Resenha: Pandemônio da @Intrinseca



Pandemônio
(Delírio – Volume 2)

Autora:
Lauren Oliver

Tradução: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Páginas: 304






Sinopse: 
— E qual era seu nome? — pergunto, e Graúna para de repente, de costas para mim.
 — Antes de você vir para a Selva — insisto.
Por um momento ela permanece parada. Mas então se vira.
— É melhor se acostumar logo — diz, com uma intensidade contida. 
— Tudo o que você era, a vida que tinha, as pessoas que conhecia… adeus.—  Ela balança a cabeça e completa, com um pouco mais de firmeza: — Não existe o antes. Só existem o  agora e o que vem depois.

Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções: pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares... inclusive de dentro.  



 O lançamento de Pandemônio era um dos mais esperados por mim neste ano.

De todas as distopias lançadas no ano passado, sem dúvida, o primeiro livro da série chamado Delírio foi o que mais gostei de ler.

A autora Lauren Oliver soube cativar e conquistar milhares de fãs com Delírio e sou ousada em dizer que a capa do livro também arrebatou outros tantos leitores que compram o livro só olhando a capa. Para quem gostou da capa azul metalizada de Delírio, também vai se apaixonar pela capa lilás que a Editora Intrínseca fez para Pandemônio. Linda demais!!

Se você ainda não leu Delírio, acho melhor dar uma parada nesta leitura e ler a resenha dele aqui e depois visitar outras postagens, pois com certeza esta resenha terá spoilers.

Quando eu recebi o livro, a expectativa de saber o que havia acontecido com o nosso casal fofo Alex e Lena era enorme e mesmo sabendo que Alex foi ferido quase que mortalmente no final de Delírio eu tinha a doce ilusão de que ele estaria lá no primeiro capítulo de Pandemônio, só para a minha alegria.

Mas logo no primeiro capítulo, o que encontramos é uma Lena assustada, desesperada e destruída. Os acontecimentos narrados são exatamente depois do final de Delírio e assim descobrimos como a Lena mesmo chocada com o que havia acontecido com Alex consegue usar suas poucas forças para sobreviver.

Agora que estou acordada e consciente, só quero dormir de novo. Pelo menos enquanto durmo posso sonhar que estou com Alex, posso sonhar que estou num mundo diferente. Aqui, neste mundo, não tenho nada: nem família, nem casa, nenhum lugar aonde ir. Alex se foi. 

Eu adorei esta Lena sobrevivente que amadurece no sofrimento e que se redescobre na Selva.

Não consigo chorar. Minhas entranhas viraram pó. Relembro sem parar aquele último momento, quando me virei e o vi de pé atrás da parde de fumaça. Em minha mente, tento voltar pela cerca e cruzar a fumaça; tento segurar a mão dele puxá-lo.

Alex, volte.

  A autora fez uma sacada legal ao escrever Pandemônio e alternou os capítulos narrando a história da Lena intitulando os capítulos com “antes” e “depois”. 

O “antes” nos conta a história da Lena na Selva conhecendo vários adolescentes Inválidos e os líderes que organizam a sobrevivência de todos num lugar inóspito e cruel. A cada capítulo do “antes”, percebemos como Lena é preparada para uma vida totalmente diferente do que a que levava.

"Antes de conhecer Alex, vivi quase dezoito anos acreditando piamente no sistema, acreditando cem por cento que o amor era uma doença, que precisamos nos proteger, que garotas e garotos devem ficar rigorosamente separados para impedir o contágio. Olhares, toques, abraços: tudo isso carregava o risco de contaminação. E apesar do contado com Alex ter me mudado, não dá par se livrar do medo imediatamente. Não dá."

O “depois” nos conta a história de uma Lena já reintegrada numa nova cidade, com uma nova identidade fingindo ser uma ‘curada’ e estudando numa escola.

