Resenha “Estilhaça-me” , Tahereh Mafi – Novo Conceito

Ai ai queridos… Essa resenha… Esse livro… Hum… Foi uma grande surpresa para mim. Principalmente porque eu pratiquei mais uma vez o meu mantra “não-leia-sinopses-orelhas-e-nem-resenhas-antes-da-página-100” e dessa vez… deu mais do que certo!

Estilhaça-meEstilhaça-me

 

Livro: Estilhaça-me

Autora: Tahereh Mafi

Páginas: 304

Editora: Novo Conceito

ISBN: 9788563219909

 

 

Sinopse

 

“Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.”

FitaLateral

 

Resenha

         

Esqueça tudo que você já leu sobre fantasia sobrenatural! Tahereh Mafi chegou para abalar nossas estruturas com seu “Estilhaça-me”, da Novo Conceito.

Abandonada a própria sorte há 264 dias, Juliette sobrevive em uma cela de manicômio a mais ou menos um ano, em mundo pós guerra, no meio de um planeta arrasado pelo mau uso dos seres humanos. A garota de nome doce narra sua própria história intrigante, falando sobre sua solidão e seu legado de forma misteriosa, deixando os leitores ávidos por páginas e mais páginas de explicação sobre sua vida.

Depois de nos deixar roendo as unhas de tanta curiosidade sobre a melancolia e a solidão de Juliette, a autora joga Adam dentro de sua cela. O.o

Oi!? So fast... I love this!

E é aí que você aperta forte o livro contra o peito e não larga ele até acabar.

Adam faz parte do passado de Juliette e de alguma forma fará parte de seu futuro. Só que isso é uma coisa que Julliete ainda não sabe. Como todas as outras coisas sobre sua vida.

Quando a chegada de Adam começa realmente a fazer sentido para a garota, tudo vira de cabeça para baixo e aí é que a ação dá seu start. Uma enxurrada de expectativas te faz devorar de forma voraz a leitura, porque você só quer saber o que e o porquê de Juliette ser tão cobiçada por tanta gente.

Ah sim! Muitos gatinhos estão envolvidos nessa história! Juliette é muito valiosa devido ao seu dom e os seus poderes estão em jogo pela salvação da Terra. A autora mantém uma linha feroz e intolerante contra as práticas abusivas do uso dos recursos naturais de nosso planeta. É legal saber que um livro YA tem essa pegada, porque falar de amor é mole! Difícil é prender seus leitores com esse amor e num pano de fundo com uma moral pra lá de politicamente correta.

Sentiu as pistas? Esse é o tipo de resenha que não dá pra falar muita coisa, caso contrário, vou encher esse post de spoiler e serei “estilhaçada”. Hehehehe...

Vamos falar um pouco da autora, que é uma fofa e que nos deixa surpreendida já no primeiro momento!

Tahereh Mafi aparece com seu lindo "hijab" (lenço) cobrindo charmosamente sua cabeça, conforme as tradições muçulmanas. Em seu blog, ela é muito discreta quanto à vida pessoal e suas preferências, mas durante a leitura, a gente consegue perceber algumas características que nos levam a crer o quanto é possível a realidade da jovem de 24 anos se misturar com a sua ficção; quando ela fala de guerras e do quanto sua personagem se sentiu solitária e atribuiu sua companhia aos livros.

Não sei quanto a vocês, mas eu tive a sensação de que conhecia aquela “Juliette” de algum lugar... rsrsrsrs...

Uma escritora que tem a capacidade de falar de forma tão altruísta sobre temas como conservação do planeta, amor ao próximo ou, simplesmente, como valorizar questões simples da vida, tem meu respeito total e já ganhou meu coração! Da capa até a última folha do epílogo!

