Resenha: ‘Belo Desastre’ da @Verus_Editora

Belo Desastre


Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus
ISBN: 9788576861911
Páginas: 388
Título Original : Beautiful Disaster
Tradutora: Ana Death Duarte




Sinopse:
A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. 



“– Desde quando você tem uma melhor amiga, Mare? – perguntou Travis. 
– Desde o penúltimo ano da escola – ela respondeu, pressionado os lábios enquanto sorria na minha direção. 
– Você não lembra, Travis? Você destruiu o suéter dela.Ele sorriu. 
– Eu destruo muitos suéteres. 
– Que nojo – murmurei.Travis girou a cadeira que estava ao meu lado e se sentou, descansando os braços à sua frente. 
– Então você é a Beija-Flor, né?”

Faz alguns meses que li a sinopse de Belo Desastre, e imediatamente soube que precisava ler o livro de Jamie McGuire. Para me dar mais certeza de que estava certa, o livro foi também indicado pela queridíssima Tita, alguém que eu costumo concordar muito com as opiniões. Pois bem, quando a Math incrível e gentilmente – e um pouco chocada com minha ânsia por lê-lo, eu diria – cedeu-me o livro recém recebido, eu quase tive um ataque cardíaco. *-*

Eis que eu cheguei em casa e sentei na cama para ler apenas o primeiro capítulo. A ideia era comer alguma coisa, ligar o computador, ver um pouco de olimpíadas... Mas nada disso aconteceu. Eu fui completamente fisgada pela história de Abby e Travis, sem nem perceber que os minutos se passavam e eu continuava ali, imersa na leitura.

Travis Maddox é o bad-boy da faculdade. Lindo, forte, tatuado, sedutor e cafajeste. Ele ganha dinheiro nas lutas clandestinas universitárias enquanto as mulheres se jogam aos seus pés para chamar atenção. Levada pela melhor amiga America para assistir uma dessas lutas, Abby acaba frente à frente com Travis. A partir daí, a vida dos dois não será mais a mesma. Depois de perder uma aposta, Abby tem que morar um mês no apartamento de Travis. Apesar de ninguém além de America saber, Abby tem um passado complicado que interfere diretamente em seu relacionamento com Travis, tornando algo que seria conturbado em quase obsessivo.

“Depois de alguns instantes, ele relaxou e foi deixando que a respiração assumisse um ritmo mais lento.  – Esse foi um primeiro beijo e tanto – falei, com uma expressão cansada e satisfeita.Ele analisou meu rosto e sorriu.  – Seu último primeiro beijo.”

Quando conhecemos Abby, ela faz o estilo boa menina. Tem uma melhor amiga, um amigo gay, é uma aluna esforçada e procura andar sempre na linha. Entretanto, isso é a nova Abby. Desde que partiu de casa acompanhada da fiel escudeira America, ela tenta deixar o passado o mais longe possível dela. É por isso que ao conhecer Travis, todos os seus alertas disparam. Ele representa exatamente aquilo do que ela fugiu, mas é difícil resistir quando o perigo está tão bem embrulhado. Apesar de ter tido um ou dois momentos de raiva com Abby, achei que ao longo do livro ela é uma ótima personagem, com suas dúvidas e medos, e ainda assim só tentando ser feliz. Meus momentos de irritação com ela foram sempre relacionados à sua postura de “beija-flor” – numa irresistível piadinha com o apelido da personagem –, que vai de flor em flor (ou no caso dela, de garoto em garoto). Porém, antes que você pense errado, Abby não é promíscua. Ela sabe o que sente e por quem sente, mas em sua luta pra se afastar, acaba fazendo escolhas que complicam ainda mais sua vida.