Esta nova Lena, aprendeu a fazer parte da Resistência na Selva e não imagina que seu papel nos planos dos líderes é bem maior do que ela imagina.

Sua missão é ficar de olho num garoto fofo, lindo e totalmente gracinha chamado Julian que além de ser uma peça chave para o governo, é filho de um dos líderes mais nojentos e maus da oposição.

Numa reviravolta durante um evento realizado pelo governo, Julian e Lena são sequestrados e é aí que o envolvimento dos dois começa a ser vislumbrado.

Lena tem raiva de tudo o que Julian representa e Julian tem medo de tudo o que Lena representa...

Mas com o passar dos dias, os dois vão se conhecendo, deixando as barreiras caírem e vão se permitindo uma aproximação que levará a uma bela amizade e quem sabe o amor será capaz de curar duas almas tão sofridas. Há esperança no amor...não é?!

Os acontecimentos que se desenrolam com a fuga dos dois, nos deixam perplexos até o final do livro, pois a surpresa em cada elemento e momento é incrível e neste desenrolar muitas respostas a perguntas do primeiro livro são respondidas.

"Eu me afasto para olhá-lo, ainda abraçando-o pela cintura. Ele apoia a mão em minhas costas. Apesar de eu ter passado muito tempo na Selva, me ocorre de novo que é um milagre ficar assim com uma pessoa. Ninguém pode nos dizer que não . Ninguém pode nos mandar parar. Escolhemos uma ao outro, e o restante do mundo que vá para o inferno."

Mas a surpresa crucial está na última página e todo o amor que eu tinha pela autora Lauren Oliver foi jogado no chão, pois na hora eu tive um pensamento nada agradável sobre ela!! 

Como assim?? Como ela pôde fazer isso com a Lena? Afff...

Má, essa Lauren Oliver... muito má...

E claro que com este final, ela amarra... acorrenta... aprisiona os fãs de série e enlouquece a todos nós com a espera do próximo livro!!

 Beijocas,

Opa!!

Tá esperando o que para começar a ler a série??
Não perca tempo!!
Compre aqui!!

53 comentários

  1. Ainda não li Delírio apesar de ter comprado faz pouco tempo - tentando diminuir minha enorme pilha de não lidos -, mas também me apaixonei pela capa e sempre fui curiosa pela história (estava esperando abaixar um pouco o preço, confesso).
    Mas também li em outra resenha a respeito de toda essa mudança na Lea e me peguei pensando: será que vai ser bom? E agora que você falou dessa 'surpresa' no final, ai meldels, eu quero ler mais ainda HSAUHUHASUSHUH
    Vou ver se termino o que estou lendo e começo Delírio, ansiosa *-*

    thetheatredesvampires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler Delírio, estou com ele na minha estante e ia ler mês passado mas a pilha que chegou me deixou um pouco presa e sem escapatória então tive que adiar a leitura dele, agora nem sei quando vou ler, mas estou sem pressa porque com essa sua resenha fico com medo de ficar muito ansiosa pela continuação. Li o primeiro livro de uma série e estou surtando querendo a continuação, imagine esse kkkk Adorei a resenha e queria muito ver a capa, ainda não vi em lugar nenhum.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  3. AH NÃO!!! Spoiler! Spoiler! Spoiler!
    Preciso ler ''Delírio'' imediatamente! kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. SPOILER GENTE! NÃO POSSO!!! Oo
    Ainda quero ler demais esse livro, o primeiro foi muito bom e esse era muito esperado. Preciso saber o que acontece, mas se começar a ler resenhas vai perder a graça :'(

    ResponderExcluir
  5. esse livro é a continuação de uma das sagas mais comentadas. Delirio foi um sucessão e com certeza esse livro vai ser um dos melhores do ano!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa e ameeei o nome do livro!
    Não sei qual a relação com a história, pq não li os livros.
    Mas sei lá... palavra nova no meu dicionário. hehe

