Papo Envenenado: Natal...


No Natal reunimos a família e nesta noite sagrada comemoramos o nascimento do menino Jesus e os lares se enchem de alegria na “reunião’ de entes queridos... não importa o parentesco, mas sim o momento.


A meia-noite do dia 24 de dezembro brindamos felizes a chegada do dia 25: oficialmente o dia do Natal! 

As crianças (e os adultos...) abrem os presentes e a farra das caixas e dos papéis espalhados são vistos por todos os lados. Os sorrisos são vislumbrados a cada instante, afinal nada mais esperado do que receber os presentes, os pedidos foram feitos e as cartinhas enviadas, segundo consta nas histórias que perpassam as gerações, Papai Noel trabalha dia e noite para que as crianças recebam seus presentes.

Todos os anos esta data se repete e seu encanto parece infinito. Isso é magia de verdade, que a todos contagia!

Ao longo da minha vida aprendi que existem momentos únicos e que devemos viver com fraternidade e amor, bem como acima de tudo não medir esforços para reunir os familiares.

Escrevo isso porque tenho lembranças da minha infância... das noites natalinas na casa da minha avó materna, querida vó Romana, e do meu tio, Hudson, chegando vestido de Papai Noel. Nossa... doce recordação daquela época! Relembro a casa cheia e da alegria que pairava no lar e é disso que estou falando... de estar em família.

Há alguns anos esta data é realizada em minha casa e com enorme prazer dou continuidade ao ensinamento de minha avó, sábia, que muito ensinou a valorizar estes momentos. Faço questão de citar minha paixão e admiração por ela que, atualmente, aos 102 anos, ainda me ensina que a vida só vale a pena quando temos a capacidade de perpetuar antigos hábitos.

Sabemos que nos dias atuais os rituais escapam com facilidade, por isso “fazer questão” é uma expressão valiosa. 

Que todos possam ter boas recordações desta data em suas memórias e que perpetuem o “ensinamento” de celebrar esta data.

Pra você leitor, meus votos de Feliz Natal!!!!

Que Papai Noel lhe dê o maior e melhor presente: a vida!!!

Cristiane Cunha / Dezembro 2012


2 comentários

Destile seu veneno, comente!