Resenhas: Série ‘Gregor’ de Suzanne Collins


Olá envenenados,

Hoje trago para vocês três resenhas juntinhas de uma série que me encantou profundamente esta semana…


Os livros são:
Gregor 1Gregor 2Gregor 3



Os três livros foram escritos pela famosa autora Suzanne Collins, mais conhecida aqui no Brasil pela série Jogos Vorazes!

A Editora Galera Record enviou os três volumes juntos me garantindo que era uma leitura deliciosa e prazerosa. Aí… eu fui ler a sinopse do primeiro livro e nela continha algumas palavras que me deixaram um pouquinho preocupada: inseto, gigante, barata, subterrâneo.. eca!! No que eu fui me meter??

Mas, criei coragem e lá fui eu me aventurar em ler o primeiro livro… que eu simplesmente adorei!! De verdade!!

Você já ouviu esta frase?

O que me fascina na literatura são os mundos (im)possíveis que ela é capaz de criar.”

Suzanne fez algo incrível com esta série… criou um mundo fascinante!!

Então, espero que você leia estas resenhas até o fim e descubra como baratas e insetos gigantes conquistaram meu coração!! rs

CorujaPequena



Gregor 1


Gregor,
O Guerreiro da Superfície

Editora: Galera Record
Tradução: Edmo Suassuna
ISBN: 9788501081865
Ano: 2008
Título original: Gregor the Overlander
Páginas: 300



Sinopse
          Dois anos, sete meses e treze dias... Esse é o tempo que a família de Gregor espera por notícias do seu pai. Todos já perderam as esperanças: a avó, que ocupa o único quarto com ar-condicionado da casa; a mãe, que precisa trabalhar em dupla jornada para sustentar a família; e Gregor, que com apenas 11 anos, sempre acaba tendo que dar uma de babá para as duas irmãs mais novas.
          Em um verão especialmente quente em Nova York, Gregor terá que ficar na cidade enquanto Lizzie, a irmã do meio, curte as férias em um acampamento. Cuidando de sua irmãzinha Boots, sua maior “diversão” será descer com ela até o porão do prédio e levar a roupa a lavanderia coletiva. Mas se Gregor achava que aquela seria uma noite como todas as outras, ele estava muito enganado. Enquanto tenta separar as roupas claras das escuras, Boots corre de um lado para o outro atrás de sua bola. E então, brincando por entre as máquinas, ela encontra um duto de ar, que suga os irmãos para um estranho mundo subterrâneo.
          Após uma longa queda, Gregor e Boots chegam a um lugar assustador, e são resgatados por seres muito estranhos: baratas gigantescas e superevoluídas que, longe dos chinelos humanos, criaram uma sociedade no Subterrâneo. Mas elas não são as únicas: as amigáveis baratas levam os dois habitantes da Superfície para Regália, uma grande cidade erguida por seres humanos que, há séculos, seguiram o profeta e desbravador Bartholomew de Sandwich até as grandes extensões de terra sob a Superfície.
          De repente, Gregor descobre que os regalianos acreditam que ele é um guerreiro lendário, cuja vinda fora prevista na mais enigmática das profecias de Sandwich. Agora, apesar de seus protestos, o menino deve liderar um grupo de austeros regalianos, silenciosos morcegos, baratas gigantes e misteriosas aranhas numa busca que tanto pode libertar seu pai e todo o Subterrâneo da terrível tirania dos ratos quanto levar à completa aniquilação desse incrível universo paralelo que se esconde sob a cidade de Nova York.

FitaLateral

Resenha


Se você realmente leu a sinopse acima, já percebeu na encrenca danada que o menino Gregor de apenas 11 anos e sua irmã Boots de 2 se meteram!

Quem poderia imaginar que bem embaixo de Nova Iorque um mundo incrivelmente maravilhoso e ao mesmo tempo horripilante existiria?

Gregor, ao cair de seu mundo até o subterrâneo, pensou inicialmente que sua única preocupação seria o como voltar para casa. Mas, ao descobrir que ele era o tal guerreiro tão esperado por todos, sua preocupação só aumentou.

E preocupação era uma palavra bem familiar no vocabulário do menino. Apesar de ter apenas 11 anos, ele é o ‘homem da casa’. Sua mãe rala trabalhando em três empregos para sustentar a família e Gregor é quem segura as pontas em casa cuidando da avó, da irmã Lizzie de 7 anos e da bebê Margaret, mais conhecida como Boots, de apenas dois anos.

Acho que um dos segredos da autora foi nos fazer apaixonar pelos personagens do livro. Cada um é encantador e tem sua importância!

Gregor é um sobrevivente morando num bairro pobre de Nova Iorque. Sua família passa por dificuldade reais e sérias e mesmo assim, não vemos revolta nenhuma no garoto, só uma força descomunal e incrível que o faz virar um guerreiro quando necessário, mesmo não sabendo segurar uma espada. Ele é um protagonista encantador, além de ser também: carinhoso, sensato, protetor, amigo, e humano. Ele é capaz de ser educado com todos que encontra pelo caminho, independente de quantas patas eles possam ter, e é capaz de rir, chorar, se assustar, errar, assumir seus erros e depois ainda aprender com eles.

