Resenha: Extraordinário da @Intrinseca

Bom dia envenenados,

Hoje trago para vocês a resenha de um livro cheio de emoção!!

Com vocês...




Extraordinário

Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas:
320

Lançamento:
2013








Sinopse

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial.
Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.



O que significa a palavra extraordinário?

extraordinárioex.tra.or.di.ná.rio
adj (extra2+ordinário) 1 Fora do ordinário, que não é conforme à ordem; anormal.2 Que não se faz de ordinário. 3 Adicional. 4 Admirável, espantoso, grandioso. 5Muito distinto; insigne. 6 Excessivo. 7 Estranho, raro, esquisito, extravagante. 


Assim é... August!

Além de todos este adjetivos, August também é apenas um garoto de 10 anos que faz coisas comuns como andar de bicicleta, tomar sorvete, jogar bola e X-box. E ainda é apaixonado por Star Wars!

Apesar de se sentir e se achar comum como qualquer outro garoto, August sabe que para todos que o veem e também para sua família ele não é comum. 

O fato de ter nascido com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, faz com que sua vida não seja assim tão comum como ele gostaria que fosse.

"Eu sei que crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão."

Por causa desta síndrome, August nunca foi a escola. Na verdade, por causa de todas as intervenções cirúrgicas a que foi submetido, não pôde frequentar aulas normalmente. Mas agora sua vida mudou... as intervenções não são mais necessárias (por enquanto) e isso faz com que sua mãe o matricule numa escola regular para cursar o 5º ano do Ensino Fundamental.

É aí que nossa história realmente começa!

R.J. Palacio nos transporta para a vida de uma criança de 10 anos que além de extremamente inteligente, também é sensível e muito sofrido.

A autora com maestria narra a história pelo ponto de vista de nosso protagonista e de algumas pessoas que realmente fazem a diferença na vida dele e assim nos contam o desafio que é enfrentar os olhares de tantos desconhecidos aos mesmo tempo.

Cada personagem narra em primeira pessoa suas experiências e vivências e contam como o contato com August mudou o jeito como lidam com o mundo ao seu redor.

A cada relato vamos conhecendo um pouco mais de August, de seus pais, de sua irmã Via, de seus amigos, de seus inimigos e de sua escola.

E cada página vamos descobrindo junto com August que sua vida nunca mais será a mesma depois de conhecer e conviver com cada pessoa que é colocada em seu caminho.

O livro é dividido em 8 partes e os capítulos são bem curtos! Isso faz com que leitura flua de forma fácil e envolvente...

É muito difícil parar a leitura, já que a cada evento relatado você fica curioso para saber o que vem pela frente... qual a consequência da atitude que alguém cometeu!! 

Apesar de ser um tema delicado e até mesmo pesado e triste, a gente ri o tempo todo das situações narradas, mas também é fácil sentirmos as lágrimas rolarem em vários momentos durante a leitura.

O livro é encantador e o que mais me surpreendeu foi a importância que a autora deu a cada personagem.

O diretor da escola e os professores são de uma sensibilidade emocionante. E como a gente aprende a ser sensível e verdadeiro lendo os preceitos do Sr. Browne!

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

A meu ver... August consegue ser extraordinário porque tem pais extraordinários! Me apaixonei por seus pais e por sua irmã a cada parágrafo...

E é claro que ao longo do livro você acaba entrando em conflito com o 'por quê?' e o 'para quê?' de coisas assim acontecerem na vida de uma pessoa. Mas a própria autora nos traz uma resposta linda que talvez nos satisfaça...

"Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como com pais que amam cegamente. E uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. E um garotinho de voz grave que perdeu seus amigos por sua causa. E até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. O universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros."

Sabe de uma coisa... a gente está acostumado a ler livros de entretenimento o tempo todo. Quando nos deparamos com raras obras de arte como esta... temos que agradecer ao 'universo' pela oportunidade de aprendermos a ser pessoas melhores ao simplesmente ler um livro!!

É isso que Extraordinário faz com você... ele te dá a chance de ser extraordinário para alguém ou até para si mesmo!

