Resenha: A mecânica do coração da @GaleraRecord

Olá envenenados, para estrear trago a resenha de um livro fofíssimo da quera Galera Record.
Vamos ao que interessa…



A mecânica do coração
Título original: La mécanique du coeur
Autora: Mathias Malzieu
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 192



Sinopse:
O pequeno Jack nasce na noite mais fria do mundo e seu frágil coração está irremediavelmente congelado. Salvo pelas mãos de uma experiente parteira, ele é submetido a uma operação de emergência. Seu órgão é substituído por um relógio de madeira, um pequeno cuco que o ajudará a manter o ritmo das batidas e a bombear o sangue normalmente. A delicada prótese garantirá que Jack leve uma vida igual à de todos os outros garotos. Ou quase igual. Jack sabe que não pode se expor às sensações comuns, como a raiva e o desespero, a frustração e o amor. O menor sinal deste último sentimento pode fazer com que o pleno funcionamento de Jack entre em colapso.


Bem vindos ao mundo do Little Jack; um menino que nasceu com o coração congelado na noite mais fria de Edimburgo, sendo trazido ao mundo pelas mãos da "doutora" Madeleine, que para salva-lo implanta um relógio cuco junto ao seu coração para auxiliar os batimentos.
Abandonado com essa estranha senhora Jack, vê em cada casal que procura uma criança para adoção a esperança de ter um lar na cidade, já que vive escondido no alto do morro. Ele é simpático, bonito, mas quando ouvem o TIC-tac de seu coração logo mudam de ideia. Aos poucos ele entende que sua verdadeira família sempre será Madeleine e seus fiéis pacientes: Anna, Arthur e Lola. 
No dia de seu 10º aniversário, Jack pede um presente diferente... ele quer conhecer a cidade. Seu desejo é realizado, afinal ele já é grande suficiente para lidar com sua diferença em relação às outras pessoas e com alguns comentários maldosos. O que ninguém esperava é que em sua primeira saída de casa ele fosse se apaixonar...
"Uma menina minúscula com aspecto de árvore em flor avança até o instrumento musical e começa a cantar. O som de sua voz lembra o canto de um rouxinol, mas com palavras." pág. 27
Só que seu relógio/coração não aguenta fortes emoções, sejam elas triste ou alegre, como o amor... então ele é proibido de tentar encontra de novo "sua" pequena cantora.
"Em primeiro lugar, não toque nos seus ponteiros. Em segundo lugar, controle sua raiva. Em terceiro, nunca, mas nunquinha mesmo, se apaixone. Pois, nesse caso, o grande ponteiro das horas transpassará para sempre sua pele no relógio de seu coração, seus ossos implodirão, e a mecânica do coração voltará a emperrar." pág.34
O tempo passa e nada consegue fazer Jack esquecer essa menina que deu um novo sentido ao seu tic-tac, é quando decide arriscar- se em uma viagem por um mundo desconhecido aos seus olhos para encontra-lá...
A mecânica do coração é simples, poético... encantador.
Curiosidades: Os direitos de adaptação para o cinema foram comprados pelo o cineasta Luc Besson (O Quinto Elemento, O Profissional), que irá trabalhar em parceria com o próprio Malzieu, que também é vocalista de uma banda francesa chamada Dionysos que tem no repertório algumas músicas baseada no livro entre elas a "Tais toi mon coeur", o vídeo é lindo vejam:
Beijinhos ;*
                     

3 comentários

  1. Ai, que fofo!
    Adoro esse tipo de história, e que vídeo fofo é esse? Amei! Foi pra listinha :)

    ResponderExcluir
  2. Olha é um dos melhores livros que eu já li...

    ResponderExcluir
  3. Own!!!! *--* Quero muito! Primeiramente,a resenha está ótima, estimula a curiosidade quanto ao livro, parabéns meninas. Em segundo lugar o livro parece daquele que nos faz chorar, gosto disso! Já está na lista de desejados.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!