Nas primeiras páginas, Boots (outra personagem encantadora) nos emociona e é através dela que conhecemos muitas facetas incríveis do caráter de Gregor. A menina, apesar de também viver esta realidade pobre é extremamente feliz e apaixonada por seu irmão. Logo ao cair no subterrâneo e sujar as fraldas, encontra uma comunidade de Baratas que ao sentir o seu ‘cheirinho’ peculiar a transforma na Princesa Boots! E ela é muito carinhosa com todas as baratas, que a levam para passear em suas corcundas como se fossem cavalos.

Juro que ao ler ‘baratas’, senti aquele nojinho básico e desagradável; e para minha surpresa ele foi sumindo quando a autora nos apresenta duas baratas super amigáveis e leais! Elas são as protagonistas mais inusitadas e também são responsáveis por me fazer chorar numa parte da história emocionante e triste. Se algum dia alguém me dissessem que eu choraria por baratas num livro… eu acharia a pessoa louca!! Mas isso aconteceu gente! #prontofalei

Luxa, a futura rainha dos subterrâneos, é outra protagonista fantástica e maravilhosa! Apesar de ser meio esnobe no inicio da história, ela acaba nos cativando aos pouquinhos e saber que ela tem apenas 11 anos e que já possui tantas responsabilidades com seu reino, também a isenta de acharmos que seja antipática de propósito.

No decorrer da narrativa, vamos conhecendo todos os outros personagens como os morcegos, Vikus e Mareth, Henry e Ripred e também a importância de cada um na aventura de resgatar o pai de Gregor das mãos, quer dizer, das patas imundas dos ratos malvados e inescrupulosos.

É nesta jornada que acabamos por reconhecer na narrativa de Suzanne ingredientes marcantes que não podem faltar nas histórias infanto-juvenis: bom-humor, amor pela família, lealdade para com os amigos, cumplicidade, respeito pelos mais velhos, repúdio ao preconceito, gentileza, coragem e verdade!

Essas virtudes, acabam por transformar o livro numa primorosa leitura que vai encantar todas as idades!

Ah! Esqueci de dizer… o livro é tão bom que o li inteirinho em apenas um dia (uma madrugada)!! Alegre

 
CorujaPequena


Gregor 2
 


Gregor e a Segunda Profecia
 
Editora: Galera Record
Título original: Gregor and the Prophecy of Bane
Tradução: Edmo Suassuna
ISBN: 9788501081872
Ano: 2010
Páginas: 288

 



Sinopse
Gregor, o herói improvável de um mundo secreto sob a cidade de Nova York, terá que enfrentar os perigos do Subterrâneo mais uma vez.
Após sua irmãzinha, Boots, ser misteriosamente sequestrada, o menino se vê obrigado a retornar ao Subterrâneo, onde sua ajuda é necessária – uma Segunda Profecia foi revelada e somente ele poderá impedir uma terrível guerra que poderá destruir a todos.

FitaLateral

Resenha


Gregor conseguiu, após sua jornada no estranho Subterrâneo debaixo de Nova York, voltar para casa são e salvo e com ele foram também sua irmã Boots e seu pai. 

E depois de contar tudo o que viveu para a mãe, a avó e a irmã Lizzie,  jurou jamais pensar em ir para esse tal mundo estranho. 

Mas, o que ele não esperava é que outra profecia que também o envolvesse fosse revelada e que sua volta seria necessária! 

Neste segundo volume, Suzanne consegue deixar o leitor mais empolgado com a história do que no primeiro livro. Agora, a gente já conhece todos os personagens e ficamos na torcida e na expectativa de que todos voltem a aparecer e de que a aventura comece logo!! 

É claro que outros personagens ingressam ao livro, mas todos aqueles que a gente aprendeu a amar estão lá e são essenciais para toda a narrativa! 

Agora, Gregor terá que matar sem dó e nem piedade um misterioso rato branco chamado Bane e para convencê-lo a fazer isso, os Subterrâneos raptam sua irmã menor, Boots. 

Para poder voltar para casa (… e enfrentar uma mãe furiosa…), Gregor e seus amigos precisarão atravessar o vasto Caminho d'Água em busca de Bane, e enfrentar os perigos mortais que ele oculta. 

Neste livro, vemos Gregor crescendo e amadurecendo, já que enfrentará a possibilidade de perder o que mais importa em sua vida!!

 Seus amigos correm perigo, e terá de fazer escolhas de vida ou morte, que vão determinar o futuro do Subterrâneo. 

Chorei demais no final deste livro… e mais uma vez amei a escrita da Suzanne e sua narrativa ágil e repleta de descrições fantásticas. 
Quando este livro termina… é melhor ter o terceiro em mãos, senão você surta, ok?! 


