Resenha: 'O Primeiro Dia' de Marc Levy





O Primeiro Dia

Autor:Marc Levy
Editora: Suma de letras
Páginas: 368
Lançamento: 2012








Sinopse:

Ambiciosa e apaixonada, a arqueóloga Keira comanda uma escavação no Vale de Omo, na Etiópia – e, quando uma tempestade de areia destrói o local, se vê obrigada a retornar à Europa. Mas traz consigo um estranho pingente, que recebeu das mãos de um menino etíope. Em Londres, disputando uma bolsa de pesquisa, seus caminhos se cruzam com o de Adrian, um renomado astrônomo – e seu ex-caso, de muitos anos atrás. Numa visita ao apartamento dele, ela esquece lá o pingente, acendendo em Adrian tanto o interesse científico pela origem do artefato quanto o amoroso por sua dona. Logo se tornará claro para o casal que eles não são os únicos interessados no pingente, e que há gente disposta a tudo para consegui-lo. Keira e Adrian partem numa viagem que os levará a vários continentes, seguindo mapas traçados a partir das estrelas e pistas enterradas no solo. E sua meta é achar a resposta para perguntas que intrigam a todos desde o início dos tempos.




O primeiro encontro aconteceu na faculdade... ele supervisionando o último exame da turma e ela comendo o papel que continha (ou não) sua cola.

Assim começou a relação intensa e apaixonante de Adrian e Keira!

Só que tudo que é bom dura pouco e eles acabaram seguindo caminhos diferentes. Ela segue sua carreira como arqueóloga no Vale do Omo, Etiópia, tentando encontrar o primeiro homem que habitou a terra. E Adrian no Atacama pesquisando onde começa a aurora.

" - Está vendo, não temos muito o que lamentar - disse ela. - Comigo escavando o chão e você observando estrelas, realmente não fomos feitos um para o outro." (Pág. 133)

Por obra do destino, ou do acaso, seus caminhos se cruzam novamente em Londres quando os dois disputam uma bolsa de pesquisa para poderem voltar aos seus respectivos estudos.

Ambos foram afastados por sofrerem acidentes durante as pesquisas.

O que eles não percebem de primeira é que o pingente que Keira carrega em seu pescoço, presente de um menino etíope que ela cuidou enquanto esteve lá, vai uni-los para a aventura mais incrível e apaixonante de suas vidas.

"Há dias que parecem se iluminar com coisas pequenas, insignificâncias que nos deixam incrivelmente felizes; uma tarde bisbilhotando brechós um brinquedo que surge da infância (...) uma mão que agarra à nossa, um telefonema inesperado de alguém (...) " Pág. 142

Paralelamente a aventura do casal, somos apresentados a uma organização composta por 13 países, entre eles o Brasil representado pelo Rio de Janeiro, que décadas atrás também fez uma pesquisa encontrando um objeto que gerou boas discussões...

"(...) E foi por isso que vocês todos me aposentaram. Para não serem obrigados a olhar num espelho. Você se acha um homem direito por ir à igreja aos domingos, depois de ter frequentado o puteiro no sábado?" (Pág. 220)

Cheio de ação e com uma pitada certa de suspense "O primeiro dia" é mais que um livro de romance, é uma viagem por cidades, conhecendo fatos incríveis sobre como surgiu o mundo.

Marc Levy me conquistou! (Sim! Esse é o primeiro livro que leio dele!)

O autor soube dosar os sentimentos que podem tocar o leitor... confesso que passei duas horas tentando entender ‘o por quê’ desse final.

A continuação, "A primeira noite", chega às livrarias nessa primeira quinzena de outubro prometendo uma leitura ainda mais emocionante!!!

Finalizo essa resenha com o book trailer e espero que leiam e se apaixonem por ele também...



Beijos,


14 comentários

  1. Oi Nathy, estou participando do BT do livro e não vejo a hora de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do Marc Levy, mas vejo tantas resenhas positivas sobre o trabalho dele que estou bem curiosa. O enredo de O Primeiro Dia me chamou muita atenção. Gosto bastante desse tipo de história, com aventuras e descobertas de mistérios. E com uma dose de romance, que não faz mal a ninguém. Podemos aguardar por mais “amor” e aventuras no próximo livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li e não tenho nada do Marc Levy, estava pensando por qual começar. E acredito que O Primeiro Dia Seja o escolhido pelo detalhe dos fatos incríveis sobre como surgiu o mundo. Eu andei lendo as resenhas dele, e esse assunto como foi abordado me super interessa =]

    Boa Resenha Meninas!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  4. Li Encontrar você de Marc Levy, e amei,qro me encantar de novo com outras criações dele, viajar por 13 países se sair de casa! e pelo visto este não deixa nada a perder!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse autor, me parece interessante. A capa é linda e o Book Trailer é legal :]

    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum dos livros do autor, mas estou inscrita em um book tour de O primeiro dia e muito ansiosa por ver chegar a minha vez de ler.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Marc Levy e vejo comentários ótimos a respeito dele.
    Achei super interessante a história! Parece ser muito boa! *-*
    Vou ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Marc Levy e, desde que o livro foi anunciado, gostei dele. Quero muito ler o livro e gostei de sua resenha. Espero bastante dele e estou ansioso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathy,

    O livro deve ser sensacional, tramas que envolvem artefatos antigos, romances intrincados, e lugares exóticos sempre nos transportam, claaaro que vou ler, ótima resenha.
    Bjkissss!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro do autor, mas li ótimas resenhas e comentários sobre os livros dele, principalmente os livro dessa série. Adorei a sua resenha sobre ele, já pela sinopse e resenha o autor me deixou super curiosa e espero em breve ler os livros e também poder dizer "Marc Levy me conquistou".
    Parabéns pela belíssima resenha, adorei.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e acho que esse livro deve ser muito bom, eu adoro livros de aventura e se tiver suspense é melhor ainda *-*
    Bastante ansioso pra poder lê-lo, apesar de nunca ter lido nada do Marc Levy sinto que o estilo dele me agrade :)

    ResponderExcluir
  12. Excelente,livros desse tipo sempre me fascinam. Quem não adora aventura e mistério né? Estou participando da promoção e cruzando os dedos!

    - Desconstruindo as palavras -

    ResponderExcluir
  13. Não conheço esse autor, mas parece um livro gostoso de ler, pra descontrair. Que bom que vc curtiu a leitura!

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  14. também não li nada desse autor, mas me interessei bastante por esse livro, diferente dos outros que não despertaram meu interesse. Adoro livro assim de misterios, onde existe uma busca por algo, visita a vários países e tal, amo mesmo, tanto livros e filmes, o que foi o que mais me atraiu nele. Também gostei do romance, nao sabia que eles se conheciam assim. espero ler e ver o reencontro deles em breve, ainda bem que a editora vai trazer logo o 2 *-*
    Bj

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!