Travis é meu mais novo crush literário. Apesar de polêmico, controverso e violento, não pude evitar a fascinação por ele. Talvez a culpa seja de suas tatuagens – confesso, adoro tatuagens –, talvez seja o seu talento para a luta, talvez seja a forma como ele se comporta diferente com Abby, ou talvez por tudo isso junto. Só sei que quando ele a chama de Beja-Flor (ou somente Flor), meu coração falha uma batida. Travis não dá a mínima para as mulheres. Elas se jogam em cima dele, e ele aproveita o que é oferecido. Sem jamais se envolver, ele deixa uma trilha de corações partidos e mulheres iradas. Até conhecer Flor. De repente, fica claro para todo mundo que finalmente ele havia se apaixonado. Como todo cara no estilo, quando encontra a garota amada, ele se torna dependente disso.

“– Quer fazer uma aposta, Abby Abernathy? – ele me perguntou sorrindo, com um brilho nos olhos.Sorri de volta.  – Quero. Aposto que ele acerta um soco em você.–E se ele não acertar? O que é que ganho? – ele me perguntou. (...)A boca de Travis se abriu em um largo sorriso.  Se você ganhar, fico sem sexo durante um mês. – Ergui uma sobrancelha e ele sorriu de novo. – Mas, se eu ganhar, você tem que passar um mês comigo.”

É bom deixar claro que o relacionamento dos dois está longe de ser algo que possa ser chamado de saudável. Travis é ciumento em excesso, altamente explosivo e com tendência a socar o primeiro que o irritar. Abby, por sua vez, também não facilita. Suas atitudes só estimulam mais e mais o comportamento agressivo dele. Entretanto, Travis em momento algum dirige sua fúria para Flor. Justamente por ser tão protetor e carinhoso com ela, e por defendê-la tão intensamente de qualquer um que for minimamente desrespeitoso com ela, não passou pela minha cabeça em momento algum que ele poderia tornar-se violento com Abby. Mas independente disso e do amor que um sente pelo outro, não é um relacionamento a ser invejado ou desejado por ninguém.

Algo que eu gostei muito em Belo Desastre foi da personagem America. Junto com o namorado Shepley, eles dão o toque de leveza ao drama. Mais do que isso, America é um exemplo do que é ser melhor amiga. Ela é parceira de todas as horas, tá pronta para o que der e vier e não pensa duas vezes em enfrentar o mundo com/por Abby quando necessário. Shepley, que já sofreu muito as consequências dos casos amorosos de Travis, fica sempre com receio de que tudo vai acontecer de novo. Acho extremamente engraçado as crises de paranoia que ele tem pra cima de Travis e Abby.

Apesar de ter amado o livro, tenho duas ressalvas a fazer: a primeira é sobre a história no passado de Abby. Durante as muitas páginas que se passaram até  que ele fosse revelado, fiquei imaginado as coisas mais malucas e absurdas. Todavia, quando finalmente fez-se a luz sobre o assunto, achei que era algo muito simples e aquém das minhas expectativas. Esperava algo, no mínimo, mais tórrido. A segunda ressalva gira em torno do público leitor. Não acho que a leitura seja recomendável para adolescentes com menos de 16 anos. O conteúdo cheio de violência gratuita e obsessão pode não ser compreendido da forma correta sem alguma maturidade. E o fato de Travis ser tão incrivelmente sexy pode levar as meninas a quererem um desses para namorar. Nada inteligente.

Observações feitas, resta-me dizer que Jamie escreveu um livro tão rico e fascinante quanto seus personagens poderiam ser. Com total controle sobre a história, ela soube dar linha e puxar de volta quando necessário. Ela nos instiga a querer ler o próximo capítulo, a torcer para que algo aconteça, e a ficar vidrado no livro. Posso dizer que minha leitura foi tão obsessiva quanto é possível se prender a um livro. Incrível, fantástico e cativante. Pode ser que você venha a não concordar comigo, mas das duas ama: você irá se apaixonar ou detestar. Difícil será ficar indiferente a Belo Desastre.


Beijocas, 

45 comentários

  1. PSLAÇLKAPÇLPALDÇCLFRPGLTLBNFÇ QUE RESENHA É ESSA RENATAAAAAAAAAAAAA!! Amei amei ameiiii! Adorei os trechos que você usou também! Cara, preciso deste livro com urgência, sério!

