Doce Veneno #6 : Cada um com sua mania!



Olá, envenenados!

Tudo bem com vocês? 

Peço desculpas por ter faltado com a coluna na última semana. 

Eu tenho memória de peixe, e realmente esqueci que tinha que preparar a coluna antes de viajar na última semana. 
Prometo me esforçar ao máximo para isso não acontecer novamente!! E, por isso, porque li bastante enquanto viajava, a coluna de hoje fala um pouco sobre nossos hábitos ;)


Doce Veneno: Cada um com a sua mania


   Todo viciado em livros que se preze tem suas manias. Podem ser das mais simples até as mais estranhas. Tem também aqueles que acumulam manias, elencam em ordem crescente e até aqueles que fundem duas em uma. Fato é que desse post de hoje, ninguém sai ileso, rs.

   Esses dias tava me dando conta de que sou cheia das manias com meus livros. Por exemplo, eu detesto a ideia de me ‘desfazer’ deles, seja vendendo ou dando. Pode chamar de bobeira, egoísmo, do que quiser; mas o fato é que tenho crises cada vez que me vejo entre a cruz e a espada. Por aqui rolam uma feirinha de livros, onde o pessoal coloca sua lista de livros disponíveis a venda e a gente faz todas as negociações pela internet e marca um dia para a ação de trocas/vendas/compras. Eu sempre tenho crises de dependência aguda quando penso em fazer a minha lista. Geralmente quero comprar vários livros das listas alheias, mas não quero disponibilizar nenhum meu.

Dentre as manias mais interessantes, gosto da mania de cheirar livro. Cheiro de livro é algo que não tem descrição. E esse é um dos motivos que me faz ter certeza de que livros impressos não perderam tanto espaço para os digitais. Sim, eu sei que as versões digitais podem ter suas várias vantagens, como por exemplo: não ocupar espaço, armazenar uma biblioteca inteira em um aparelho de 20 cm x15 cm, ler em qualquer local e quase qualquer posição. Eu sei, tem mesmo várias vantagens, mas infelizmente não tem o cheiro de papel recém impresso ou de folha antiga. E, mesmo para mim – que sou extremamente alérgica a cheiros fortes –, esses cheiros são insubstituíveis. E eu nem falei do simples ato de folhear as páginas!

Há outro hábito interessante que se refere ao modo como guardamos ou carregamos nossos livros. Eu conheço pessoas que guardam todos os seus livros em sacos plásticos o máximo hermeticamente vedados. Eu acho engraçado, rs. Tem pessoas que não empilham livros de forma alguma, o que tem até sua razão. Mais fácil dormir sentado numa cadeira plástica no canto do quarto e com as pernas para cima do que empilhar os livros. Eu, infelizmente, não posso me dar a esse luxo. Se não empilhar, vou dormir em cima deles... Ops! Quanto sacrilégio!

Há outras manias também que conhecemos. Quer exemplos? 

Não emprestar livros, para pessoa alguma. Não importa se é sua amiga ou não, mas tem gente que não empresta nem com pedido do Papa!

Guardar livros por editora ou por ordem alfabética de autor. Eu confesso que tenho um pouco das duas. Mas até, cheguei no nível de catalogar meus livros, como se faz numa biblioteca, rsrs. 

E quase todos nós temos essa última mania: colecionar marcadores ou bottons dos livros. Vale catar na livraria, pedir para a editora, participar de sorteio, trocar com as amigas... vale tudo para ter aquele que tá faltando!!

Em todos esses anos, percebo habitus de leituras bem interessantes. Mas nada  teve um impacto tão grande quanto uma imagem que vi no avião, de uma mulher e seu livro. Lembro que ela muito cuidadosamente retirou uma sacola plástica da bolsa, e de dentro dela, retirou um embrulho de pano. Após guardar a sacola plástica na bolsa, ela desembrulhou o pano e de lá tirou seu tesouro, um livro. Fiquei um tanto curiosa para saber qual era o livro tão encantado que merecia esse cuidado todo e não sosseguei enquanto não descobri qual era. Não me recordo mais o nome ou ator do livro, mas jamais vou esquecer que se tratava de auto-ajuda. E sim, podem me criticar sim. Eu julguei! Pensei que de fato, só poderia ver isso de alguém que estivesse lendo auto-ajuda.  Péssimo, né?! Pois é, eu sei.

Mas o fato me chamou atenção para algo maior. Como temos visões diferentes sobre a mesma coisa. Nessa viagem, estava com uma professora mega-fodástica, com mestrado e doutorado na França, autoridade máxima no assunto que ela estuda e que tem um habitus de leitura completamente diferente. Ela não apenas abre bem o seu livro (do tipo que passa a mão entre as duas páginas para vincá-las) como também marca o livro à lápis ou caneta, o que tiver na mão. Ela faz anotações livremente, sem peso algum na consciência. E ao guardá-lo, ela simplesmente joga na bolsa e pronto. Percebeu como é um comportamento diametralmente oposto ao anterior?! E relaxem, eu também tenho arrepios quando vejo isso! Hahahaha...

