Resenha “Nietzsche para estressados”, Allan Percy, @editorasextante

Bom dia!!!

          Sou mega power suspeita para falar sobre o livro de hoje, que apesar de não ter sido escrito pelo meu filósofo favorito (pasmem, eu AMO Nietzsche!), trata de seus aforismos* e sua maneira tão grandiosa de pensar!

           Como vocês…

Nietzsche para

estressados

 

Livro: Nietzsche para estressados 

Autora: Allan Percy

Páginas: 112

Editora: Sextante

ISBN: 9788575426432

 

 

Sinopse

 

“Nietzsche para estressados é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento do filósofo mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.

Cada capítulo é iniciado por um aforismo do grande mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto.

O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma inovadora de superar as dificuldades. Conheça algumas de suas frases marcantes:

• O que não nos mata nos fortalece

• O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes

• Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa

• O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte

• Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida

• Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas

• Quem deseja aprender a voar, deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se aprende a voar voando”

FitaLateral

 

Resenha

Não acredito que Nietzsche possa ser enquadrado em uma simples seção de auto-ajuda de uma livraria ou biblioteca. Seria até piada, pois o cara passou a vida inteira questionando seus pensamentos a fim de encontrar a sua “própria auto-ajuda”. E veja o que ele conseguiu! Um vasto legado de teorias filosóficas, embasadas em seus pensamentos mais primitivos.

É importante lembrarmos sempre do contexto social em que Nietzsche viveu; foi criado pelas mulheres de sua família após a precoce morte de seu pai, foi abandonado por seu grande amor, que o trocou por um amigo... Muitas coisas se explicam quando sabemos os motivos os quais as levaram a ocorrer. Então deixe seus preconceitos sobre filosofia de lado e permita que Allan Percy te explique algumas coisas sobre os aforismos* do filósofo em questão!

Em seu livro, “Nietzsche para estressados”, Percy trata através de tópicos, célebres pensamentos de Friedrich Nietzsche, fazendo analogias aos grandes nomes da história como Buda, pensadores como Platão e Proust e também escritores como Oscar Wilde. Além de exemplificar o nosso dia-a-dia. Fica bem fácil entender as máximas dele, quando você pode trazê-las para o seu cotidiano e experimentar sua aplicabilidade.

Veja esse exemplo:

“Toda convicção é uma prisão”

Agora pense: se você mantiver um pensamento do tipo “Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”, de que vale uma vida inteira? Se você não puder mudar conforme conhece alguém que te apresenta algo novo. Se você não puder se apaixonar novamente por alguém, uma música ou um novo livro?

Você estará preso às suas convicções, certo!?

É isso que Nietzsche quer nos mostrar através de suas colocações, muitas vezes, duras, porém extremamente reais e atemporais.

Há quem diga que o filósofo foi um cara mal humorado. Tudo bem, concordo que a vida dele foi de muitas perdas, como a de muita gente também já foi, é ou será... Mas cabe às pessoas que usem suas dificuldades para encontrar as respostas. E foi isso que Nietzsche fez; ele foi tão bacana que não só as descobriu, mas também deixou as perguntas certas para que nós descobríssemos as nossas verdades.

Voltando ao livro de Allan Percy. Nas doses homeopáticas de “Nietzsche para estressados”, o autor preserva totalmente o pensamento filosófico, muitas vezes utilizando-se de metáforas para explicar uma máxima ou, até mesmo, uma fábula indiana ou chinesa. Allan (e Nietzsche!) acredita piamente que os pensamentos orientais estão alguns anos à frente dos nossos, que a conexão com a terra/Terra, a meditação e o escutar da nossa própria voz interior é capaz de trazer à tona, a ponta de um grande novelo de idéias chamado pensamento.

Eu gostei muito do livro e me vi em diversas situações, nos mais diferentes aforismos*. Mas a máxima de Nietzsche que carrego comigo desde sempre, com certeza, vocês já ouviram por aí... “Aquilo que não me mata me fortalece”

E é isso que eu penso todas as manhãs quando acordo!

Tenho certeza que vocês ficaram curiosos com os pensamentos de Nietzsche… Experimentem filosofar, é amor, na certa!

; )

Obrigada a nossa parceira, Editora Arqueiro!

Beijos!

Fê Madeira

12 comentários

  1. Amo Nietzsche, mas ainda não li um livro dele, vergonha neh =/

    Não sou adepta a auto-ajuda, mas se esse respeita os pensamentos dele como vc disse deve valer a pena espiar =]

    miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas nem faz meu estilo..
    E não curto muito o Nietzsche tbm, aí me desanima um pouco a ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu leio auto ajuda,mas ultimamente tenho parado.Este livro é bem legal,gostei!

    ResponderExcluir
  4. Adoro ver você animada com algo que te surpreende, Amiga ... ótima resenha ... bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Tinha uma amiga que citava tanto esse cara ( que não vou tentar escrever o nome pq esse povo alemão me estressa com tantas consoantes!) que nunca nem tentei gostar dele pq ela era chata! hahaha
    Lógico que não era vc...pq vc é legal e gosta dele..então quem sabe um dia eu dê uma chance a ele e ao carinha que fala dele ( Allan Percy!) hahah

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu amo filosofia... E como vc falou esse livro não simplesmente um auto-ajuda... É filosofia pura!!! ADORO!!! E penso que devemos realmente mudar! Não nossa essência, isso não muda! Mas nossas atitudes, acrescentar gostos novos, rever conceitos... Como dizia a música: "Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!"

    ResponderExcluir
  7. aaaa nao gostei
    mt boa sua resenha
    mas o livro nao me agradou =/

    ResponderExcluir
  8. eu não gosto nada de filosofia e auto-ajuda KKKKKKKK acho que esse livro não é pra mim não, mas gostei como você citou o exemplo das convicções

    ResponderExcluir
  9. Filosofar com certeza não é comigo, gostei da resenha, mas não muito do livro.

    ResponderExcluir
  10. Todo livro que agrega reflexão sobre o comportamento me atrai, esse não poderia ficar de fora. Pretendo ler em breve para descontrair um pouco e refletir sobre mim.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  11. Eu morro de curiosidade quanto a este livro...e realmente não há como classificar Nietzsche como auto-ajuda...mesmo assim ele tem linhas de pensamento que mesmo outra época e contexto se aplicam muito bem nos dias atuais principalmene no que diz respeito à relações humanas. Claro que não se pode concordar ou discordar com tudo o que ele diz ou tudo o que lê-mos, mas os pontos de reflexão abordados por ele (que ao meu ver tinha uma mente muito mais doida que a minha) são sempre válidos se soubermos como aproveitar o momento.

    ResponderExcluir
  12. Olá, usamos sua resenha em nossa livraria obrigado!

    http://www.livrariapublicar.com.br/nietzsche-pra-estressados-allan-percy

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!