    Nem imagino qual seja o segredo de Abby, mas espero não criar tantas expectativas porque adoro ser surpreendida. Além disso, concordo com o que você falou do público alvo: as menininhas que se apaixonam a cada 5 minutos vão pirar no Travis e achar que este tipo de obsessão é normal nos caras.

    Confesso que, se o Travis fosse real, não me sentiria atraída por ele. Nunca fui de gostar de caras populares e metidões. Mas lendo as características "com seu abdômen definido e seus braços tatuados" ACHO que devo pensar melhor no assunto... rs

    E ESSA APOSTA DELES? OMG, sinto que ela morando com ele vai render as melhores cenas do livro...

    Bom, é isso aí, vou correndo pro Skoob marcar como desejado, beijos.

    !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O que dizer depois dessa resenha?
    Que eu amei? Que eu to louca por ele? Que eu estou desesperadamente desejando ele?
    Pois é acho que todas as alternativas acima estão corretas.
    Meninas vocês vão me fazer ter um treco essa semana viu, amei a resenha e vou amar com certeza o livro quero muito *__*

    @Agda01

    ResponderExcluir
  3. Essa nova onda de livros promete mesmo... Lerei, com certeza...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei sua resenha! Foi a primeira que li desse livro, mas acredita que eu já paquerava ele apenas pela capa? rsrsrs
    Bom, pelo menos meu instinto de bom livro parece ter funcionado! Fiquei com muuuita vontade de lê-lo, quase desesperada como vc estava antes de sua amiga cedê-lo!
    Sorte minha que estou viciada em jogos vorazes e Em chamas e A esperança chegaram hoje *-* e, claro, eu tenho a Katniss e o Peeta pra suspirar por mais alguns dias! ^^
    Mas parabéns pela resenha, viu? Muito muito boa mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu me encantei pelo livro , só pelo fato do enredo tratar-se de uma aposta. Um homem que se acha....rsrsr... e uma "falsa" ingênua. Vamos ver em que dá. Resenha Legal.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ver a sinopse desse livro em outro blog e fiquei bem curiosa, principalmente porque não era uma resenha de fato, mas um breve comentário. Agora está confirmado, estou super interessada! :D
    Isabela

    ResponderExcluir
  7. A resenha ficou ótima!!!!
    Parabéns!!!
    Este livro com certeza já está na fila, atrás dos 2 da Irmandade que ainda não li.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Aiiii, Rê, que maldade com a minha pessoa!
    Estou com uma lista quilométrica de livros, mas depois dessa resenha fica IMPOSSÍVEL não comprar mais este, né? u.u
    A crítica ficou ótima!
    Parabéns!

    :D

    ResponderExcluir
  9. Eu Comprei esse bendito livro por uma indicação de uma pessoa que entende do babado..... q casualmente é a mesma que fez essa Resenha no minimo instigante, a senhorita com essa resenha nos faz puxar o cabelo de nervoso por ainda nao ter o livro em mãos , impedidas de degustar esse Travis tão intenso, ja gosto do livro sem ler, imagina quando finalmente conseguir deleitar-me com essa historia? , posso dizer de antemão que não largarei ate acabar pois vidrada e apaixonada eu ja estou^^

    bjus Rê

    rafa

    ResponderExcluir
  10. a resenha tao esperada ai ai. quando comecei a ler meu coração quase parou 9principalmente as citações do livro rsrs) este é um livro que tenho certeza que vou amar
    Travis Maddox ja é mesmo semler o livro meu personagem favorito rs
    parabens pela resenha, me deu ainda mais curiosidade ainda rsrs

    ResponderExcluir
  11. Não vejo a hora de ler esse livro! Fui completamente fisgada pela história! Todas as resenhas que li foram bastante positivas e isso só aumentou meu desejo de ler.
    Não gostei do fato de vc ter revelado que Abby perde a aposta, acho que deu spoiler demais, tanto que nem li o restante da resenha para não estragar ainda mais a surpresa! :(

    ResponderExcluir
  12. OMG, adorei, essas citações estão demais kkkkk. "Belo Desastre" está sendo super comentando e eu adorei a resenha, acho que vou curtir muito essa história. Essa capa também está linda ^^

    @HPjulioCesar

    ResponderExcluir
  13. Estou doida para conhecer o tão famoso Travis! Não vejo a hora de ler este livro, parece ser sensacional, e as citações me deixaram com mais vontade ainda *-* Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh Travis Maddox!!!! Estou louca pra ler esse livro

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha adorei,estou super interessada a ler!

