Resenha de ‘Footloose’ da @galerarecord

Oi galera,

A resenha de hoje tem trilha sonora… e é das boas!! rs

Só vale ler se for ouvindo a música, ok?! É sério…

Assista o vídeo e depois coloque para repetir e vá lendo a resenha… deixe a música te levar e se encante pelo livro!!

Vamos começar?

 

Música oficial do filme Footloose!!

 

 

footloose

Footloose

 

 

 

 

 

Título Original: Footloose

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 236

ISBN: 9788501096708

Ano: 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinopse

Deixe o ritmo te levar!

          Quando Ren, saído de Boston, se muda para uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, enfrenta um intenso choque cultural.

          Em Bomont, a diversão é proibida: nada de ficar fora de casa até tarde; festas, sem chance; o rock é banido e simplesmente esqueça sair para dançar.

           Agora ele está engajado em uma causa simples: fazer com que todos possam se divertir!

          Daqueles que não desistem com facilidade, Ren desafia a ordem local enquanto luta para chamar a atenção de Ariel, a bela e atraente filha do reverendo Shaw.

          Será que ele é capaz de conquistar o coração dela e, em paralelo, ainda ganhar o apoio da população de Bomont para sua causa? Ou esta cidade está apegada demais ao modo como vive para que alguém balance seus costumes?

 

FitaLateral

Resenha

          Há alguns posts atrás… eu apresentei o livro Footloose para vocês fazendo uma viagem ao passado relembrando todos os filmes mágicos que eu assistia na minha adolescência na famosa Sessão da Tarde e fiquei muito feliz com os comentários que vocês fizeram. Muitas se identificaram… relembraram e outras ficaram conhecendo este clássico dançante chamado Footloose!! rs

          Bem, Footloose é um romance baseado no roteiro de Dean Pitchford e Craig Brewer e me surpreendeu com todas as semelhanças com o filme de 1984.

          Logo nas primeiras páginas, conhecemos a história de luta e determinação de Ren e sua mãe. Os dois moram em Boston e apesar de ser bem novo e cursar o colegial, Ren precisa ser o homem da casa e cuidar da mãe doente. Entre idas e vindas do hospital, percebemos a relação amorosa que os dois compartilham e o carinho que Ren sente por sua mãe. A cada conquista de saúde ou melhora de sua mãe… os dois comemoram deixando o rádio tocar mais alto e demonstrando o quanto a alegria faz parte de suas vidas mesmo nestes momentos difíceis.

          Ren é um filho fofo e dedicado e vive para a mãe e para a ginástica olímpica, o único esporte que faz na escola e que o ajuda a manter a mente sã. Quando se vê sozinho, depois de 3 anos de luta contra a doença da mãe, é forçado a se mudar para uma pequena cidade chamada Bomont onde vive seu tio, irmão da sua mãe.

          Aí é que a história verdadeiramente começa!  (Tá ouvindo a música?? Mexendo o pezinho?? Sacudindo a cabeça?? rs)

          Quando Ren chega a cidade é logo denominado pela população como ‘o garoto da cidade grande’ e portanto para todos ele é encrenqueiro, desrespeitador e arruaceiro.

          Ren não faz ideia de que uma cidade tão pequena poderia lhe trazer tantos problemas, pois como desconhece as leis locais, assim que chega é multado por ouvir música alta e acaba sendo mais discriminado ainda principalmente pelas pessoas do Conselho Municipal.

          A cidade parece um dos personagens do livro. Depois que um trágico acidente acontece com quatro jovens estudantes… ela mudou e para pior. O autor das leis de proibição é o reverendo Shaw que depois de perder o filho neste acidente fatal se responsabiliza pela cidadezinha de Bomont. Ele ainda coloca toda a culpa das mortes no filho e em todos os modos de diversão que possam existir. Como o reverendo é um dos líderes do Conselho Municipal, festas, música alta e dança em público são proibidas.

          Os jovens estão sofrendo com isso e quando Ren chega… ele começa a questionar todas as leis de proibição e ideia arcaica de que e música ‘sempre’ levará os jovens para o caminho do mal.

          Mas, quando Ren acha que está mais sozinho do que nunca… eis que surge em sua vida pessoas pra lá de especiais! Willard é um rapaz caipira, desengonçado e meio ‘lerdo’ para a maioria da escola e da cidade, mas Ren descobre o quanto ele é divertido, companheiro e leal acima de tudo. Willard é daqueles amigos que se você disser: “-Cara, matei uma pessoa!”, ele vai responder: “-Onde quer que eu enterre o corpo?” Nada mais além disso… é daqueles que te apoia até o fim e em qualquer circunstancias. E isso é algo lindo que acontece no livro. Os amigos de verdade aparecem quando mais se precisa deles.

          E claro que para completar a história, Ren também teria que encontrar um amor, né?! Mas esse amor vem embrulhado por encrencaaaaaaaaaaaaa… kakakakakakka

          Ariel, a filha caçula do Reverendo Shaw, é diferente de outras garotas da cidade. Ela é ousada, metida e revoltada.  Desde que seu irmão morreu, a vida dela tomou um rumo triste e sem volta. Com um pai totalmente repressivo e conservador, quase ficou sufocada com todas as reprimendas e resolveu se rebelar, mas acabou indo por um caminho totalmente auto-destrutivo.