    :) http://naproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha, não li a resenha pois você alertou sobre possíveis spoilers, e como essa é uma série que quero muito ler, não acho uma boa pegar spoilers.
    Eu quero muito começar a ler Delírio, amo livros distópicos, e esse parece ser um dos melhores da atualidade. A capa é muito linda meesmo! Estou curiosíssima para ler a série!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Aaaah eu acho as capas desses livros LINDAS!!! Dá vontade de ler só por elas hahaha Mas, como sempre, deixo eles na minha lista de desejados pra quando tiver dinheiro comprar hahahahha

    ResponderExcluir
  9. Li Delírio e gostei, mas não achei td que as pessoas dizem, acho que me incomodei com o fato de td que ela atribui ao amor se na verdade efeito da paixão, afinal o amor é pleno e calmo...Mesmo assim fiquei bem curiosa para ler Pandemônio pela leitura do primeiro capítulo!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li "Delírio", mas mesmo assim li sua resenha - e não encontrei nenhum spoiler comprometedor, kk - Quando li o final da crítica, fiquei louco pra começar a série... sabe, ainda não surgiu oportunidade, mas quero muito começar a ler "Delírio", por causa das jorradas de recomendações que me lançam, e sua resenha só me fez querer mais ainda correr pra ler a série. "Pandemônio" parece ser uma ótima sequência, e pela sua resenha, não deixou a desejar...

    ResponderExcluir
  11. Não li Delírio então parei ai porque ta na minha estante para le-lo, amei demais essa capa sério, acho incrivel esses efeitos de escrita com foto e pra várias é lilás minha cor favorita, não vejo a hora de comprar esse pra ler Delírio e Pandemônio logo em seguida. bj Larissa Daiana

    ResponderExcluir
  12. Gente eu não li Delírio :( então parei no início do post.
    Mas como você bem disse Math, a capa do livro me arrebatou
    quando vi e por onde vi ele , era sempre muito bem recomendado, então imagino que o lançamento da continuação era muito aguardada por você também.
    Vou tentar ler ele, minha lista de leitura só cresce a cada dia.
    Beijos
    @Agda01

    ResponderExcluir
  13. Eu não li porque não quero pegar nenhum spoiler.
    Queria que a editora tivesse colocado uma capa diferente, parece tanto com o primeiro volume e posso não ta por dentro do significado da capa, mesmo assim acho que devia ser diferente sim. u.u

    ResponderExcluir
  14. Comprei Delírio numa promoção mês passado e estou desesperada para ler. Eu gostei muito da premissa da história, e aparentemente, o segundo volume da série também é genial.
    Acho que a autora realmente sabe o que está fazendo, porque apesar de usar alguns elementos "batidos" (ou clichês, como queira! rs), ela sabe inovar, sabe conduzir a história e deixar o leitor de cabelos em pé, loucos por uma continuação.
    É assim que espero ficar depois de Delírio e espero amar Pandemônio também.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Parei de ler a postagem logo no inicio porque nao li Delirio ainda (ainda bem que voce avisou que contem spoiler do primeiro livro)! Achei a capa parecida demais com o primeiro livro, achei linda! Espero poder ler Delirio rapido pra poder em seguida ler Pandemonio! bjao!

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li Delírio, eu estou com ele a minha estante a um tempão, mas eu estou tentando terminar a série Feios antes (tantas distopias boas ultimamente!) eu fui seduzida pela capa e a história e agora com a chegada dessa continuação eu preciso ler logo o primeiro! Apesar de que eu fiquei meio temerosa com o final...
    Adorei a resenha!
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
  17. Então não li o post todo porque ainda não li Delirio =/ ... ele ta todo lindo na minha estante ... só esperando eu lê-lo ... as capas são lindas!!

    bjuus

    ResponderExcluir
  18. Eu querida, tudo bem?