    ResponderExcluir
  16. é esse tipo de livro que eu tô precisando, pegar pra ler sem pretensão nenhuma e ficar o dia inteiro lendo de tão bom que é. Vejo muitos comentários positivos ao livros. Tô louca pra ler esse livro!!! quero muito!!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro já rendeu tanta polêmica, que já não quero mais saber se é bom ou ruim, apenas quero lê-lo logo para tirar minhas conclusões psicológicas rs! é pq o menino parece precisar de uma boa e velha análise rs!

    Boa Resenha!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  18. Eu quero, preciso e ansio por esse livro!
    já estou tão envolvida em Belo Desastre que tou louca para
    adquiri-lo!
    Os comentários a esse livro não poderiam ser melhores.
    Preciso de um Travis em minha vida!

    Andressa Santos

    ResponderExcluir
  19. Com essa resenha me deu mais vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha! Fiquei super curiosa para ler o livro.
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Fiquei bem curiosa com sua opinião, está todo mundo falando desse livro e já li uma resenha de uma pessoa que não gostou.
    Vou ler pra tirar minha propria inpressão da história quero conhecer o Travis pra ver se é isso tudo mesmo, apesar de não gostar de como ele é.

    ResponderExcluir
  22. To muito curiosa pra ler esse livro!! A resenha só me deixou com mais vontade de ler loogo!

    ResponderExcluir
  23. É, Travis Maddox vem 'causando' na blogosfera literária... Belo Desastre já está na minha lista há tempos, graças à Marina do MVL que o leu em inglês e já vinha falando maravilhas sobre esse livro bem antes desse bafafá todo em torno dele, então, impossível não lê-lo, nem que seja pra matar a curiosidade, né? A expectativa tá alta... espero não me decepcionar.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  24. Livro perfeito! Venho amando ver coisas desse livro e dessa história. Já me apaixonei por tudo nesse livro e acho ele perfeito! *-*

    ResponderExcluir
  25. como começar a falar desse livro !?!?
    N sei mais um coisa eu tenho certeza que todo mundo concorda ele foi um dos melhores lançamentos desse ano e eu to tão ansiosa para ler ele que n sei como to me aguentando !
    O romance dos protagonistas é diferentes do que estamos acostumados e tenho sem duvida nenhuma que o livro é recheado de surpresas .
    Enfim tenho q confessar que n li muito da resenha por que desse livro n quero saber nada pq só sinopse ele ja me conquistou e estou fugindo de spoiler rsrs
    :D

    ResponderExcluir
  26. Que livro lindo. Perfeito, tem romance, muito romance, que é uma parte muito importante das histórias que eu gosto. Esse livro está em primeiro lugar da lista.

    ResponderExcluir
  27. Que bacana esse contraponto entre personagens, esse chove e não molha, esse querer sem querer, Trevis tem me atraído cada dia mais !

    ResponderExcluir
  28. Arrasou no post , ficou mara , quero muito ler esse livro , ele parece um daqueles romances de tirar o folego , kkk

    ResponderExcluir
  29. De início fiquei com o pé atrás com esse livro pq achei q tinha algo de sobrenatural, mas depois de ler algumas resenhas confiáveis e ver que o livro é realmente tão bom, Preciso conhecer mais o Travis.

    ResponderExcluir
  30. Amei o livro assim que li a primeira resenha dele, meu Deus Travis é perfeito! Pela descrição dele parece o tipo de cara que vai atormentar ela sem ser chato, e essa pinta de bad boy já me deixou apaixonada por ele, amo mocinho que não são extra românticos Mais um motivo que me vi apaixonada por Travis. Ele parece divertido e não parece nenhum pouco clichê como eu pensei a principio, não vejo a hora de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  31. Desde de quando lançou que tõ louca de curiosidade pra ler! Sya resenha só aumentou minha vontade! Precisoooo!