Vou terminar a resenha com algumas palavras do Sr. Buzanfa (Eu e o August já rimos muito do nome do diretor da escola!! rs):

"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário? 

Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário! Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro esta frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza."

Se cada pessoa que ler esta resenha tentar, onde quer que esteja, sempre que puder, ser um pouquinho mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor. Não acham?


O livro será lançado em fevereiro e se puder... leia o mais rápido possível!! 
Você não se arrependerá!!

Beijocas,


Curiosidades

          R.J. Palacio estava em uma sorveteria, acompanhada de seus dois filhos, quando se aproximou de uma menina com uma grave deformidade facial. Assustado, o mais novo, de 3 anos, começou a chorar bem alto e o de 10 pareceu alarmado. Rapidamente, ela tirou os meninos de perto − não por eles, mas para não magoar a garotinha. A autora nunca mais voltou a vê-la, mas não conseguiu parar de refletir sobre o ocorrido. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina.”Aquela situação provavelmente se repetia dezenas de vezes por dia. Centenas, talvez. E o que ela poderia ensinar aos seus filhos para que eles pudessem entender e se portar melhor da próxima vez?


         
          Foi então que R.J. Palacio teve a ideia de escrever Extraordinário, eleito um dos melhores livros YA de 2012 pelo The New York Times e pela Amazon. Seu premiado livro conta a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e sofre bullying quando começa a frequentar a escola pela primeira vez. Prestes a começar o quinto ano, Auggie tem uma difícil missão pela frente: convencer seus novos colegas que, apesar da aparência incomum, ele é apenas um menino igual a eles. (Fonte: Blog Intrínseca)


27 comentários

  1. Que resenha mais linda. Taí um livro que normalmente eu não leria, pois por ser de temática mais infantil e com uma pegada tão triste, deixaria de lado. Mas gostei dessa parada de Ausgut tentar tirar sempre o lado bom das coisas. Vou ler, com certeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elimar, leia mesmo... você vai adorar!!

      O livro é emocionante e para nós professoras é bem reflexivo!!

      Bjs e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  2. RESENHA MARAVILHOSA!!!!! NÃO TEM COMO ESCREVER SEM COLOCAR O COMENTÁRIO TODO COM LETRA MAIÚSCULA.

    LIVRO EMOCIONANTE, HUMANO, E POR MAIS QUE NÃO SOU ADEPTA DE LIVROS COM ESSE GÊNERO ME INCENTIVOU A COMPRAR ESSE LIVRO.

    UMA RESENHA INSPIRADORA E HUMANA O LIVRO COM CERTEZA PASSA ESSES SENTIMENTOS, NÃO TEM COMO EVITAR E NÃO LÊ-LO.

    MUITO OBRIGADA PELA RESENHA E POR INCENTIVAR AMPLIAR MEUS HORIZONTES DE LEITURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paros você vai adorar!!

      Obrigada pelo comentário super carinhoso!!

      Beijocas...

      Excluir
  3. Putz!
    Taí um livro que adoraria ler e escrever sobre.
    É desse tipo de literatura que gosto. Sua resenha está E.X.T.R.A.O.R.D.I.N.Á.R.I.A., adorei!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Tania!! Você vai adorar toda a sensibilidade e amor incondicional que reconhecemos no livro!!

      Bjs e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  4. Maravilhosa resenha Math. Gosto muito de livros que nos fazem refletir sobre a natureza humano. Imagina como é a vida de uma pessoas com tal deformidade. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Resenha linda e inspiradora!Este, não costuma ser o meu tipo de leitura habitual, mas você fez com que eu sentisse vontade de conhecer o August, sua família e um pouco mais de sua vida. Como mãe, posso imaginar o quanto esta família sofre em ver seu filho sofrer diariamente. Assim que houver uma oportunidade irei ler o livro.
    Obrigado pela ótima dica Mah. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia eu ainda não sou mãe e me emocionei bastante... imagina você!!

      Vale a pena ler!!

      Bjs e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  6. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que resenha linda! Fiquei apaixonada pela mensagem principal do livro, dotada de uma sutileza incrível! Adorei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, obrigada pelo comentário!!

