vindo ao nosso blog!
      Então, ultimamente houve uma proliferação de blogs literários e alguns desses, infelizmente, estão preocupados apenas em angariar parcerias para benefício próprio. Eu acho que a gente tem que ter blog porque gosta disso, mesmo porque, ler, resenhar, comprar livros, fazer promoção e tudo mais, gasta tempo e dinheiro.
      Eu concordo com você, Lucas, nem tudo gira em torno de parceria. E seria bom se todos entendessem.

      Volte sempre e obrigada pelo comentário. =)

      Beijos

      Excluir
  5. Eu tenho um blog literário também,mas acabei deixando-o de lado,não por preguiça,mas porque se é pra fazer que seja bem feito,esse pessoal acha que um blog não exige esforço e resposabilidade,não é apenas dar sua opinião é cumprir prazos,ter qualidade e conteúdo.Por isso parabenizo todas as colunistas daqui e agradeço pelo esforço,e principalmente pela humildade de reconhecer que sim ganhamos,mas a vida é feita de perdas também,pra esses 'manés' que não sabem perder a vida se encarrega de ensiná-los da pior forma possível..Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Concordo com você. Ter blog dá um trabalhão! E todo mundo que tem um e leva a sério sabe disso. Se é para fazerm vamos fazer direito e quando não der mais, é mais honesto fazer como você fez. Mas é preciso ser honesto consigo mesmo para isso e nem todo mundo está pronto para isso.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Beijocas

      Excluir
  6. Concordo plenamente com a sua opinião!
    Tenho um blog também, ele existe faz um tempinho já, mas eu nem fui atrás de parceria. Porque sei que não vou ter tempo para cumprir com as obrigações que uma parceria requer. Quando eu estiver mais tranquila, com tempo de escrever com conteúdo, ai sim irei atrás disso.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Petra!

      Eu admiro e respeito sua honestidade e consciência para admitir que no momento não pode ter parceria por falta de tempo. Eu acho que o mundo literário precisa de mais gente assim.

      Volte sempre!

      Beijos

      Excluir
  7. Gostei da sua postura. Acho que as pessoas não sabem lidar com a frustração. E a atitude mais comum (imatura, infelizmente) de quem não consegue o que quer é desdenhar de quem conseguiu ou de quem não permitiu a conquista (no caso, as editoras).
    A vida é feita de "sim" e "não", e quase nunca a resposta é definitiva. Então, se você quer alguma coisa e não está conseguindo, reveja suas atitudes, o conteúdo do blog, as formas de divulgação, etc. Mude, transforme seu blog em algo melhor. Os resultados sempre aparecem com esforço e persistência. Mas isto dá trabalho e nem todos querem.
    Agora detonar com tudo e todos além de não acrescentar nada de positivo, ainda fecha várias portas.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!!

      Fazer autoreflexão dá trabalho e criticar seu próprio trabalho não é fácil. Mas as vezes é preciso. Volto a dizer que a maioria tem uma postura correta, mas alguns fazem uma grande bagunça.

      Obrigada pelo comentário!!

      Beijocas

      Excluir
  8. Já li de td por ai sobre parceria. Eu sou bem pontual com isso, a parceria tem que ser uma mão dupla, a editora deve fornecer td que o blog precisa, livros e infos para a divulgação. E o blog deve fazer sua parte: fazer uma resenha dentro do que se espera e é uma resenha (não resumo da história neh!), divulgar as infos e ter profissionalismo.

    Qualquer coisa fora disso é errado. Ou seja, blogs com resenhas que são resumos, com erros grosseiros com frequência, e sim falta de atualização.

    É o que acho...

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Bruna!

      Concordo plenamente com você.
      Parceria é uma via de mão dupla e ambos têm que fazer sua parte.

      Volte sempre!!

