Resenha: Travessia de Ally Condie

Capa Travessia.indd







Travessia
Título original: CrossedAutora: Ally CondieTradução: Renato MarquesEditora: Suma de LetrasPáginas: 280









Sinopse


“Uma continuação fantástica para Destino – The Guardian

“O mais quente livro juvenil a chegar às lojas desde Jogos Vorazes – Entertainment Weekly

          Segundo volume da trilogia distópica de Ally Condie, Travessia é a continuação de Destino e retoma a história de Cassia Reyes, jovem que pertence a uma sociedade na qual não há pobreza e a população recebe alimentação, moradia e emprego de um Estado autoritário e controlador. A Sociedade, como é conhecido este governo que vigia a todos, manipula desde a função que cada cidadão exerce até a escolha de casais, num totalitarismo que levará a jovem a enfim confrontar o poder instaurado.
          O futuro de Cassia, que um dia fora traçado de forma detalhada, não poderia ser mais incerto agora que ela resolveu seguir para as sombrias Províncias Exteriores, campo de extermínio dos cidadãos banidos pela Sociedade. Ela está à procura de Ky Markham, com quem construiu uma relação proibida e que havia sido aprisionado e levado para o que parecia a morte certa. A Sociedade afirma que os indivíduos que são enviados ao local foram convocados para uma suposta guerra contra um inimigo desconhecido. No entanto, são secretamente assassinados por confrontarem o sistema.
          A chegada às Províncias reserva a Cassia uma boa surpresa: Ky conseguiu fugir para os cânions da região. O que não tornará mais fácil a missão da jovem, pois os cânions são inóspitos, traiçoeiros e não se sabe de ninguém que tenha conseguido desbravá-los. Nesta fronteira selvagem, ela conhece a promessa de uma vida diferente e testemunha os primeiros sinais de uma rebelião. Porém, mesmo disposta a sacrificar tudo para reencontrar Ky, a situação de Cassia pode se complicar por causa de reviravoltas na história provocadas por Xander, seu Par original.
          Impulsionada por sua coragem e pela determinação de Ky em se opor ao totalitarismo no qual vivem, Cassia fará novas descobertas que levarão ambos a uma experiência de vida completamente diferente à apresentada pela Sociedade, manipuladora como em clássicos da distopia como 1984, Admirável mundo novo e Fahrenheit 451. Narrada em pontos de vista alternados por Cassia e Ky, a continuação de Destino levará o casal aos cantos mais distantes da Sociedade, onde a vida é muito diferente do que eles conheciam.



Finalmente chega às livrarias em Junho este livro tão aguardado para os fãs de Destino.

Eu não sei com vocês, mas para mim esperar o lançamento do segundo livro de uma série que eu amo tanto… é doloroso.

Destino foi o primeiro livro distópico que eu me lembro de ter lido e depois dele não parei mais. A gente acaba se viciando e buscando cada vez mais livros com esta temática! 

Bem, Travessia para mim demorou demais a ser lançado… #prontofalei!

Mas tê-lo em mãos agora valeu cada minutinho da espera!

A boa notícia é que Cassia está melhor do que nunca… eu adorei acompanhar o crescimento da protagonista desta história. No primeiro livro, somos apresentados a uma Cassia submissa e ignorante que achava que tinha uma vida maravilhosa e um futuro certo e promissor.

Vivia dentro de sua bolha e era feliz assim!
bubble-matched

Até o dia em que acontecimentos inusitados mudam sua vida e seu olhar que antes era ‘cego’… muda e ela passa a enxergar a verdadeira realidade onde todos vivem.

A Sociedade é manipuladora, autoritária e controladora e mantem a população sob rédea curta. Mas Cassia, depois de ter conhecido Ky, se transforma e passa a contestar sua vidinha na bolha e ameaça sair dela colocando para fora toda a força que não sabia que tinha.

É esta admirável Cassia que reconhecemos em Travessia…

Sem pensar duas vezes, ela consegue deixar sua vida já traçada e organizada pela Sociedade e parte para um futuro sombrio e incerto rumo às Províncias Exteriores à procura do amor de sua vida: Ky!

Ela está convicta que vai encontrá-lo e se faz passar por Aberração trabalhando num campo de concentração junto com várias garotas, todas com a mesma má sorte que ela. Apesar de estar ali sem o conhecimento da Sociedade, assim ela pensa, suas colegas de trabalho forçado percebem que ela é diferente. Sua determinação em descobrir o paradeiro de Ky, a faz forte e imponente.

Mas há momentos que ela se fragiliza e lembra da vida que levava e de todos que deixou para trás: seus pais amorosos, seu irmão caçula e seu melhor amigo e par escolhido pela sociedade… Xander.
Será que valeu a pena deixar tudo em busca do amor?

Quando ela menos espera, Xander aparece trazendo com ele não só palavras de conforto e amor, mas também informações valiosas para que Cassia se aventure por terras ainda mais estranhas e perigosas a procura do seu amado.

É aí que a história esquenta e que a leitura te prende de um jeito formidável.

Cássia consegue chegar tão perto de Ky e ao mesmo tempo eles estão tão distantes. Ky não faz a menor ideia de que está sendo seguido pelo amor de sua vida e Cassia não tem só Ky como referencia de segurança, agora ela também tem a Insurreição como meta.

Escolhas são tomadas e com elas o rumo da vida de Cassia vai se transformando e a gente vai torcendo e se encantando pela nova garota que vemos saltar das páginas do livro.
bubble-crossed

Durante sua Travessia Cassia cresce, amadurece, sofre, ama, luta, se decepciona com quem nunca poderia imaginar e se descobre uma guerreira que não tem medo de fazer parte de uma rebelião capaz de derrubar a Sociedade.

Reviravoltas fazem com que a gente fique de queixo caído e tenha vontade de estrangular a autora, mas no fundo a gente percebe que á assim que a história tem que ser escrita.

Narrada de forma instigante em pontos de vista alternados por Cassia e Ky… tem horas que gostaríamos de ler também o ponto de vista dos outros personagens que são bárbaros e fundamentais para o enriquecimento da história.

Imprevisível é o final do livro… Eu não tinha ideia que a jornada de Cassia e Ky terminaria desta forma ou melhor dizendo… começaria desta forma.

É inevitável imaginar e esperar por uma revolta no próximo livro e é claro que nosso casal estará bem no meio dela.

Não vejo a hora de ver a Sociedade se dar mal… he he he he he

Não espere nenhum minuto para ler este livro e se você ainda não leu Destino… corre e comece o quanto antes!!

Como estou boazinha hoje vou deixá-los com mais vontade ainda de ler o livro… olha só esse booktrailer maravilhoso!!


Esperam que tenham gostado da resenha!
Bjs, 

5 comentários

  1. Adorei a capa!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para ler e concordo que o livro demorou para vim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro ficou muito legal.
    Gostei da resenha que só me deixou com mais vontade de ler esse livro.
    Quero saber como será o começo para Cassia e Ky.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  4. Aff, não gostei desses atores do Booktrailer não x: Tô muito curiosa para ler Travessia, espero mesmo que a Cassia tenha amadurecido nesse livro, achei ela muito sem sal no primeiro. Travessia tá com cara de que vai ter muito mais ação que Destino! :D

    Mi - http://CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  5. Amei essa capa, assim como, estou louca pra ler o livro :3
    Adorei a resenha tbm. Bem esclarecedora.
    bjs

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!