      Leia o livro... vc vai amar!!

      Beijos!!

      Excluir
  8. Adorei a resenha!!! Maravilhosa! E o livro parece ser excelente. Como sou mãe posso imaginar o que vive esta família! Não conhecia o livro... Vai pra lista... E vou comprar na minha p´roxima ida ao shopping!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu acho que você vai adorar este livro assim como eu!!

      Bjs e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  9. Ahhhh gente,vocês me matam com essas resenhas,estou emocionada com a resenha,imagina com o livro.. deve ser um daqueles livros que te marcam para a vida toda de tão emocionantes que são.. adorei a dica e nem que meu bolso grite muito eu vou comprar assim que lançar!!!

    bjsss

    Bianca
    http://www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, obrigada pelo comentário!!

      Meu bolso anda bem avariado também... mas este livro vale a pena!! rs

      Vc vai amar!!

      Beijos!!

      Excluir
  10. Lindo Math!!! Com certeza vou ler e indicar esse livro aos meus clientes!!!
    O mundo está precisando de histórias assim; que emocionem, que nos façam pensar e mudar nossas atitudes e pela sua resenha Extraordinário tem tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indica mesmo Nathy!!

      Todo mundo vai amar!!

      Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!!

      Excluir
  11. Oi Math

    Não conhecia esse livro, pelo menos não antes de ver a foto no seu Facebook mas me apereceu muito lindo!
    E claro..e emocionante! adorei sua resenha amiga! em breve pretendo comprar!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raffa obrigada pelo comentário!!

      Leia o livro... vc vai amar! É de emocionar mesmo!!

      Beijos!!

      Excluir
  12. Taí um livro que passaria longa da minha lista de leituras se não fosse por essa resenha. Sério, nunca imaginei que poderia ser um livro que emociona e que nos faz refletir.
    Colocando ele agora na minha lista de leituras e esperando poder ler o quanto antes!!!
    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, obrigada pelo comentário!!

      Leia o livro... vc vai amar!!

      Beijos!!

      Excluir
  13. Nossa, que delícia de resenha e de livro Math!

    Sem dúvida nenhuma o August já entrou para a minha lista de fofuras literárias sem nem mesmo eu ter lido "Extraordinário"! Acho que a história do bullying que ele sofre é muito comum entre várias crianças, mas não pelo mesmo delicado motivo que o dele. Como no caso dos filhos da própria autora, algumas crianças não fazem realmente de propósito, mas mesmo assim isso acaba magoando o pequeno (que, apesar de ter uma deformidade facial, é absolutamente igual às outras crianças).

    Imagino que diversos personagens devem ser cruciais na história, como o diretor da escola (que, por sinal, falou e disse sobre gentileza!) e os pais de August, que precisam de muita força para aguentar todos os perrengues e ainda passar segurança para o filho. E isso é incrível! Às vezes, enquanto nós reclamamos de uma pedrinha que entra no sapato da nossa vida boa, tem pessoas em situações muito piores aguentando calado, quem sabe até sorrindo.

    Esse livro ensinaria a muita gente diversas coisas boas, principalmente a gentileza e a valorizar cada coisinha que temos na vida!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, falou tudooooo!!!

      Precisamos agradecer a benção que é as nossas vidas e parar de reclamar tanto, né?!

      Obrigada pelo comentário!!

      Leia o livro... vc vai amar!!

      Beijos!!

      Excluir
  14. Nossa Math...
    Eu nem sei o que dizer depois da sua resenha.
    Vou tentar dar um jeitinho de colocar o livro na lista interminável de leitura.
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  15. Resenha perfeita, para um livro perfeito. Quando terminei de ler extraordinário, eu tinha uma vontade enorme de materializa-lo para poder abraçar o Auggie e ser sua amiga. Extraordinário é um livro que você tem NECESSIDADE de pedir que outras pessoas também o leiam. É um livro que todos devem ter em suas estantes... é um livro que te da um tapa na cara, pois vc se coloca no lugar de alguns personagens e imagina qual seria sua reação se estivesse no lugar dela. É um livro sutil e grandioso ao mesmo tempo.

    Amei o blog... parabéns.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!