Os sentimentos de Juliette são expostos de forma crua, a flor da pele. Seus pensamentos são escritos sob uma tarja, onde o leitor tem a possibilidade de vislumbrar exatamente a sensação que a protagonista tem em cada cena. Seja sua carência extrema ou sua excitação desajeitada. Lírica e dona de uma autônoma licença poética, sua forma doce e ao mesmo tempo misteriosa de escrever me fez dedicar uma madrugada ao seu livro sem o menor arrependimento.

Ele só bateu depois, quando me dei conta de que não tinha previsão para o lançamento de sua continuação.

Sim! “Estilhaça-me” faz parte de uma trilogia, é o primeiro livro escrito por Tahereh e já está causando o maior reboliço entre os leitores apaixonados por romances sobrenaturais.

Em 5 de fevereiro de 2013 será lançando nos EUA “Unravel me” ( “Desvenda-me”, tradução livre) e no segundo semestre do mesmo ano, será o lançamento do terceiro e último livro da série, ainda sem título.

E no Brasil hein,Novo Conceito?

Recheado de detalhes, descrições e uma chuva de poesia oriunda de sentimentos tenho quase certeza que vivenciados, “Estilhaça-me” te surpreende do início ao fim e te faz pensar em diversas possibilidades. E o mais bacana é que depois de um livro inteiramente surpreendente, ele consegue te surpreender ainda mais no final!

Algumas quotes maravilhosas:

“TAMANHA A IMUNIDADE NA IGNORÂNCIA”

PÁG. 16

“ODEIO O FASTIO INDIFERENTE DE UM SOL

PREOCUPADO DEMAIS

CONSIGO MESMO PARA SE DARA CONTA DAS INFINITAS

HORAS

QUE PASSAMOS EM SUA PRESENÇA.”

PÁG. 28

“A VERDADE É UMA AMANTE MALDOSA E CIUMENTA

QUE NUNCA DORME”

PÁG. 38

“PASSEI MINHA VIDA DOBRADA ENTRE AS PÁGINAS DOS

LIVROS.

NA AUSÊNCIA DE RELACIONAMENTOS HUMANOS, CRIEI LAÇOS

COM AS PERSONAGENS DE PAPEL. VIVI O AMOR E A

PERDA

POR MEIO DAS HISTÓRIAS ENREDADAS NA HISTÓRIA;

EXPERIMENTEI A ADOLESCÊNCIA POR ASSOCIAÇÃO. MEU

MUNDO É UMA TEIA ENTRELAÇADA DE PALAVRAS,

AMARRANDO

MEMBRO A MEMBRO, OSSO A TENDÃO, PENSAMENTOS E

IMAGENS, TODOS JUNTOS. SOU UM SER COMPOSTO DE

LETRAS, UMA PERSONAGEM CRIADA POR FRASES,

UMPRODUTO DA IMAGINAÇÃO FABRICADO POR MEIO DA

FICÇÃO.”

PÁG. 66

“-A VIDA É UM LUGAR FRIO. –SUSSURRA ELE. – ÀS

VEZES

VOCÊ TEM QUE SABER ATIRAR PRIMEIRO.”

PÁG. 100

“SEUS LÁBIOS ESTÃO TÃO PRÓXIMOS DE MEU OUVIDO QUE

SOU A

ÁGUA E NADA E TUDO  E ESTOU EVAPORANDO EM UM

QUERER TÃO DESESPERADO QUE QUEIMA À MEDIDA QUE

ENGULO.”

PÁG. 106

“SUA VIDA É TÃO INCRIVELMENTE INSUPORTÁVEL TÃO

IMENSAMENTE MULTIFACETADA TÃO GLAMUROSA´PARA

ENCOLEIRADA HERANÇA DE SEUS QUADRIS, QUE É MESMO

NATURAL QUE NÃO COMPREENDA.”

PÁG. 118

“UMA, DUAS, UMA CENTENA DE VEZES SEUS LÁBIOS

PROVAM

MIHA NUCA E EU ME PERGUNTO SE POSSO MORRER DE

EUFORIA”

PÁG. 133

“MINHA PELE ESTÁ CORADA DE CALOR E ALGO CHAMADO

ADAM.”

