Resenha: ‘Starters’ da @Novo_Conceito

 

Starters 
Autora: Lissa Price
Titulo: Starters
Editora: NOVO CONCEITO
Ano de Lançamento: 2012
Páginas: 368







Sinopse: 

Callie perdeu os pais quando a guerra de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como O Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos para idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora.



Imagine-se acordando em seu próprio corpo – Pode-se dizer que é uma experiência completamente normal... AGORA... Imagine acordar em seu próprio corpo vivendo a vida de outra pessoa, sendo chamada por um nome diferente, em um lugar desconhecido e descobrir que esta outra pessoa é extremamente rica, enquanto seu verdadeiro “eu” nem tem onde morar. 

Esta é o panorama pelo qual nos aventuramos ao ler STARTERS. Uma distopia* que remete a um futuro onde os jovens e adultos de meia-idade não mais existem. 

A população foi dividida em dois grupos bem distintos: os adultos restantes, que tiveram a vida prolongada pelo avanço da medicina e com isso as pessoas conseguiram chegar a idades bem avançadas (muito idosas mesmo – com 100 anos ou mais) e que dominam a riqueza do mundo; e pessoas mais novas que ainda não atingiram a maior idade, que são totalmente segregados, não tendo nenhum tipo de direito. 

Estes menores são mantidos em instituições pavorosas ou vivem em prédios abandonados fugindo dos inspetores (que tentam captura-los para levá-los as instituições), dos rebeldes (jovens que se tornaram selvagens) e lutando pela sua sobrevivência. 

Neste cenário desolador é que conhecemos Callie, uma jovem de 16 anos, que vive com o irmão mais novo Tyler, que tem problemas graves de saúde, e com o amigo Michael. 

Inserida nessa sociedade descompensada se abrigando como pode e comendo o que é possível, nossa heroína enxerga na empresa Prime Destination a solução para seus problemas e de sua nova família. 
“Ele tocou o canto da tela, trocando a imagem para de um adolescente que vestia um traje de banho de competição.
-- Foi este rapaz, Adam, que indicou a garota. Ele pratica snowboarding, esqui e montanhismo. É a escolha popular para homens que gostam de atividades ao ar livre e que não conseguem desfrutar dessas atividades há algumas décadas.
Ouvir aquelas palavras fez com que tudo parecesse real. Aqueles Enders velhos e caquéticos, com braços e pernas tomados pela artrite, tomando controle do corpo daquele adolescente durante uma semana, vivendo dentro de sua pele. Meu estômago começou a se revirar. Eu queria sair correndo, mas uma ideia me mantinha ali. Tyler.” (pág.15) 
Na Prime Destination o adolescente “aluga” seu corpo para que um Ender (nome pelo qual são conhecidas as pessoas idosas) possa voltar a curtir a vida, sem os empecilhos das doenças típicas que surgem com a idade avançada. 
“Estava louca para saber por onde meu corpo tinha andado. Que esportes eu praticara? Meus braços não estavam doloridos, nem minhas pernas. Era muito esquisito não saber onde seu corpo estivera ou o que fizera durante o dia inteiro. Com quem você conversou, de quem você gostou e de quem não gostou. E se minha inquilina houvesse irritado alguém? Eu teria um novo inimigo?
Olhei para meu corpo. Todas as partes pareciam estar inteiras. Um aluguel estava terminado, ainda faltavam dois.” (pág.61) 
Com apenas três alugueis Callie conseguiria o dinheiro suficiente para comprar uma casa e dar tratamento de saúde a seu irmão, porém, algo aconteceu em seu terceiro aluguel... 

Ela desperta no meio do período onde quem deveria estar no comando é a Ender que alugou seu corpo. Desorientada, sem saber em quem confiar, Callie se vê sozinha, presa dentro de uma vida que não é sua e envolvida em uma trama surpreendente. 

Lissa Price criou uma história que tem tudo para se tornar febre entre os jovens de todas as idades, pois a aventura, o romance, a tensão e as reviravoltas de tirar o fôlego são constantes e ocorrem na medida certa. 

Como sempre a Novo Conceito nos presenteia com uma edição primorosa onde observei apenas duas falhas de impressão nas págs. 192 e 350, mas que não comprometem o entendimento do texto. 

A capa dispensa comentários... É LINDA!!!! Uma excelente preparação para a história, futurista e brilhante. 

O final nos deixa realmente com a “pulga atrás da orelha”, pois algo extremamente inesperado nos é apresentado. 

Ficou curioso para conhecer o universo de Callie??? Basta ler este excelente livro e aguardar com grande expectativa o lançamento ENDERS, continuação que já está sendo escrita pela autora. 

Beijos, 


*Distopia – É uma antítese da Utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem às cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo, no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância. (Fonte: Wikipédia – Editado) 

Assista ao book trailer: 



5 comentários

  1. Gosto desse tipo de livro, mas ainda estou lendo Jogos vorazes, quando acabar será uma opção.
    Gostei do texto me deixou curioso.

    ResponderExcluir
  2. Arrasando como SEMPRE, quero esse livro!!! Beijos e SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro uma distopia e falaram muito mal dessa capa,mas eu amei... e ainda não consegui ler,mas queria muito,porque uma realidade completamente diferente da minha,onde teria que alugar meu corpo para conseguir dinheiro,uma realidade completamento surreal,me atraem muito.
    e e espero conseguir ler em breve.

    Gostei da resenha.

    bjs

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que máximo! Estou com o livro aqui e pretendo lê-lo em breve, assim que eu terminar o A Cabana. Estou amando cada resenha, enfim.. o blog! O trabalho de vocês tem cooperado bastante não só com os jovens, mas com quem visita frequentemente aqui a se interessar pela leitura e isso é ótimo. Afinal, conhecimento nunca é demais. Parabéns meninas pelo trabalho e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com esse livro na estante, só esperando Enders ser lançado para começar a ler.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!