    Poxa, não é de hoje que eu to querendo comprar essa série. Sempre fico namorando o livro na livraria, mas acabo deixando de lado e levando outro. Quero mt ler delirio para poder ler Pandemônio. Minha vontade de ler veio de tantas resenhas positivas. Agora, concordo com o que já falaram aí em cima. A capa dos dois livros, Delirio e Pandemônio, são mt parecidas. Tb acho que podiam ter mudado!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho um caso de amor e ódio com os escritos da Lauren Oliver, e pelo que você diz na resenha, não estarei curada tão cedo... como assim ela faz mais uma maldade no final? E o Alex, quero saber dele!!!
    Preciso ler Pandemônio!

    bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Até hj não li nenhuma distopia. Acho que a série da Lauren é uma boa escolha, mas ainda tenho que ler Delirio pra poder passar pra esse. As capas são fantasticas, muito lindas.

    ResponderExcluir
  21. não vejo a hora de ler os livros, por isso não li a resenha apenas o inicio do post, a historia chama muito a atenção, o amor uma doença, imagina?

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li Delírio, mas são tantas pessoas elogiando que me sinto com a obrigação de lê-lo ainda mais endo fã de distopias como sou, acho que me encaixo no grupo de pessoas que se interessaram primeiramente pela capa, mas depois de ler a sinopse e e algumas resenhas meu interesse quase que quadruplicou, com uma premissa assustadora e com ma história envolvente, esses dois livros já estão em primeiro na lista de leitura para esse ano!

    ResponderExcluir
  23. Amei ler Delírio, também acho uma das melhores distopias que foram lançadas recentemente, junto com Divergente. Aguardo demais Pandemônio, acho que foi muita maldade da Lauren terminar o primeiro livro daquele jeito. Estou ansiosissima por conhecer o Julian, afinal, quase todo lugar dizem que ele é tão fofo (ou ainda mais) quanto o Alex. Por falar nele, ESTOU CHORANDO POR ELE NÃO APARECER TÃO CEDO!!! Como assim?! Só espero que ele não tenha surtos psicoticos nem seja "telessequestrado", como vive acontecendo com outros mocinhos da ficção (vide Peeta e Tobias).
    Amei a resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler! Ah, e gostaria de saber se a editora irá publicar ou disponibilizar de alguma maneira Hana, shortstory do ponto de vista dela. Eu já li em inglês (é cho-can-te, leiam), mas seria muito legal ter ela em papel, ou em arquivo traduzido, principalmente se for uma publicação com a capa linda, assim como Delirio e Pandemônio!

    Beijos

    Leticia Godoy
    http://animesheavenbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olaa!
    Ainda não li Delirio também. Tenho altas expectativas em relação a história, e acredito que vou adorar, achei o tema do livro muito interessante, chamou muito a minha atenção pq se trata de algo completamente diferente da nossa realidade, gostaria de saber como a autora desenvolveu isso. E Pandemônio parece ser de tirar o folego!
    Bejão!

    ResponderExcluir
  25. Eu não vejo a hora de ler também. Tentei ler em inglês e não consegui. Ai ler a sua resenha me deixou mais curiosa ainda para ler e para tentar saber o que acontece com a Lena. Me apaixonei tanto pelo tema dessa distopia desde quando li a primeira resenha de Delírio. Não estou aguentando mais esperar, estou enlouquecendo, mas por causa da faculdade decidi não comprar ainda. haha Duvido que eu vá aguentar muito tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu estou ansioso para ler o primeiro título da série. Ainda não li, então vou me privar de ler esta resenha... =P

    ResponderExcluir
  27. eu tenho o primeiro, mas acredita que eu não li?
    eu vi esse livro hoje na livraria e achei mega linda essa capa
    a história super chama a atenção
    nem tem como não querer ler
    já quero um pra mim *-*

    ResponderExcluir
  28. Ai meu Deus, tive que ler os spoilers, não resisti. Gostei do "antes" e "depois", alternando os capítulos... Cada vez fico mais extasiado pra ler esse livro, eu amo essa série e acho que vou adorar muito o segundo livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Tenho que ler Delírio logo, tá na estante!! Gosto muito da temática desta serie, e fico cada vez mais encantada quando a resenha é positiva.Minhas amigas falaram supeeer bem do Alex!!
    Lutar contra o sistema nem sempre é fácil, espero que Lena continue firme e forte!!