No meu caso, não sou nem tão Estados Unidos, mas também nem tão União Soviética. Eu confesso que com meus livros acadêmicos sou menos rigorosa. Se for muito importante, marco um asterisco a lápis no parágrafo, anoto uma coisa ou outra, mas jamais à caneta. E NUNCA faço vincos no meu livro. Tenho uma dor no coração quando vejo um amassadinho neles. Mas confesso que não sou tão xiita a ponto de guardar meus livros na bolsa ou mochila colocando-os dentro de alguma outra proteção. Ficaria irritada em fazer toda essa operação.

Enfim, pessoal. A coluna de hoje foi para lembrar como nós também temos nosso lado venenoso, mesmo quando nem percebemos. E principalmente, é uma constatação de como podemos ser estranhos e bem esquisitos quando se trata dos nossos livros. 
Você tem manias? Então me conte aqui ;)


6 comentários

  1. Ai Rê... eu também tenho algumas manias...

    Dobrar a beiradinha da página que tem uma informação importante!! rs

    Não consigo parar de ler o livro no meio de um capítulo!

    Guardo dentro deles coisinhas importantes como: guardanapo do OutBack com escritos de amigas, ingresso de cinema e marcadores ou fitinhas!!

    Ah!! E eu empresto os meus livrinhos sim!! Viva o desapego!!

    kakakakakakka

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho milhões de manias:

    * Marco com tag a pagina que contem algo importante
    * Utilizo um marcador a cada leitura (eu acabo detonando o que estou usando no momento enquanto leio rs)
    * Cheirar livro que acabou de ser tirado da caixa, não tem coisa melhor
    * Eu guardo TODOS os envelopes de cartas que recebo =X
    * Eu embalo apenas os livro com capa branca pq acho tão feio aquele tom amarelado das paginas na capa...

    É tanta mania que poderia passar horas escrevendo!!! Adorei o tema escolhido...


    ResponderExcluir
  3. Organizo os livros por números de páginas, ou então por ordem de tamanho. Detesto emprestar, porque sei que muitos não voltam para casa nunca mais (snif!) Sou doida de pedra pelos meus livros e assim que puder vou comprar uma estante bem linda para colocá-los, porque depois que sairam do guarda-roupas do meu bebê, passaram para o meu guarda-roupas (daqueles modelos antiiiiiiiigos que tem um espelho no meio e um espaço quadrado!)
    Ah, antes que eu me esqueça, só falto chorar quando vejo meus livros com páginas marcadas de manteiga (é, isso mesmo!) Costumo tomar café com leite e pão com manteiga, e esse tipo de "acidente" as vezes acontece.

    ResponderExcluir
  4. Amei seu texto! =D
    Eu sou uma pessoa bem chata, mas acho que não tenho muitas manias não, eu acho... er... XD
    Eu DETESTO a idéia de me desfazer de algum livro. Antes eu não trocava/vendia nem aqueles que eu não gostava, mas agora que eu vi algumas vantagens das troquinhas, eu troco os que eu sei que não vou ler nem em um futuro distante ^^ Até agora as trocas que eu fiz foram muito boas. Mas meus favoritos eu não dou nem obrigada >.<
    E uma coisa que fico muito chateada é com pessoas que pegam emprestado meus livros, e depois me devolvem ele em um estado que só lixo estaria =/ e eu nem tenho coragem de dizer não para ela, porque é minha amiga >.< mas poxa, eu empresto com tanto carinho, não daria nem para cuidar um pouquinho melhor? Eu pelo menos o dos outros como se fosse um tesouro...
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Geeeente, adorei o blog, o layout e a postagem! hauahaus

    Confesso que não sou tão neurótica com meus livros, posso emprestá-los sem dó, mas se vier diferente, fico irritada. Estranhamente, isso não me impede de tornar a emprestá-los. Acho que eles devem ser compartilhados, apesar de tudo.

    No entanto, tenho horror a marcações em livros. Creio que não faço isso nem nos acadêmicos!
    E o cheiro... ah! Delicioso! Nada troca a sensação das páginas escorrendo por entre os dedos e é por isso que também acho que o livro (papel) jamais será substituído!

    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que acaba de lançar. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca parei para pensar nas minhas manias ... uma coisa que tenho que comentar é sobre o que vc flw de escrever nos livros e marcar vinco nas folhas .. quando são livros acadêmicos eu faço sem dó ... geralmente a lápis, mas ás vezes até a caneta. Agora, meus livros de lazer e tudo mais jamais! Estou tentando começar um hábito de marcar com aquelas tags coloridas e talvez até marcar algo de lápis, mas não sei qdo vou conseguir isso ...

    De manias que tenho é não abrir mto o livro para não marcá-lo; não gosto de ler as orelhas antes de ler todo o livro; não gosto de emprestas livros; não marco com clips ou algum marcador que estrague a folha; acho que por aí ...

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!