Sessão Pipoca: Hitchcock



Título original: Hitchcock
Título no Brasil: Hitchcock – Os bastidores de Psicose
Baseado no livro de Stephen Rebello
Roteiro adaptado: John J. McLaughlin
Direção: Sacha Gervasi
Elenco: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson , Ralph Macchio
País: EUA
Idioma: Inglês
Ano de produção: 2012
Ano de Lançamento: 2013
Censura: 12 anos
Duração: 1h38 min
Maçãs:
    


Quem nunca ouviu falar do gênio Alfred Hitchcock e de seus filmes de terror/ suspense? O polêmico diretor que foi pioneiro em mostrar no cinema cenas que hoje estão aos montes em qualquer um de nossos cinemas era tido como um louco quando quis lançar o filme de maior sucesso de sua carreira: Psicose.

Afinal quem iria no cinema ver um cara louco que se vestia com roupas de sua mãe e se fazia passar por ela? A resposta foi: o mundo todo! Mas pouca gente sabe que o filme com a cena de chuveiro e a música que nunca sai da nossa cabeça mais famosas do universo tiveram que enfrentar muitos obstáculos para irem parar no telão.

Baseado no livro “Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose” (no Brasil foi lançado esse ano pela editora Intrínseca) o filme conta como o diretor que já estava no auge da carreira enfrentou a Paramount porque tinha cismado com esse filme. O único apoio que conseguiu foi de sua esposa a também roteirista Alma ( interpretada por Helen Mirren, como sempre maravilhosa!) . 



Quem diria que o filme Psicose foi feito com a casa de Hitchcock hipotecada para bancar os valores de filmagem que nenhum estúdio quis. Ao mesmo  tempo que focava no sonho de ver seu filme passando nos cinemas, sua esposa quase tinha um caso com um Whitfield Cook ( Danny Houston) que se sentia sufocada pelo sucesso do marido e a tristeza de ficar sempre em segundo plano.

Alfred consegue convencer Janet Leigh ( Scarlett Johanson) de ser a musa de seu filme, reza a lenda que ele se apaixonava por todas as suas atrizes, mas o filme deixa claro que era um amor platônico e que ele não se relacionava de verdade com nenhuma delas. Há cenas simples mas que demonstram muito bem o jeito de Alfred, como quando ele fica feliz com jujubas dadas por ela.

As complicações das filmagens, o excesso de bebida do diretor e os surtos que tinha achando que via o louco que era personagem de seu filme , tudo está no filme! Sua secretária e faz tudo Peggy Robertson também está no filme, interpretada pela ótima Toni Collete, mostrando que estava com ele em todos os momentos, tanto os complicados como os legais.

Como todo grande gênio Alfred tinha suas manias mas o amor por Alma era evidente, ele sabia a importância que ela tinha em sua vida. A história é muito interessante e o Alfred do filme é um dos melhores atores ingleses em atividade: Anthony Hopkins (o eterno “Hannibal” ) que está irreconhecível, mas atuando como nunca!


Hitchcock não é um filme para somente fãs do diretor mas também para aqueles que gostam de cinema e que ainda não tiveram oportunidade de verem seus filmes. Acho impossível sair da sessão e não querer urgentemente assistir a um filme dele, vale a pena saber da história do diretor e assistir seus filmes.

No final é mostrado que o gênio ganhou apenas um Oscar pelo conjunto da obra um ano antes de morrer... o que é uma pena! Porque ele merecia muito!

12 comentários

  1. Conhecia o livro mas nunca parei para ver do que ele falava, nem sabia que tinha um filme dele e me sinto ainda mais leiga em dizer que não sei quem é esse diretor kkk Me pareceu uma história interessante, e também me passou uma impressão de ser uma biografia que não é um dos meus estilos preferidos de livro nem filme. De longe essa seria uma de minhas escolhas na locadora, mas com certeza vou lembrar da dica.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ainda... mas não tive vontade também. Vi o trailer, mas não chamou minha atenção... ahh.. sei lá.

    ResponderExcluir
  3. Não conheci a história desse diretor, e sei lá, esse filme não me atraiu também..
    Mas valeu pela dica! ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. não conhecia esse filme e gostei da dica, por incrivel que pareça não conheço o diretor e quem sabe agora me interesse por seu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi e li muitos elogios ao Alfred mas nunca assisti nenhum filme dele. E olha que quando era mais nova adorava ver filmes de terror. Quem sabe agora que estou mais velha possa me interessar por este filme né?!

    ResponderExcluir
  6. Quem não gosta? Achei muito legal esse filme, mas não tive oportunidade de ver ainda. O livro não cui muito chegada, até acho bom mas não é pra mim...

    ResponderExcluir
  7. Eu sou doida pelos filmes dele. O cara foi um gênio do cinema, isto é um fato. Já vi muitos filmes dele e fico surpresa a cada cena. Incrível como sendo filmes antigo ainda trazes coisas novas, não é à toa que é um estilo tão copiado. Muitas ideias já estão bem batidas, mas a originalidade é dele e ponto. Adoro e estou doida para ver o filme.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Shame on Me mas eu nunca vi nada do Hitchcock, embora saiba quem é e já tenha visto uma cena ou outra de Os Pássaros e Psicose ainda não parei p/ ver...espero que resolver isso logo hehehe

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Claro que já ouvi falar em Hitchcock, difícil não?
    Poxa, não sabia que Psicose foi filmeado em sua própria casa, que legal! Mesmo sendo para contar gastos, achei genial!
    Não tinha vontade de ler ou assistir esse filme mas, agora já começo a achar mais interessante...

    ResponderExcluir
  10. Assisti psicose esses dias - pra poder entender Bates Motel - e adorei.
    Quero assistir mais filmes dele, começando por pássaros, que todo mundo que viu disse que gostou.

    Agora tenho que assistir esse filme. OOH. a lista só aumenta.

    ResponderExcluir
  11. Ouvi falar muito bem desse livro!! Tanto para os fãs dele como para os fãs de cinema!! Fiquei chocada quando fiquei sabendo dessa história de que nenhum estúdio apoiou/quis fazer o filme e que Hitchcock fez por conta própria, o que no fim foi uma bela coisa por ele ter ficado com todo o lucro do filme! hahaha
    Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme, mas ele está, com certeza, na minha lista de próximos filmes para ver hahaa Como uma amante do cinema não posso deixar essa passar!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o filme, só o livro. Confesso que não conhecia o diretor, mas com certeza irei assistir algum filme dele urgentemente!
    Irei assistir este filme também, achei ele bem interessante.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!