PÁG. 156

“-A CURA É UM PROCESSO DELICADO. ELA NÃO PODE SER

INTERROMPIDA OU INFLUENCIADA POR EMOÇÕES

INSTÁVEIS.”

 PÁG. 281

Quando eu terminei de lê-lo, senti-me tão íntima da Tahereh, que achei que me conter somente com as informações de seu blog era pouco. Então eu fui buscá-la no Twitter. Ela foi uma fofa! Super simples e simpática, entendeu tudo que eu escrevi usando o Google tradutor respondeu meu twitt algumas horas depois que eu escrevi pra ela.

image

Nem preciso dizer que quero muito ela na próxima Bienal do Rio!!! (E isso é um trabalho para minha amiga Raffa Fustagno!)

Quem quiser falar com a Tahereh é só contatá-la pelo @taherehmafi ou no seu site http://www.taherehmafi.com/. E se quiser saber um pouco mais sobre as causas que ela defende e seus pensamentos, pode passear em seu blog. O http://stiryourtea.blogspot.com.br/

Que aliás, me trouxe a maior alegria! Eu li por lá que os direitos autorais da série “SHATTER ME” (“Estilhaça-me”, PT) foram concedidos a 20th Century Fox. E isso quer dizer que... VAI VIRAR FILME!!!! OMG!!! AS MINA PIRA NO ADAM!!!

Por isso podem começar a fazer seus “dream casts”!!!

Eu recomendo muito!!!

Beijinhos!

Fê Madeira

12 comentários

  1. Parabéns pela resenha Fê! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha!

    Não li porque não quero saber nadinha do livro, desejo total surpresa =D.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que quando eu comecei a ler alguma coisa sobre Estilhaça-me, pensei: "ah! Esse não é pra mim". Mas agora,lendo sua resenha já deu vontade de sair correndo para ir atrás do livro. Parece ser muito interessante e tenho quase certeza que vou gostar. Adorei sua resenha. Muito bem escrita!

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece muito bom, na verdade acho que todos os livros que a novo conceito lança são muito bons nao lembro de ter lido nenhum que nao gostei.
    Adorei o quote: A VERDADE É UMA AMANTE MALDOSA E CIUMENTA QUE NUNCA DORME

    ResponderExcluir
  5. Bela resenha! Estou com ele aqui, empacada no O Espião... Ele é o próximo! Ainda bem sua reenha só aguçou a minha vontade de ler esse livro! Vontade essa que eu já tinha só pela capa e pela sinopse! O kit deste livro é lindo!!! Não vejo a hora de me aventurar nele! E as mina pira no Adam? Obaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a ler a resenha, mas tive que parar logo quando vi que entra um carinha na sela dela...
    É demais para mim, já estou querendo muito o livro e não quis me desesperar mais... =)

    ResponderExcluir
  7. Fê, essa foi, sem dúvida alguma, uma das suas melhores resenhas!

    Quando eu peguei o livro na livraria, eu não de a mínima por causa da capa, achei estranha e então nem li a sinopse, mas depois da sua resenha, ele já está na minha lista de desejados!

    Beijos :*
    @mariaclarabruno
    www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha.
    Quero ler esse livro e gostei muito da noticia que vai virar filme.
    Muito legal a autora responder o tweet de vcs.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha.
    Quero muito ler esse livro e gostei da noticia de que vai virar filme.
    Legal a autora ter respondido o tweet de vocês.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de você ir além do livro e falar da autora.
    Obrigada pela ótima resenha, ajuda muito a decidir o que ler primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. ameeei a capa , ameei a resenha, e ameeei saber que é um livro tão viciante e que preciso dele na minha estante -até rimo hahahha- . sério , to muito curiosa pra ler essa obra

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!