Sessão Pipoca Envenenada: "Argo"




Filme de hoje...



Título Original: ARGO
Título no Brasil: ARGO
Categoria: Drama
Direção: Ben Affleck
Roteiro: Chris Terrio, baseado na obra de Antonio Mendez e Matt Baglio
Elenco: Ben Affleck , John Goodman, Bryan Cranston, Tate Donovan, Alan Arkin
Ano de lançamento: 2012
Duração: 120 minutos
País: EUA
Maçãs: 

Quando a gente vê várias vezes o trailer de um filme parece que já estamos íntimas dele, certo? Ou até mesmo que já o assistimos. Foi assim com "Argo".

Argo é um daqueles filmes que você pode até saber parte a história mas na telinha tem um gosto a mais de emoção que lhe deixa tensa do início ao fim. 

Baseado no livro de mesmo nome escrito pelo agente da CIA Antonio Mendez (interpretado pelo sempre lindo Ben Affleck que no filme é chamado de Tony Mendez) Argo é a história verídica passada em 1979 quando o xá do Irã Mohammad Palavi foi exilado nos Estados Unidos para tratar um câncer e o atual presidente deles (ou xá como chamam) era o Ayatollah Khomeini.

O filme já começa no Irã mostrando os iranianos revoltados com o asilo político dado ao xá anterior e pedindo que os EUA o devolvam ao país de origem para que ele seja preso e condenado (leia-se morto).

As imagens de dentro da Embaixada americana na capital Terã, são tensas. Enquanto alguns nacionais aguardam para receber o visto, os funcionários nervosos tentam destruir documentos e combinam como fugir da situação sem virarem reféns. 


Na invasão da Embaixada mais de 60 americanos são capturados mas 6 funcionários conseguem fugir, dentre eles 2 mulheres que são casadas com outros 2 funcionários. Negados pelo Reino Unido e outros países, o Embaixador do Canadá é o único que aceita abrigá-los em sua residência.

Nos EUA Tony Mendez é convocado para uma reunião as pressas para ajudar no caso, pelo que mostra Tony é um agente da CIA focado no trabalho que mal tem tempo para seu filho pequeno e sua esposa.

Ao se reunirem Tony dá a ideia a seus superiores de se infiltrarem no Irã fingindo que vão filmar, assim eles os capturaria. A ideia que parece ridícula vira real, com passaportes canadenses em mãos falsos para cada um dos americanos fugitivos, ele vai a Los Angeles pedir ajuda de especialistas na área.

Destaque para as ótimas atuações de Alan Arkin como o diretor de cinema Lester Siegel e para o sempre maravilhoso John Goodman como John Chambers um famoso chefe de maquiagem e caracterização de Hollywood. Com roteiro pronto, passaportes e muita coragem, Tony embarca para o Irã.

As cenas que mostram a Embaixada tomada de rebeldes, torturando os americanos reféns e de crianças iranianas montando as provas de que 6 deles pelo menos fugiram é uma tensão só. Não se ouvia um pio no cinema a cada rosto que eles conseguiam reunir.

Na casa do Embaixador do Canadá a ansiedade é imensa, e eles recebem Tony com certa desconfiança se devem arriscar ainda mais suas vidas em uma plano estranho.

Argo é um filme ótimo e por diversas vezes você vai se perguntar porque os EUA não devolveram logo esse iraniano para salvar a vida de vários americanos? Política, só isso explica.

O final é muito emocionante, para quem pesquisar no Google vai saber se termina bem ou mal mas eu recomendo duas coisas: leia o livro antes - logo, logo tem resenha dele aqui para vocês - e se ainda não conhece a história e como ela termina, vá ao cinema e aceite a bela surpresa. 

Os créditos com as imagens dos envolvidos na vida real também é um belo presente para os espectadores. 

Argo é sem dúvida um grande filme!

2 comentários

  1. Estou querendo demais ver esse filme! Adoro essas histórias que fazem os personagens fazerem armações para se salvarem! Esperando a resenha do livro :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da indicação!
    Não pensei que era tão bom
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!