Minhas impressões sobre “@mor”, Daniel Glattauer, Editora Suma

Já faz um tempinho que não leio algo que me sensibilize tão  profundamente quanto a história de Leo e Emmi. E eu fiquei muito feliz em ter a oportunidade de lê-lo antes de seu lançamento. Com vocês, o surpreendente livro de Daniel Glattauer:


@mor
Livro: @mor
Páginas: 184
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050669
 
 
Sinopse:
“Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.”


         
“Se você já encontrou a pessoa perfeita, porque se arriscar conhecê-la?”
A vida tem se tornado tão corrida, são tantas as obrigações, que muitas vezes esquecemos-nos de olhar ao nosso redor. O computador tem sido uma grande válvula de escape em muitos quesitos, inclusive nos que diz respeito aos relacionamentos. Sejam eles de qualquer espécie.
Através de um endereço de email digitado errado, a solicitação do cancelamento da assinatura de uma revista de Emmi foi parar, por engano, na caixa de entrada de Leo. Alguns dias depois, a mesma mulher tornou a mandar novamente uma mensagem, dessa vez com a prerrogativa de envio automático para toda sua lista de emails. E lá estava o email dele.
E depois disso, muitos emails foram trocados...
Sarcasmo, humor inteligente, diversão... No inicio, todos os sentimentos eram controlados em relação ao desconhecido do outro lado da tela do computador. O que era uma brincadeira divertida acabou surpreendendo aos dois. Uma curiosidade avassaladora os apossou, deixando Emmi desesperada para conhecer o rosto ou a voz de seu interessante e ardiloso “amigo”. Há alguns megas de distância estava Leo, tentando convence-la a todo custo de evitar esse encontro, para que a fantasia jamais fosse quebrada.
Com um romance contemporâneo, a cara e a coragem, Daniel Glattauer traz “@mor” e mostra pra todo mundo que o amor, sentimento, poder ser ainda mais complexo do que se possa imaginar.
Vivemos num mundo onde o relacionamento entre Emmi e Leo é mais comum de acontecer do que qualquer outro que se fortaleça na presença de duas pessoas. Eu mesma tenho dois primos que se casaram com mulheres que conheceram na rede. : )
Nenhum dos dois protagonistas haviam ido de encontro ao outro. Ninguém procurava se envolver. Emmi era casada e feliz e Leo estava solteiro. E por um erro (ou acerto do destino) eles se encontraram e então suas vidas viraram de cabeça para baixo. Valores, sonhos, sentimentos foram questionados. Os personagens foram completamente desconstruídos, descaradamente despidos em sua essência e deixados a sorte de emails e mais emails, carregados de emoções, culpas e paixão.
“@mor” a primeira vista (perdoe o trocadilho), é um livro divertido que discorre através da troca de emails entre Emmi e Leo. Eles são sagazes e inteligentes e a leitura é tão prazerosa que você não se dá conta da quantidade de páginas que já leu, até que suas confidências tomam um outro tom, tornando o leitor incapaz de largar o livro até a última página.
Comigo foi bem assim. A convite da Suma das Letras (e da Ju do Livros e Bolinhos!) estivemos em um bate papo muito bacana com a turma da editora. Leia mas sobre esse encontro aqui!
Assista ao book trailer clicando abaixo e imagine tudo que você leu até aqui!
Eu brinquei lá na hora dizendo que chegaria em casa e leria o livro todo, só de ouvi-los comentar sobre ele.
E foi exatamente o que fiz. E não me arrependi! O livro é lindíssimo, emocionante. De uma forma especial, cativante e muito diferente de seus companheiros de gênero literário.
Estamos esperando sua continuação! Promessa é dívida e eu vou cobrar viu Suma!
Beijos!
Fê Madeira

4 comentários

  1. Que interessante!!! Adorei e me deu curiosidade para saber o que acontece com esses dois no final.

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu vi o BT eu achei o livro fofo e fiquei com vontade de ler... Agora mais ainda depois dessa resenha.
    Aguardando ansiosa o lançamento *-*

    ResponderExcluir
  3. É, no mínimo, diferente. Apesar do enredo ser romântico e tal, essa questão de focar nos e-mails dá um tom diferente e acho que vale a pena mesmo ler. Como sempre, resenha impecável.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro tão fofo.
    E o book trailer então?
    Curiosa para ler o livro ;)

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!