          Bem, Ren se vê envolvido pela cidade, tentando se adaptar a uma nova escola, a uma nova família… tentando também suportar as provocações dos valentões da cidade (Pois é… eles também estão por aí,,,) e com a ajuda dos amigos vai tentar provar para Bomont que a música e a dança são necessárias pra celebrar a vida e que ela não é a malvada da história… não foi a música que causou o acidente que matou os jovens a anos atrás.

          O que me marcou lendo essa história… é que o livro não é só diversão, música e dança… ele também transmite uma mensagem linda de perdas e ganhos… de amizades e conquistas.

          Vale a pena ter e ler o livro antes de ver o filme e tenho certeza que vai se emocionar, assim como eu me emocionei e que também vai se encantar pela determinação e o grande coração que o Ren tem!!

          Beijocas, Math Tonionni

Agora me faz um favor e toca o vídeo de novo, levanta da cadeira e dança!! Ok??

Adoro essa músicaaaaaaaaaa…

17 comentários

  1. AIN QUE SUPER INVEJA !!! Quero muito ler esse livro e sua resenha maravilhosa me fez querer ainda mais ! olha esse veneno da maça me sucumbindo !

    ResponderExcluir
  2. ADORO historias assim!
    mas eu fico um pouco com pé atás com livros adaptados do filme e tal. acho que não precisa ler, sabe?
    queria saber se ele tem algo mais do que o filme vai nus dár.. porque o filme com toda certeza eu vou assistir! porque a história é muito boa mesmo *-*
    adorei a resenha!
    beijinhos
    http://addictiveworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já me apaixonei pela capa e pelas lembranças, depois da resenha quero mais ainda. Quem sabe um dia né? rs

    Bjs
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caraca lindo demais

    Adorei a resenha, parabéns

    bjs Larissa

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas! Nossa, nunca tinha me tocado quanto a música, estou com ele pra ler, quero surpresa por isso nem li a resenha, hauhau, bjo!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu pretendo assistir o filme, mas quero muito, mais muito ler o livro. Deve ser muito bom. OMG!
    Super legal a música, não lembro de já ter ouvido ela. Ou lembro? Acho que já ouvi sim... rs
    E a capa linda. Ai ai.

    Beijos, Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Antes de começar a ler a resenha do livro, tive que ver o clipe pelo menos 3 vezes e depois ainda fiquei ouvindo a música enquanto lia. Dá vontade de sair dançando pela casa... rsrs
    A resenha só aumentou a vontade de ver o filme e deu mt vontade de ler o livro, amei.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Ah que lindo!!! Nem acredito que fiquei tanto tempo sem net!

    Adorei a resenha Math! Cada vez que entrono blog é uma surpresa (e mais um livrinho pra minha lista)! Eu quero o livro!

    Ah!!! Minha mãe adorou também! Eu nunca assisti o filme, mas ela AMA!

    Depois que ler volto pra dizer oque achei!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Amoooooooooooooo essa música!!! E o livro me pareceu ser bem legal... Deu vontade de ler, mas para ler eu iria ler ouvindo a música tb! hahahaha Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Me interesso muito pelo livro!! Queria muito poder le-lo..
    adorei a resenha!! Super animada!!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, essa música é viciante! Muito legal!
    Gostei muito da sua resenha, depois de lê-la tenho certeza de que pelo menos terei que assistir ao filme, mas também quero muito ler o livro.
    O Ren parece ser muito fofo! *-* Muito bonito da parte dele cuidar da mãe, não são todos os jovens que fariam uma coisa desse tipo.
    Tenho a impressão de que vou gostar muito do Willard! Admiro muito pessoas como ele, que são amigos leais, com os quais pode-se contar em qualquer situação. Acho que vou gostar da relação de amizade entre o Ren e ele.
    Não sei se vou gostar da Ariel, isso só vou descobrir quando ler o livro ou assistir ao filme, mas de uma coisa tenho certeza, essa história tem muito potencial! Espero que o filme e o livro sejam igualmente bons!

    ResponderExcluir
  12. Ja disse que quero esse livro!! Agora mais ainda!! *-*

    Parece ser bonito não so por causa da capa! Mas pela mensagem tbm.

    Ótima resenha!

    Ler ele ouvindo música é uma combinação perfeita!!

    Beeijo =*

    ResponderExcluir
  13. Que livro! Eu tinha razão em deseja-lo. Amor, encrencas, musicas... Meu pé ta ate balançando rs
    Sem falar nessa capa que tem tudo haver com a historia. Com certeza um desejado.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha!
    Fiquei super interessada em lê-lo.
    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Nossaaa eu amooo essa capa, gente ela é muitoo linda!!

    deu uma vontade de correr e comprar !!!
    parabens pela resenha

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Noooossa, momento nostalgia! Lembrando do 1º Footloose com o Kevin Bacon... Impossível ficar parada ao som dessa música. Espero que o livro seja tão bom quanto o primeiro filme.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!