Papo Envenenado: Nada se cria... Tudo se copia??


Existe um ditado popular muito famoso que diz: Nesta vida nada se cria... tudo se copia!

Esta semana vivenciamos alguns momentos inusitados onde descobrimos que para algumas pessoas este ditado é um estilo de vida importante...

Descobrimos que há algumas pessoas que preferem levar uma vida mais fácil e ao invés de criar... copia na cara dura... o que fazemos com tanto carinho e dedicação!

Isso mesmo... o Envenenadas pela Maçã foi vergonhosamente plagiado!

Isso me deixou extremamente triste...

Através da Gabriela (nossa amiga, parceira e blogueira do Ilusões Noturnas) descobrimos que as resenhas do Envenenadas estavam sendo copiadas e coladas em outro blog e pasmem... sem os devidos créditos!

Não sei se vocês leram o Sexta Envenenada da semana passada, mas a Tania introduziu sua coluna escrevendo alguns parágrafos sobre o assunto e o fez de forma magistral:

"Estamos de volta com mais uma Sexta Envenenada, neste espaço original, que pode até fazer citações, usar trechos dos seus livros favoritos, mas que dá crédito aos seus verdadeiros autores. Aqui, queridos Envenenados, queridos amigos, não usamos textos de outros blogs, criamos os nossos e, se por ventura, necessitamos de mencionar qualquer trabalho, que não seja criados por nenhum de nós, tenham certeza que a fonte será citada.
Isso porque, como verdadeiros fãs de livros e pessoas instruídas que somos, sabemos que plágio (substantivo masculino. 1- imitação; 2- apresentação por alguém de imitação de obra alheia – de outra pessoa – como sendo de sua autoria = Míni Houaiss – Dicionário da Língua Portuguesa) está previsto no artigo 184 do Código Penal, assim como a violação do direito autoral. 
O que fazemos aqui é escrever sobre nossas paixões (livros, filmes, teatro, moda), damos nossas impressões e, de certa forma, divulgamos estes trabalhos, mas ainda assim os textos são nossos. E pasmem, desconhecedores da Lei, mesmo os textos escritos em blogs, que para muitos são coisas de pessoas desocupadas (não fazem ideia do trabalho que dá manter um blog atualizado e original), são protegidos também. Assim, quando quiserem reproduzir algo, procurem se informar antes para que não estejam infringindo alguma Lei."


Apesar da decepção e da tristeza que sentimos... a equipe envenenada ficou encantada com o apoio recebido das amigas e parceiras queridas que também são blogueiras e que sabem o quanto de dedicação e carinho é depositado neste canto literário!

A Elimar do blog Alquimia dos Romances, escreveu um post PER-FEI-TO sobre o assunto que disse tudo o que deve ser dito e mais um pouco! Leia clicando aqui e comente!!

A querida Vânia do blog A Borboleta que Lê, também demonstrou seu apoio e sua indignação com a situação! Leia o post e comente!!

E outras amigas queridas se manifestaram no Facebook e nos deram dicas para ficarmos atentas a estes absurdos que acontecem na blogosfera!

Obrigada a Patricia Rodrigues e a Bianca Benitez pelo apoio também!

Por causa das manifestações e dos comentários deixados no tal blog plagiador... ELE FOI DELETADO!

Se as blogueiras não tivessem se unido e feito um estardalhaço... ele ainda estaria no ar! E pasme mais uma vez... há vários blogs por aí fazendo a mesma coisa...

Então, aqui vai um pedido a todos os amigos envenenados de plantão... DENUNCIEM! Se por acaso encontrarem nossas resenhas e colunas por aí... nos avisem por favor!!

Obrigada a todos que se indignaram conosco!!

O Envenenadas continuará fazendo um trabalho sério e original!

E se você tem um blog e está pensando em fazê-lo crescer as custas das resenhas e colunas de outros blogs... pare e pense!! Isso é crime e além disso é feio e desonesto...

Seja original e seja autor do seu próprio texto!

Beijocas!!

8 comentários

  1. Parabéns, amiga!
    Quando começarmos a denunciar e os copistas forem punidos talvez o número de situações como esta reduzam. Temos de ficar atentos, tomar precauções para proteger nossos textos e denunciar sempre, mantendo-nos unidos para acabar com isso!
    Beijos,
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!!! Mas coincidência a parte, agora mesmo estava falando com uma autora nacional que teve seu livro disponível para download, e estava bem chateada com isso.

    Em relação as nossas resenhas, temos que estar sempre cuidando, pq a menina deletou o blog e com certeza tem outro por ai, quem sabe um dia fizemos um estatuto das blogueiras????? Com esse aumento de blogueira mais que pobre que quer ganhar no bolsa família, acho que temos que ter critérios.

    E mesmo que o blog tenha colocado créditos, também temos que preservar o nosso blog, por exemplo, pegou uma resenha inteira e colocou créditos, 99% de quem lê vai comentar no post desse blog e não no da blogueira que fez, até a questão dos créditos temos que dar uma certa atenção.

    Para mim acho quem se garante não copia texto inteiro de ninguém, realmente faça o seu, no meu caso muitas vezes eu indico a resenha, coloco o nome do blog e o link para ler a resenha no próprio blog.

    Temos que reaver alguns conceitos sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. O problema é que a internet ainda é um território sem lei, parecido com o Velho Oeste Americano. Cada um faz o quer, e só para quando um grupo forte chega e se mobiliza para acabar com a graça. Ainda acredito que a dita cuja que montou o blog fraudulento esteja a espreita, pronta para abrir outro blog as custas da criatividade dos outros. É alguém que não só ignora as leis, como também faz pouco caso do imenso trabalho que dá ter um blog e levá-lo adiante. Mas estamos juntas! Ninguém pode achar que pode fazer isso e não receber a punição devida. É por isso que as blogueiras devem estar sempre unidas, porque o que aconteceu com a Gabi e com você Math deve se repetir aos montes. Mas estamos aqui para evitar algo semelhante. Bjs e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! E conte com o apoio do IN nessa batalha! Nós fomos vítimas dessa lamentável blogueira... Com algum esforço conseguimos vencer uma batalha. Mas não a guerra. Como vc disse muitos outros existem fazendo plágio e crescendo as custas de trablaho honesto! Temos de nos unir e tomar atitudes...

    ResponderExcluir
  5. Cheguei ficar arrepiada!!!!
    Maravilha saber q as blogueiras estão unidas nessa causa. Qualquer uma pode se tornar vítima.
    Não ter maior idade não é sinônimo para ser irresponsável. Bom saber q o dito blog foi deletado. Mas concordo com Elimar, essa pessoa deve voltar em breve, com um novo blog, fazendo "cara de paisagem", como se não tivesse culpa no cartório.
    Vigilância sempre, meninas. A união fez e faz a força!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho do Envenenadas e que a partir deste horrível possamos tirar a lição de que se nos unirmos somos fortes e podemos sim mudar a realidade!!!!

    Estamos de olho,mas como você disse continuaremos a fazer cada uma seu trabalho da melhor maneira possível,esperando que acontecimentos como esse sejam cada mais raros...

    Pots perfeito,como o da Elimar e do Vânia!!!!

    Vamos nos unir contra os que não sabem fazer e copiam de quem sabe!!!

    bjsss

    Bianca
    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, apoiadíssimo. É no mínimo imperdoável, mas comum.Damos um duro tentado o melhor pela leitura e literatura e ai vem alguém pra bagunçar. Sem essa, valeu .www.tribodolivro.com

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!