Resenha: Viva para contar

Viva para contar
Autora: Lisa Gardner
ISBN: 9788581630168
Editora: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Número de páginas: 479













Sinopse:

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. 



Lisa Gardner era um nome que eu nunca tinha ouvido falar. Azar o meu. No momento que li a sinopse, fiquei completamente interessada em Viva para Contar, que a Novo Conceito lançou por aqui. Poucas vezes entendi tão bem o sentido de precisar ter um estômago forte para ler algo. 
Viva para contar relata a vida de três mulheres, que apesar de inicialmente não ter nada em comum, terão suas vidas entrelaçadas pela tragédia. D. D. Warren é um investigadora policial, cujo atual caso é sobre a morte de uma família inteira e o principal suspeito é o pai. Danielle Burton é um enfeira, que há anos trabalha na ala psiquiátrica de um hospital infantil. Victoria Oliver é uma mãe separada e totalmente dedicada ao filho. 

De todas, a história pessoal que mais me choca, assusta e me causa desconforto é a de Victoria. A primeira aparição dela no livro é assustadora, para dizer o mínimo. Foi tão forte o impacto que tive que parar, respirar fundo e reler o capítulo inteiro, na esperança de que eu tivesse entendido algo errado.  

Danielle, por sua vez, também carrega seu próprio fardo. Aos nove anos de idade, viu o pai matar toda a sua família e depois se matar, poupando apenas ela. Mesmo tendo se passado longos vinte e cinco anos, ela ainda tem dificuldades em superar o crime e por conta disso, se entrega completamente ao trabalho com as crianças.  

D. D. é uma mulher que se dedica cem por cento ao trabalho na polícia, e ela ama o que faz. Entretanto, a idade e a falta de uma família começam a pesar, principalmente depois que ela encontra um ex-caso, agora casado e com uma filha pequena. Parece que falta algo em sua vida. 

O assassinato das famílias Harrington e Laraquetti acaba jogando a ala pediátrica onde Danielle trabalho no centro das investigações, e com isso, arrasta as três mulheres para essa história. É claro para todos os envolvidos que algo muito ruim voltará a acontecer, e também é responsabilidade das envolvidas impedir que isso aconteça. 

A personagem mais fraca da história talvez seja D. D., apesar de gostar bastante dela. Danielle, quando deixa que toda sua história de vida apareça, choca com seus relatos. E Victoria, acho eu que foi quem mais perdeu. Suas escolhas, apesar de terem as melhores intenções, foram completamente equivocadas, e ela é responsável por seu próprio sofrimento. 

Apesar do tema pesado e dos questionamentos que ele trás com ele, Lisa sabe perfeitamente conduzir a história de forma a prender o leitor. E inclusive, por mais estranho que nos pareça, deixa com um gostinho de quero mais. Se você ainda não conhece o livro e tem estômago para uma leitura desconfortável, comece a ler já.


7 comentários

  1. Oi Renata!
    Logo que recebi esse livro fiquei empolgada para lê-lo, mas depois que percebi do que se tratava a história fiquei com receio de não ter estômago para isso. Quem sabe em um outro momento.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Oi! Estou bem curiosa, a sinopse e sua resenha, além de outras que já li, mostram que o livro prende. E que é eletrizante.

    abraços,
    Luciana

    vem me visitar: Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  3. Nossa... acredito que não tenha força suficiente para uma leitura dessas... desde que vi a capa senti que esse livro talvez não fosse muito indicado para mim... mas depois da sua resenha fiquei curiosa, quem sabe eu não o leia mais para frente..kk
    beijinhos flor

    ResponderExcluir
  4. Uau! Exatamente o tipo de leitura que gosto: Chocante, interessante e eletrizante kk! Agora fiquei mega curiosa pra ler esse livro.
    Onde eu ver ele, eu compro!

    ResponderExcluir
  5. Livros assim me interessam, essa coisa cheia de historia, uma historia tensa e que te conquista.
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros policiais bem pesados e aparentemente esse deve ser um desses. Nunca tinha ouvido falar de Viva para contar antes e deve ser surpreendente. Um dos meus. ;) HAHA
    Adorei sua resenha. Beijos. ;*

    http://thebookisontheshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece muito bom
    Não li ainda, mas quero muito.
    Não imaginava que ele fosse tão bom assim ^^
    Adorei a resenha, vai pros desejados no skoob xD

    Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!