      Beijos

      Excluir
  9. Acho completamente desnecessário as pessoas fazerem barraco se não são escolhidas. Pelo contrário, deveriam utilizar o ano que não foram selecionados para olhar onde estão errando, ou se acha que está tudo lindo e perfeito procurar inovar mais, trazer coisas diferentes, fazer sempre o melhor e não ficar verificando o blog do fulano e do ciclano. Sei o quanto é chato você manter suas esperanças e receber um balde de água fria no final do mês, mas a vida é assim estamos todos nadando e tentando chegar a borda, mas as vezes é preciso um pouco mais. Muito bom o ponto que você pegou!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!!

      Obrigada por vc ter deixado seu comentário.
      É muito ruim o balde de água fria quando vc não consegue algo, mas faz parte da vida e serve para amadurecer também. Achei que seu comentário foi bem no espírito da coisa =)

      Volte mais vezes!

      Beijos

      Excluir
  10. Eita, quebra pau de novo? Essa bobagem outra vez? Ai Deus ¬¬
    Muito bobo se prestar ao papel de xingar outros blogs se eles conseguem o diacho da parceria. E está certo, o blog tem de ter divulgação né! Nossa, dessa vez não vi nada assim no twitter, uma vez até vi mesmo um quebra pau do caramba, xingando, uma baixaria por esse tipo de coisa....troço estranho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!

      Pois é, no Facebook foi mais feio, mas vi muita coisa no Twitter. Me pegou de surpresa, porque tinha tempo que não entrava no Twitter e quando entrei, foi a mesma coisa de sempre. Muito ruim ver isso acontecendo novamente.

      Obrigada pela sua atenção.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Rê, eu acho que com esse post você cutucou uma ferida e tanto que acontece no mundo dos blogs: as parcerias! ninguem quer ficar de fora! todo mundo critica esse comportamento, ams na hora me que vc ve que seu nominho não ta lá a raiva bate! e pra quem ta de fora esses acessos de raiva chegam a ser comicos! eu não apoio essa situação, claro que vc se sente injustiçado, mas agressão não leva a ponto nenhum eu acho que é um momento de rever o que vc anda fazendo e amadurecer, outra coisa que me da nos nervos nessas parcerias é quando os blogueiros perguntam 200 vezes quando a Editora vai amndar os livros! Caramba ela não vai esquecer de vc! Se é parceiro vai receber os livros no tempo estipulado e se passar do prazo ai vc corre atras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaila!

      Obrigada pelo seu comentário!

      pois é, mesmo estando envolvida com esse lance de parceria, eu as vezes me ponho apenas como expectadora e acho ridículo. É isso mesmo, as vezes o povo perde a linha!!!

      Beijocas

      Excluir

  12. É realmente uma barbaridade! Quem acha que vai conseguir algo fazendo barraco, está enganado! Após isso não se ganha mais a confiança da editora, de mais ninguém. Só se torna praticamente um babaca. Algumas pessoas tem que entender que elas não são o TUDO no mundo, de que outros merecem ter a oportunidade que eles tiveram, isso é mais que justo. Se não conseguiu, parabenize a quem conquistou, continue a elogiar a editora (porque se você conhece o trabalho de tal, verdadeiramente, você vai continuar a publicar os lançamentos da editora, sendo fiel a ela, sendo parceiro ou não; eu pelo menos faria isso). Faça o que melhor você sabe fazer. Vá comprar um livro novo e resenhar ele! Vá ver se há tantos erros no seu blog, se tem algo que não está satisfazendo. E mais, não se entupa de vários parceiros tendo uma carga horária pequena, sem ter como prestar serviço a sua parceria depois. (Sim, já vi esse caso pelo menos uma vez.) Porque editoras e autores não estão dando livros para simplesmente enfeitar estante não. Eu não sei por onde a cabeça dessas pessoas andam, que acham que acesso de raiva vai resolver isso ou aquilo. Poxa vida, acorda para a vida! Eu mesma só tenho 15 livros, e nem por isso estou reclamando disso ou aquilo, nem sendo agressiva em um blog por não ter ganho o top comentarista ou um sorteio. Fico triste sim por não ter ganho, quem não ficaria? Mas, pelo menos eu sei que outras pessoas estão tendo a oportunidade de ganhar assim como eu. Eu ao invés de criticar, eu parabenizo. Eu mesma, parabenizei a Raquel Miranda, que comentou logo aí em cima, por ter ganho o top que estávamos concorrendo juntas. Fiquei muito feliz por ela ter ganho. Realmente, essas pessoas tem que acordar para a vida, e pararem de cobrarem tanto, de acharem que são OS MAIORAIS no mundo da blogosfera! A vida nem sempre é maravilhas não, há oportunidade para todos. E, sentiu-se injustiçado, não reclame! Vá atrás de consertar seus erros, tanto no seu blog, quanto na sua vida!
    Ok, comentei demais! haha. É que eu amei esse post! :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!!

