Resenha: 'O Mundo de Downton Abbey' da @Intrinseca




O Mundo de Downton Abbey
Jessica Fellowes
Págs. 304

O sol nasce por trás de Downton Abbey, uma casa grandiosa e esplêndida em um terreno grandioso e esplêndido. A casa parece tão segura de si que dá a impressão de que o modo de vida que ela representa irá durar mais mil anos. Mas isso não acontecerá.

O mundo de Downton Abbey é o guia oficial das duas primeiras temporadas da série televisiva que virou uma verdadeira febre na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ao contar a história da aristocrática família Crawley e seus criados, em uma suntuosa residência campestre da Inglaterra. 

Além de encantar os fãs com fotos exclusivas de bastidores, depoimentos dos atores e da equipe técnica, o livro oferece um retrato muito vibrante daquele período de grandes mudanças (1912-1919). Cada capítulo trata de um tema, como vida familiar, romance, sociedade, criadagem, guerra, e é caprichosamente ilustrado com fotos antigas, artigos de jornal, partituras, anúncios e muito mais. 
Tudo para permitir que o leitor conheça melhor o contexto dos acontecimentos da trama, descubra os personagens reais que serviram de inspiração para a ficção e se encante com saborosos relatos da época.
“O Mundo de Downton Abbey” é um guia maravilhoso da série de TV. Quem assiste a série, certamente ficou encantado com a história, o figurino, a decoração e o cuidado com que ela é feita. 
Pois bem, é da mesma forma que você vai olhar para esse guia, produzido de forma cativante por Jessica Fellowes, sobrinha de um dos criadores da série.
Com um prefácio que é basicamente uma explicação da criação da série ao mesmo tempo em que pode ser facilmente vista como uma aula de história, Julian Fellowes abre seu coração para introduzir o livro sobre a série que criou.


Dividido em nove capítulos – Vida em Família, Sociedade, Mudança, Vida no Trabalho, Estilo, Casa & Propriedade, Romance, Guerra e Bastidores –, Jessica expões as várias nuances de cada um desses assuntos. Ela faz uma passagem por todos os personagens da série e como eles se encaixam em cada tema abordado.

Downton Abbey é mais do que uma série, é o retrato de uma época que está em transição. Que apesar de estar respirando ares de modernidade ainda está completamente costurada nos costumes culturais de uma sociedade prestes a entrar em colapso.

“Sinto muito por você não ter recebido mais convites. Mas, depois de quatro temporadas, uma moça é menos uma debutante do que uma sobrevivente.” (pág. 213).

Fico feliz que a Editora Intrínseca tenha mantido toda a beleza do guia na versão brasileira, com o cuidado de deixá-lo igual ao original, com a capa dura e as páginas trabalhadas uma a uma. 

A arte do livro é linda, só isso já dá vontade de ficar agarradinha com ele. Cheio de fotografias da série, é um deleite para os olhos.

De certa forma, se você nunca viu a série e é um desses fanáticos anti-spoiler, recomendo que veja a série antes. Fatalmente o livro te trará uma série de informações que fará você arrancar os cabelos quando assistir a série. 

Mas se você não se importa com isso, não perca tempo. Corra já para um exemplar do livro e deleite-se nessa história ótima.

“E quem vai acreditar nas palavras de um lacaio contra as de um dique? Se você não tomar cuidado, vai parar atrás das grades.” (pág. 223). 

Um comentário

  1. Oláá! Visita http://www.brilhandoemeioastrevas.blogspot.com.br/ e segue que eu te sigo de volta. Beijãão! Amei seu blog *--*

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!