Doce Veneno #5: 'Maria-vai-com-as-outras'



Boa noite, envenenados!

Mais uma semana chegando e trazendo junto mais um post dessa coluna. Dessa vez, retomando ao ponto de onde partimos, vamos comentar sobre algo que tomo mundo conhece, ou porque tem uma amiga assim, ou porque já teve seus próprios momentos. 

O assunto de hoje é a conhecida Maria-vai-com-as-outras.



Doce Veneno: Maria-vai-com-as-outras

Sim! Quando disse que Maria-vai-com-as-outras é um tipo que todo mundo conhece ou que já foi em algum momento, não estava mentindo. E é fácil identificar também. 

Apesar de acreditar que não preciso explicar como ela se caracteriza, irei resumir assim mesmo. As Marias são aquelas que têm uma opinião diferente para cada amigo que está falando. Exemplo clássico: Quando vê uma resenha elogiosa num blog, ela elogia também, diz que amou o livro – ou que está louca para ler –, e que concorda com tudo. Mas, dois dias depois, ao ver uma resenha negativa do mesmo livro em outro blog de conhecidos, mete o malho na história.

Algumas vezes, as pessoas fazem isso porque gostam de ambas as blogueiras e, para não ficar mal com nenhuma das duas, concordam com ambas, mesmo que as opiniões sejam diametralmente opostas e que ambas não seja a dela. Antes de só julgarmos, vamos fazer um contraponto: Honestamente não sei o que passa na cabeça das pessoas, mas acredito que isso seja feito apenas por acreditar que se você fizer um comentário contrário na resenha, a blogueira deixará de te dar atenção e tudo mais.

Gente, não façam isso com vocês. Sejam fiéis às suas opiniões, valorizem o que têm a dizer. Porque se você tem medo que uma opinião contrária te deixe mal com A ou com B, está enganado. 

Uma boa blogueira respeita muito mais as opiniões criteriosas – contra ou a favor da sua – do que aquelas puxa-saco. Não se importe apenas em sair bem na foto, importe-se em ser coerente. Eu mesma, quando faço uma resenha elogiosa a um livro e vejo que alguém concorda de pés juntos comigo mas no blog de uma colega detona o mesmo livro, concordando com a autora da resenha, fico extremamente chateada. E aí sim essa pessoa perde pontos comigo... Eu deixo de dar credibilidade ao comentário dela. Uma pena!

Mas eu não acredito que a Maria-vai-com-as-outras seja uma pessoa má ou que faça isso para magoar alguém. Sinceramente, acredito que ela tenha a melhor das intenções ao concordar com todo mundo, que seu objetivo seja não magoar e não se indispor com as pessoas. 

Eu entendo, mas não concordo. 

Infelizmente, de boas intenções o inferno anda cheio, rsrs. Brincadeiras à parte, eu nem consigo ficar muito irritada com isso. Eu fico mesmo é tentando entender, porque para mim não é natural mudar a opinião. Eu sou tão turrona que as vezes chega a ser doloroso dar o braço a torcer e ver as coisas por outro ponto de vista. 
Então, é um trabalho duro pensar o que passa na cabeça do povo, e sim, eu tenho essa curiosidade. Infelizmente, eu não deixo de perceber que as pessoas assim são um pouco sem opinião própria, sem muita personalidade. Elas compartilham os mesmos costumes, hábitos e opiniões daqueles que admiram.

E que fique claro que não julgo a pessoa e sim o ato. Eu tenho sim amigas que se encaixam perfeitamente nessa descrição, as quais adoro muito. Independente de não concordar com essa postura, continuam sendo minhas amigas, porque a amizade vai muito além do que algo tão pequeno e corriqueiro.

Sei que vocês devem passar pelo mesmo e é assim que deve ser. 

Se você conhece alguém que se encaixa no perfil, você entende o que está sendo dito e certamente releva esse lado da pessoa, certo?!

É isso, people! Deixem seus comentários, falem, reclamem... E semana que vem nos vemos de novo aqui... 

No mesmo batcanal, no mesmo batdia da semana ;)

Beijocas,

5 comentários

  1. Concordo q é bem chato lidar com gente assim.
    Às vzs, como vc disse, não é por maldade, mas pq a pessoa não entendeu bem o livro e acaba caindo entre 2 opiniões tão diferentes e prefere concordar com ambas.

    Eu tenho blog e sei q nem sempre é fácil ouvir uma crítica - mesmo a construtiva - mas opinião é assim, cada um tem a sua.
    Qdo discordo demais de uma pessoa, às vzs prefiro ficar quieta, a não ser q eu tenha muita intimidade pra dizer a minha opinião diferente.

    Graças a Deus q existem gêneros literários pra todos os gostos e, com isso, resenhas e opiniões pra todos os gostos.

    ResponderExcluir
  2. "opiniões diametralmente opostas"... só vc Renata!!!!

    Parabéns pela Coluna novamente.

    Concordo com você o melhor é ter opinião e defender seu ponto de vista, mesmo que depois de verificar sobre outros ângulos, alteremos nossa avaliação inicial.

    Beijocas.

    Cla.

    P.S. Continue arrasando!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nada do que foi dito aqui é mentira, e todos nós já vimos ou vivemos algo assim. Acredito algumas pessoas comentam de formas opostas dependendo de como foi escrita a resenha, quer dizer, um livro não é 100% ruim, então dependendo do que é ressaltado pode parecer contraditório.
    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, vc escreve bem :) Super concordo. Conheço um monte de gente assim, ainda mais aquele pessoal q segue tudo o q é modinha .-. Enfim, adorei o blog, o layout, e principalmente o cabeçalho, q perfeito c:
    xo,
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga

    super concordo com vc!

    Maria vai com as outras tem ao monte...o problema é quando resolvem falar de algo que nem entendem só para fazer coro...fica muito delegante ;) kkk

    beijos

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!