Resenha: Antes de dormir da @editora_record


Antes de dormir
Título original: Before I go to sleep
Autor: S.J. Watson
Editora: Record
Ano: 2012

Páginas: 400

Sinopse:
Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.



Imagine você acordar todos os dias sem saber onde está, quantos anos você tem...sempre com aquela sensação de que algo está errado.
É assim que Christine vive. Beirando os 50 anos ela não se lembra dos últimos 27 anos, toda vez que acorda acha que ainda tem toda vida pela frente para aproveitar, mas quando olha no espelho tudo muda... Quem ajuda Chris todas as manhãs a se localizar e conta tudo o que aconteceu nesses últimos anos e porque como ficou assim é seu marido Ben.


Há também o Dr. Nash que liga, sempre que Ben sai para trabalhar, explicando que está ajudando ela em um tratamento; só que seu marido não sabe. Christine só acredita nas palavras desse, até então estranho, quando ele lhe explica que  em seu armário dentro de uma caixa de sapato está o diário que ela tem escrito com sua ajuda. Logo na primeira página está escrito algo que a deixa confusa:


"NÃO CONFIE EM BEN"


A partir daí o suspense rola solto... Será que essas quatro palavras realmente são verdade? Até que ponto as novas “visões” do passado são lembranças? Ou são apenas fruto da sua imaginação? Porque essa sensação de estar faltando algo nunca é preenchida com as resposta que ela encontra?

Impossível escrever uma resenha na altura do que senti lendo "Antes de dormir", a cada página novas ideias sobre o que realmente aconteceu são formadas. Com um final que deixa sem folego, e como disse Dennis Lehane, autor de Sobre meninos e Lobos, "com os nervos à flor da pele durante horas”.

Melhor estreia que li esse ano, por enquanto é claro, vale a pena ler!



Até a próxima…



Um comentário

  1. Oi Nathy, tenho lido resenhas boas deste livro e espero poder ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!