      Imagina! Sinta-se sempre a vontade para fazer seus comentários!! Eu adoro! =)

      Mas é isso mesmo... e vc tocou num ponto que é esse lance dos próprios sorteios nos blogs. Tem gente que participa de 90 promoções simultâneas - nenhum problema quanto à isso -, e quand não ganha, acha que é um absurdo e tudo mais. Eu lamento a falta de sorte das pessoas, mesmo porque, eu sou a rainha do pé frio, mas acontece. E nem por isso dou show pela blogsfera.

      Tá na hora desse povo crescer...

      Beijocas e volte sempe!

      Excluir
  13. Eu sento e vejo o barraco rolar. Qualquer que seja a reclamação das pessoas por não terem sido selecionados são as editoras que decidem, não eles e algumas nem sempre deixam seus critérios claros. Ficar chorando pelo leite derramado fazendo barraco por não conseguir parceria acho perda de tempo. Sempre terá um novo ano e nova tentativa, e se não conseguir de nov paciência, a vida é mais que conseguir parcerias.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que penso também, Érica!

      Os critérios estão lá, e todo mundo conhece! Se vc não conseguiu, tem duas opções: tenta de novo ou deixa de lado, mas fazer barraco não é uma delas!

      Sucesso no seu blog!

      Beijos

      Excluir
  14. Eu não tenho blog, então esse assunto realmente é diferente pra mim!
    Como leitora posso dizer que eu gostaria muito de receber livros toda semana , encher a minha estante sem precisar gastar R$, enfim.....
    Vejo blogs que recebem muitos livros e na hora das resenhas, vejo umas duas, três no máximo e sempre da mesma forma.....mudam a ordem das palavras e fim !
    Mas entendo que a editora quer fazer propaganda do seu " produto" e tem os critérios de escolha...cabe a cada um respeitar e deixar o recalque de lado !
    Confesso que já vi vários blogs que na minha opinião não mereciam parcerias porque são resenhas fracas , sem um contexto!
    Mas quem sou eu pra julgar?
    Deve ser triste ter o seu blog desclassificado, mas entendo que isso pode ser um sinal de que alguma coisa está faltando e como tudo na vida, a gente está sempre aprendendo...não dá pra ganhar sempre!!!!

    ResponderExcluir
  15. Também concordo com o que minha amiga Vanessa disse. Realmente fica difícil e se você assumiu um compromisso tem que cumprir. Fica chato isso e desagradável.

    ResponderExcluir
  16. Toda vez que sai resultado de parceria é a mesma coisa (não tenho blog mas acompanho muitos), pessoas chamando o blog das outras de "mais simples" e cobrando explicações da editora. Acho que tem que comemorar se for selecionado e se não for seguir em frente e melhorar seu blog, porque independente de parceria a blogueira tem que gostar do que faz.

    ResponderExcluir
  17. Um dia é da caça o outro do caçador...

    Se o blog não foi escolhido agora, paciência. É como em qualquer outra situação cotidiana, leve como algo positivo, veja o lado "bom" da situação e aprenda com seus "erros". Trabalhe mais e tente na próxima, simples. O que não vale é partir pra agressão. Se você perde o respeito, aí já era. Todos só pensam em ganhar, mas alguém tem que perder.. e por que não "você"?

    Sóestouumpoquinhoácida,só.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!