    ResponderExcluir
  32. Muito boa sua resenha. Ja queria ler e agora eu ler mais ainda.
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Resenha sempre show! Então ... Apesar dessa história de amores conturbados e meio paranoicos, digamos assim, não me agradar muito, estou bem curiosa sobre esse livro, acho que até por conta de uma certa polêmica que ele vem causando.

    ResponderExcluir
  34. Esse livro é uns dos que mais ouço falar e elogiarem....confesso que to tentando nao ler as resenhas dele pq realmente gosto de nao saber de nada sobre o livro antes de ler ele!
    Gosto mais de comentar depois q li o livro e posso ver se o que achamos foi igual ou diferente...

    ResponderExcluir
  35. Então, finalmente li o livro e posso dizer q concordo com tuudo dessa resenha, sem tirar nem pôr! Realmente é um livro q prende até o final! Só sosseguei depois que tinha lido tudo, nunca li um livro tão rápido na minha vida! Consegui ler em um dia, e isso pra mim é muita coisa! Travis é apaixonante, mas existe momentos que vc quer mata-lo, outros que vc tem medo dele, e depois ele faz alguma coisa e vc se apaixona de novo! Amei esse livro e agora estou com ressaca literária! Quero mais desses dois casais divertidíssimos (Abby e Travis, e America e Shepley!! :))

    ResponderExcluir
  36. Está ai um livro que parece ter tudo para não ser algo clichê, com personagens marcantes e que tem algo a mais para prender a nossa atenção na leitura para nos deixar apaixonadas pelos prsonagens e pela história... ;) quero muito ganhar esse livro... vlw... bjs

    ResponderExcluir
  37. O relacionamento de Abby e Travis é demais. Confuso, conturbado e acho que é exatamente por esse motivo que o livro seja o máximo e esteja alcançando todo esse sucesso. Estou cada vez mais louca por essa história.Parabéns pela resenha tão completa e fascinante.

    @ZildaPeixoto
    Seguidora: Cachola Literária

    ResponderExcluir
  38. Eu sempre tenho medo quando um livro provoca tamanho burburinho entre as leitoras, fico com o maior medo de me decepcionar ao ler. A sua resenha foi uma das mais entusiasmadas que li, mas não a única. Espero poder tirar a prova em breve.

    ResponderExcluir
  39. Já vi muitas resenhas que falavam muito bem desse livro, e a sua me deixou com mais vontade de lê-lo. Quero amar e odiar o Travis *-* quero muito ler esse livro \o/

    ResponderExcluir
  40. Na minha opinião, é o livro mais cotado depois de 50tons,
    por isso eu qro le-lo.
    E tbm, pelo temo ne, a sinopse me encatou,
    e esta resenha, fexou o pacote! heheheh
    bj

    ResponderExcluir
  41. O que falar dessa resenha? Atiçou a devoradora de livros que existe em mim. rsrsrs

    Tatoos? já estou apaixonada por Travis.
    Ciume, amor, violencia, universitários, amizades, que combinações para um enredo de livro.

    louquinha pra ler.

    bjs
    Camila Groppo

    ResponderExcluir
  42. Excelente sinopse e resenha! Sabe que eu sempre acabo fascinada pelos personagens tbm?
    A principio achei a história quase a beira do clichê mas com tantos elogios seus estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  43. Tô louca pra ler ele,quero conhecer o Travis tbm ^^

    ResponderExcluir
  44. Quero muito ler esse livro, ele está no topo da minha lista de desejados.
    Estou louca para conhecer o Travis..rsrs
    E pelo que todo mundo fala ele não é mesmo recomendável para menores de 16.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  45. Meu Deus! Ameeeeeeeeeei esse livro! Li em um dia! Ótima resenha, define meus sentimentos pelo livro! Não vejo a hora de sair Walking Disaster :D

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!