    ResponderExcluir
  30. Ainda estou traumatizada com o final de Delírio e quase tendo um treco e gritando de felicidade (gostei da última linha, muito, muito!!) com o final de Pandemônio, mas sinceramente, a Lauren é louca e quis matar a todos os fãs com esses finais!!! Como assim, cara?!?! Não pode, produçãão!!! hahah
    E não consigo gostar do Julian, mesmo todo mundo falando que ele é legal, ele não é o Alex, e eu não gosto dele! hahaha
    Nunca me identifiquei tanto com uma personagem como com a Lena, e não gostava de distopias até ler Delírio e aaaaah amo esse livro e o Alex! hsuhsuhsu
    Estou loooouca para ter Pandemônio logo, para ficar olhando para aquela capa p-e-r-f-e-i-t-a e decorando a última página, ler por ebook não é a mesma coisa que ter o livro em suas mãos e poder jogar ele na parede com as reviravoltas dessa série! hahahah
    Beijos, Gabi!

    ResponderExcluir
  31. Apesar de eu não ter achado Delírio tão maravilhoso assim, fiquei curiosa pra ler Pandemônio. Achei muito interessante a autora intercalar o antes e depois da Lena, parece que ficou muito bom.
    Claro que tb to super curiosa pra saber do Alex e pelo que parece esse vai me deixar mais ainda né!
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Já queria muito comprar! Agora quero mais ainda!

    ResponderExcluir
  33. Eu não li Delírio e nem vou começar a ler a série. Minha amiga já leu toda a trilogia e ficou com muita raiva do final da série. Por isso, passo essa série por hora.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  34. Eu to lendo delirio, mas confesso que não to gostando muito não e nem to animada pra ler a continuação. Sei lá, achei o livro parado, pelo menos onde to lendo e achei também os personagens achei também muito chatos, espero que mais pra frente melhore! Eu gostei da capa também, vi gente reclamando, mas pelo menos manteram o padrão. Fiquei curiosa com esse final rsrrs
    espero ler em breve, todos os dois!

    ResponderExcluir
  35. Nao pude ler a resenha por causa dos spoilers, mas tenho certeza que esta otima como as outras resenhas. *-*
    Estou super ansiosa para ler esse livro, o anterior é perfeito e sempre deixam com um gostinho de quero mais. *-*
    Assim que eu puder irei ler esse tbm. *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  36. a autora já deixou os leitores curiosos com a continuação e agora vc nos deixa doidos de vez, eu preciso muito ler....
    lorien_sephiroth@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Eu quero ler mais eu nao li nem o primeiro.

    ResponderExcluir
  38. Eu ainda não li o primeiro.
    Quero os livros da Lauren só por causa das capas.

    ResponderExcluir
  39. Li "Delírio" e gostei bastante. Parece que em "Pandemônio" tem bastante ação.
    E o "antes" de "depois" no livro dá uma ideia de como tudo se desenvolveu direitinho.
    Gosto muito da escrita da Lauren Oliver, pois deixa a história interessante, que você quer ler tudo logo para saber o que vai ocorrer.

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  40. Não li Delírio, mas está na minha lista de próximas leituras. Depois da sua resenha, fiquei curiosíssima para ler os dois livros! A Lauren Oliver me parece ser uma ótima escritora, apesar de não conhecer seu trabalho, mas confio bastante na Intrínseca, eles têm ótimos escritores!

