Resenha: ‘A Última Princesa’ da @Galera_Record

A-ltima-princesa-poster
A Última Princesa
Autor: Fábio Yabu
Editora: Galera Record Ano: 2012
ISBN: 978-85-01-09450-6
Número de páginas: 119


 

 
Sinopse:
Todos sabem como é a vida de uma princesa: cheia de luxos e mordomias, cercada de servos devotados sob o teto de um belíssimo castelo.
Mas para a nossa protagonista, a Última Princesa de um reino encantado, esses mimos e riquezas são apenas os muros de sua prisão.Banida de seu verdadeiro lar por um poderoso feiticeiro, a Princesa acabou esquecida pelo seu próprio povo.
Enquanto sofre com saudades de sua terra natal, cultiva belas camélias em uma estufa em forma de palácio de cristal, ouve com atenção as histórias de seus servos e passa as noites sonhando com boas notícias que jamais chegam.
Até o dia em que ela recebe a visita de um misterioso inventor chamado Alberto. Criador de maravilhas tecnológicas, ele acredita que “inventar é imaginar”, e lhe apresenta um mundo mágico, com animais mecânicos que cantam e dançam e uma casa encantada que surge nos lugares mais improváveis.
O sonho mais ambicioso de Alberto é construir a Ave de Rapina: uma máquina mágica capaz de libertar sua Princesa… mas, para isso, ela também precisará enfrentar seus medos e quebrar sua maldição.


 
“A Última Princesa” foi uma surpresa.
Primeiro porque honestamente falando, eu não sabia da sua existência. E depois porque o livro é uma fofura.
Agradeço à Math que me permitiu ler e resenhar o livro.
Lançado pela Galera Record, o livro de Fábio Yabu conta a história de uma Princesa – conhecida por nós como Princesa Isabel – e suas aventuras com seu amigo Alberto, um inventor genial. E sim, se você pensou em Santos Dumont, acertou.
Achei muito inteligente e criativa a ideia de Fábio em pegar personagens famosos da nossa história e brincar com eles de forma que não “dançasse” totalmente nos fatos históricos.
Claro que existe muito de fantasia e coisas que não aconteceram, mas ele consegue amarrar a história de forma bastante coerente, costurando fatos verídicos aos momentos de fantasia. Muito talento para fazer isso, hein?!
Outra coisa que me chamou atenção foi a narrativa, quase poética.
Outro diferencial é que os capítulos são intercalados, um se focando em acontecimentos mais antigos da história da Princesa – como a sua infância – e outro nos dias atuais – dela, é claro. É tão bonito que se torna difícil não se encantar.
“Ela se lembrou do episódio na cozinha, meses antes. Lembrou-se da relação e das terríveis palavras do Barão. E a pequena Princesa enfim percebeu por que o amigo jardineiro nem o Barão estavam presentes no dia anterior.Gamba não era seu serviçal.
Era seu escravo.”

Como professora de história, fique pensando... O livro é bem curtinho e com uma diagramação ótima.
Tenho a sensação que ele poderia ser facilmente usado em sala de aula, nas aulas de literatura, português e até mesmo de história. Para alunos do ensino fundamental, daria muito certo. Imagino que os adolescentes gostariam, viu?!
Muito bom ver um trabalho tão bonito e bem feito de autoria brasileira.
Além do ótimo texto, ainda somos presenteados no final com algumas imagens dos personagens reais que inspiraram os personagens da ficção.
E, para não restar dúvida alguma, um livro que tem como pano de fundo minha cidade linda (Petrópolis), já começa em alto conceito, rs.
Brincadeiras à parte, vale realmente a pena ler “A Última Princesa”.
 
 
Curiosidades sobre o autor:animepro30_fabio_yabu          Fábio Yabu nasceu em Santos (SP) em 1979. É escritor e ilustrador, com obras publicadas no Brasil e em Portugal. Criou a série Princesas do Mar, exibida diariamente nas TVs de mais de 50 países.
          Na literatura infantil, lançou Raimundo, cidadão do mundo e Apolinário, o homem-dicionário, adotados por escolas em todo o Brasil.
          Colabora com a revista Carta Educação e assina uma coluna mensal na Revista DM, voltada ao público adolescente. A Última Princesa é seu primeiro livro voltado para o público jovem.

Bjs, Renata Alves

4 comentários

  1. Eu resenhei esse livro também e fiquei surpreendida com a sensibilidade do Fabio. Ainda mais que sou professora de História e minhas personalidades históricas favoritas foram referência para ele. A maravilhosa princesa Isabel! Super recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Ai que capa linda *__*
    Acho tão legal quando tem fatos ou personagens reais num livro, fica tão interessante.
    Realmente parece ser encantador.

    @Agda01

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu sou louca para ler esse livro, só li resenhas boas sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Renata,
    Sua resenha me encheu de alegria e orgulho. Muito obrigado pelas palavras tão carinhosas.
    Um grande abraço,
    Fábio Yabu

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!