CorujaPequena
 


Gregor 3
 
Gregor e a Profecia de Sangue
 
Editora: Galera Record
Tradução: Edmo Suassuna
ISBN: 9788501081889
Ano: 2011
Título: Gregor and the curse of the warmbloods
Páginas: 300
 
 


Sinopse

          Gregor e Boots estão de volta à segurança de sua casa, e dessa vez a mãe do menino não está disposta a perdê-los de vista!
          Visitas à lavanderia do prédio são completamente proibidas e ela nem mesmo gosta de ouvir falar em morcegos ou ratos gigantes...
          Mas infelizmente a presença de Gregor no Subterrâneo é necessária mais uma vez: uma terrível doença está se espalhando e seus amigos estão em perigo. Agora, Gregor, Boots, e um inesperado acompanhante precisam enfrentar uma nova viagem, que poderá colocar em risco muito mais do que a vida dos habitantes do Subterrâneo...
 
FitaLateral

Resenha


Este é o melhor dos três livros!!!


O livro começa com Gregor ansioso em receber notícias de seus amigos que ficaram no Subterrâneo, já que alguns ainda estavam desaparecidos quando ele e Boots voltaram para casa.

Quando a vida estava voltando ao normal e muitos meses já haviam passado, finalmente ele recebe notícias, mas não são as que ele queria.

Desta vez, o Subterrâneo está em perigo mas não é uma guerra o que assusta a todos. Uma terrível doença, que só ataca aqueles de sangue quente, ronda o reino de Regália e já fez algumas vítimas que são extremamente importantes para Gregor e para Boots.

A nova profecia chamada Profecia de Sangue coloca Gregor no meio da aventura novamente e também coloca Boots e sua mãe!

Suzanne mais numa vez, nos brilhanteia com uma personagem que antes só aparecia como pano de fundo: a mãe. Neste livro, a mãe de Gregor mostra de onde veio a coragem do filho e vai até o subterrâneo para ajudar e para garantir que seus filhos fiquem seguros.

Muitas cenas da mãe no subterrâneo são hilárias e divertidas. O encontro dela com as baratas amigas de Boots, com os morcegos e com os moradores fazem o livro valer a pena!

Para conseguir a cura para a doença, Gregor e mais alguns amigos saem em mais uma aventura inusitada e cheia de terríveis perigos. Claro que Boots vai se meter em encrencas e que Gregor vai reencontrar alguém que antes estava perdido!

Para minha surpresa, este livro não termina de forma linear como os outros e nem todos voltam para casa em segurança…

Pois é… eu não posso falar mais nada sobre isso, mas estou muuuuuuuuuuuuuuuiiiitoooooo curiosa para saber o que vai acontecer no quarto livro da série!

A Série Gregor, possui 5 livros e só três já lançados no Brasil!!

CorujaPequena


Suzanne_Collins

Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia Gregor.
Em 2008, lançou Jogos Vorazes, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. Jogos Vorazes está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica está em fase de pós-produção.


 Eu não li Jogos Vorazes… mas a série Gregor está na minha lista de melhores dos melhores!!

Já que ela escreve bem assim… acho que vou dar mais uma chance para a trilogia que encantou todo mundo!! rs

Ah… e não fique encucado com este lance de idade achando que o livro é infanto-juvenil demais para você… ele NÃO é!!

O meu sobrinho já tem os livros garantidos para quando crescer! 

E se você é mãe ou tem filhos acima de 9 anos… não demore para ler e depois empreste seus livros para eles, ok?!

Beijocas, Math Tonionni

7 comentários

  1. Olha, parece que as baratas (eca!!!) gigantes me conquistaram, fiquei super interessada e acho que vou ler, ainda mais por esses livros terem sido escritos pela linda Suzanne ai ai. Espero ler em breve.
    Beijos

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que a Suzanne tinha mais uma série.
    Confesso que nunca fui muito seduzida por jogos vorazes... vi o filme e até gostei, mas não me empolgou para ler o livro não.
    enfim, quem sabe eu dê uma chance para esta série.
    Parece que essa vai conseguir me fisgar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa que eu não encuco é com idade. Se o livro parece bom, leio mesmo! A minha filhota tem só 3 anos, mas já estou juntando livros pra ela. Eu também não li Jogos Vorazes porque .. não sei bem porquê, mas confesso que essa série Gregor me chamou mais a atenção. Adoro esses mundos paralelos, mesmo com as tais baratas ... enfim, adorei demais a sua resenha e fiquei aqui, louca de vontade de conhecer a história. Espero ter essa oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  4. Resenhas excelentes! Mas será que sou a única que não vai com a cara desta autora e das capas dos livros das séries dela? Me rendi ao filme Jogos Vorazes mas continuo relutante em ler os livros dessa autora... Como faz???

    ResponderExcluir
  5. Ei Laganowski... Você não é a única não.
    Também não fui com a cara desses livros e nem com Jogos Vorazes.
    Pode ser chatice minha, mas quando as coisas parecem virar febre eu meio que desencanto e fico relutante. Bom, quem sabe ainda dê uma chance.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Aqui está o link para a resenha do quarto livro!!

      http://asenvenenadaspelamaca.blogspot.com.br/2012/10/resenha-gregor-e-as-marcas-secretas-de.html

      Espero que goste!! Beijos, Math

      Excluir

Destile seu veneno, comente!