    ResponderExcluir
  41. Parei de ler no momento em que você disse, SPOILER ! kk
    Sou louca para ler Delírio, realmente houve boas críticas a cerca do livro. A capa de Delírio é linda, foi o que me chamou atenção, e com Pandemônio não podia ser diferente. Procurarei comprar logo Delírio, e consequentemente Pandemônio! ;)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  42. Nossa não li ainda Delírio, e fiquei muito curiosa agora acho que vou gostar muito dessa serie, vou esperar ter todos pra ler junto, não aguento ficar esperando sair, leio logo todas as resenhas pra saber o que me espera.
    A capa é linda com a cor que amo combinando com a de Delírio.
    Quero muito saber o que vai acontecer no final do segundo livro rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  43. Curiosíssima!

    A leitura de acordo com alguns blogs que acompanho e pelas resenhas do Skoob é incrível! A capa já é por si só atrativa, e a narrativa tem concordância. Confesso que não li tudo quando você disse Spoiler, odeio o fato de saber algo antes de ler, no fim acabo procurando pela parte no livro. haha.

    Ótimo, estou ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  44. Ansiosa para ler,adorei Delírio e Pandemônio parece ainda melhor!
    Ainda tinha esperanças para Alex e Lena,mas esse novo personagem Julian já começou a cativar,a resenha me deixou louca.
    O que ela faz com a Lena no final???????Preciso desse livro já!

    ResponderExcluir
  45. Não li Delírio ainda, mas já estou sofrendo com sua resenha, é impressão minha ou haverá um triângulo amoroso??? Ah como eu sofro com isso srsrsrs. Agora sim estou surtando para ler essa série


    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
  46. "Eu quero levar o Pandemônio + os bottons para casa!"
    The Deliria Brasil

    ResponderExcluir
  47. "Eu quero levar o Pandemônio + os bottons para casa!" Liliana Vieira

    ResponderExcluir
  48. Tenho o livro Delírio aqui em casa e apesar de achar a capa MARAVILHOSA e gostar de distopias, eu ainda não tive vontade de pegar e lê-lo. Vou ver se adianto minha leitura porque fiquei, por incrível que pareça, mas interessada em pegar o segundo volume do que o primeiro. XD

    ResponderExcluir
  49. Ai gente eu li o primeiro livro e confesso que não curti =/
    Só achei que o final deu condições de melhorar e muito a série e fiquei aguardando ansiosamente a continuação..quando vi a capa quase chorei de tão linda que eu achei..os efeitos dessas capas são perfeitas demais
    O segundo livro parece bem mais interessante e emocionante que o primeiro..então vamos aguardar ;)

    ResponderExcluir
  50. Li o primeiro livro e amei! Fiquei bastante ansiosa pelo segundo livro, doida pra saber a continuação, o que aconteceu com a Lena, se o Alex irá voltar... Quero ler logo!

    ResponderExcluir
  51. Ai, Meus Deus! Quem leu Delírio sabe que aquele final é terrível, de um jeito bom e ruim ao mesmo tempo!

    Tudo o que eu quero saber é o que aconteceu com o Alex e lendo sua resenha parece que ele não aparece no livro? Será? Vou morrer de curiosidade desse modo!

    Mesmo assim quero ler Pandemônio para tirar minhas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  52. Ainda não li Delirio e espero ansiosamente por ganhá-lo antes da série começar....Gosto de livros narrados em primeira pessoa...

    ResponderExcluir
  53. Ainda não li Delirio,mas me apaixonei pela historia.Parece que as distopias reinam no momento,e eu estou gostando disso *-* Nossa eu li sua resenha para delirios e AMEI a historia,então percebi que já tinha lido algo sobre o livro,mas tinha esquecido!Como assim?haha e Sinceramente o tema me convenceu,principalmente a parte de que estou sofrendo de amor então TENHO que ler esses livro *-* Já é meu,licença que estou indo comprar o meu Delirio e aguardando o resultado pra ganhar meu Pandemônio.beijos
    Larissa Mussato

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!