Sessão Pipoca: As Palavras

Filme de hoje...




Título Original: The words
Título no Brasil: As palavras
Diretor: Brian Klugman e Lee Sternthal
Roteiro: Brian Klugman e Lee Sternthal
Elenco: Bradley Cooper, Dennis Quaid, Jeremy Irons, Zoe Saldana, Olivia Wilde
Duração: 97 minutos
Ano de lançamento: 2012
País: EUA
Maçãs:


O filme começa com Clay Hammond (Dennis Quaid) – um escritor cinquentão – se preparando para fazer uma leitura de seu livro, a sala lotada como a de um cinema para estreia de um blockbuster ouve atentamente a parte 1 de seu livro. Na plateia se destaca uma linda moça que encara ele o tempo todo – Olivia Wilde, no papel de Daniela – dessa cena pula para a história que ele narra.

O famoso e jovem escritor  Rory Jansen (Bradley Cooper)  ganha um prêmio pelo seu livro best –seller, ao ser ovacionado pela plateia e sai do evento com sua esposa apaixonada Dora (Zoey Saldana). Ele não percebe a presença de um homem que observa eles entrarem no carro debaixo de uma forte chuva.

O homem em questão não tem nome durante o filme inteiro, maravilhosamente interpretado por Jeremy Irons, o tal homem entra em quarto de hotel onde abaixa a cabeça e corta para outra cena.

O que vemos então é uma volta ao passado, onde Rory é um aspirante a escritor que não consegue emplacar seu livro, sem trabalho há dois anos, ele vive de pedir dinheiro ao pai que já não aguenta mais o filho tendo o sonho de ser escritor mas sem demonstrar nenhum sucesso. Dora, a esposa, parece sustentar a casa dando aulas, apoia o sonho do marido que não se cansa de ouvir não dos editores. Um belo dia, ele vai até uma reunião onde parece que vai ouvir um sim, mas o tal editor diz que o livro apesar de bem escrito não tem público no momento para ser lançado por um autor desconhecido.

Rory então decide ser auxiliar de serviços gerais em uma agência, onde sonha com na hora certa apresentar o livro para os editores com os quais trabalha. Pouco tempo depois, o casal se casa de verdade e vão passar a lua de mel em Paris, onde em uma loja de antiguidades ele ganha da esposa uma pasta velha para guardar seus textos.

Já de volta a Nova York, Rory mexe na pasta e encontra um texto muto antigo, datilografado e resolve lê-lo, ele se depara com um texto lindo, pensa um pouco e o digita no computador, sem mudar uma linha que seja. Ao chegar em casa um dia, sua esposa diz que leu sem querer seu texto e emocionada pede para que ele tente publicá-lo que nunca leu tantas palavras lindas vindas dele.

Sem pestanejar, Rory toma o texto como se fosse seu, ao mostrar ao editor do local que trabalha, tem a mesma opinião, que o texto é divino e precisa ser publicado.

Rory então se torna um escritor de sucesso com o texto de outra pessoa que ele nem sabe quem é.

Corta para o presente, Clay Hammond termina a leitura e flerta com Daniela, uma estudante que quer saber mais sobre a vida dele e o livro.

O segundo capítulo do livro lido conta o restante da história, sobre quem era o tal velho que persegue eles, sobre o que acontece com a mentira de Rory e sob quais são as consequências sobre essa decisão em sua vida.

“As palavras”é um filme sobre ética, sobre nossas escolhas e o quais as consequências de nossas atitudes .


O final é perfeito e saí da sala de cinema com minha mãe imaginando como um filme tão bom pôde ter sido tão pouco divulgado. 
Para quem ama ler, vai adorar esta linda história de amor com um toque de... até onde você iria para realizar seus sonhos?

Assista!! ;-)

2 comentários

  1. Antes de assistir queria ler o livro, parece uma história interessante. Amo esse blog. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super interessada na história ... quem sabe não uso meu ingresso Cinemark para assisti-lo!!!!

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!