Significado do Ócio


Ócio: Tempo de que se pode dispor; descanso, repouso; vagar. 
Preguiça. Ociosidade. Fonte: Dicionário

Este é um convite para você refletir sobre o tempo
que dispõe ao “ócio” em sua vida.
Sim! É isso mesmo...

Hoje em dia há quem sinta culpa quando está sem fazer nada
ou quando está fazendo apenas o que lhe dá prazer,
mas vale lembrar que, às vezes, fazer nada é fazer muito;
é olhar para si mesmo, enxergar o mundo com um olhar menos apressado,
mais contemplativo.
“Um momento para chamar de seu!”

Se você ainda não se permite durante a semana ter um tempo para dedicar
a algo que lhe dê prazer, fica o convite:
“Tente! Experimente!”

Planeje minutos preciosos para relaxar, esquecer os problemas
e recarregar as energias.
Trata-se de momentos do dia em que aplicamos nosso tempo
para fazer somente o que temos vontade:
ler, escrever, pensar, recordar, planejar, ouvir música, assistir filme,
ver fotografia, praticar esporte, viajar ou SIM – PLES – MEN - TE não fazer nada!!!

Vamos dar aos momentos de folga seu valor real, revigorador!
Dê algumas “escapadas” e saia da rotina,
Invente... Faça diferente!
Permita-se ter “momentos de ócio”, acredite:
o retorno positivo para sua vida será incalculável!

Momentos de lazer também exigem planejamento.
Dedique-se a eles; todos nós merecemos uma pausa.

                          Cristiane Cunha Braga – Outubro 2012

13 comentários

  1. Ai... preciso dar mais valor ao ócio na minha vida!!

    Por que a gente se cobra tanto?? Se acabamos de fazer algumas coisa, já estamos pensando na próxima tarefa a ser realizada...

    Adorei o 'papo' de hoje Cris!!

    Momento de parar e planejar o ócio nosso de cada dia!! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário... por vezes tenho me dedicar pelo menos um "tempinho" para praticar o que me dá prazer.
      Bjks

      Excluir
  2. Eu estava conversando semana passada isso com minha professora de literatura. Acho que o Ócio é super importante. Eu mesmo reservo um tempo do meu dia apenas para... nada!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas você está no caminho certo, que bom! Eu também adoro reservar momentos para não fazer nada. É justamente o momento de estar em contato comigo mesma, muito bom!
      Abraços.

      Excluir
  3. Eu nunca deixo meu tempo de ócio de lado, rs. Acho que isso é muito importante, dedicar um tempo para nós mesmos, até porque ajuda em nosso auto conhecimento. Às vezes tiro meu dia todo para escrever, ou simplesmente fazer nada, só encher minha cabecinha com pensamentos babacas. Faz um bem pra mente, que só quem tem esses momentos pode saber ^^

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Caroline, isso ai! Continue dedicando seu precioso tempo para fazer coisas que lhe deem prazer. Assim... somos mais felizes! com certeza. Bjs

      Excluir
  4. Oi cris

    Nunca me senti culpada por estar de bobeira porque são muito raros esses momentos.Esse ano mesmo eu não tive férias...por isso não me culpo desses sagrados momentos e os curto intensamente. Uso meu tempo livre para ler , para refletir, para ficar no computador..rs

    De jeito algum podemos nos sentir culpadas

    amei o texto

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Faz tanto tempo que não pratico o ócio criativo, que chega a me entristecer... A vida da gente é tão atribulada que não encontramos tempo para mais nada. Até ler que é o maior prazer que tenho está dificil. Mas estamos na luta... Sempre...

    ResponderExcluir
  6. Meu ultimo momento de ócio foi no feriado do dia 12, passei o dia todo na cama lendo... tem coisa melhor?


    Precisamos fazer isso mais vezes ... falta tempo para fazer isso ^^'

    ResponderExcluir
  7. Sou totalmente a favor do ócio criativo.
    Minhas melhores ideias ocorrem de madrugada, qdo estou ferrada no sonho.
    O ócio pode ser muito bem aproveitado.

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos estamos precisando de mais ócio na vida... Apesar de que preguiça eu já tenho de sobra, só não posso curtir muito ela né hahahaha

    Mas realmente eu estou precisando dedicar um tempo a leitura, que é algo que faz parte da minha vida de forma intensa. Com a correria da faculdade não estou lendo nada e isso me irrita de tal maneira que é só olhar para a pilha de livros que me dá vontade de chorar! :(

    Vou me espelhar neste post e organizar minha vida para ter um tempinho de ócio só para mim!!!! :D

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho tido esse momentos para mim.... E estou adorando...elessao extremamente necessários!!!

    ResponderExcluir
  10. a gente se cobra tanto que acaba se extressando né

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!