Resenha: A Fera – Alex Flinn - @galerarecord

Bom dia #Envenenadas,
Hoje trago a resenha de um livro que eu já havia lido em E-Book e que gostei muito!
A Alex Flinn foi tão fofa escrevendo, a Galera Record caprichou tanto na capa e o Alex Pettyfer é tão gatinnho fazendo o Kyle Kingsbury que vale a pena ler de novo! O livro de hoje é…

A Fera
Autora: Alex Flinn
Páginas: 320
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09021-8


Sinopse:
“O livro de Alex Flinn é uma adaptação moderna do conto de fadas A Bela e a Fera. Ao invés de castelos e relógios falantes, o cenário é a cidade de Nova York. A arrogância do protagonista Kyle Kingson, um jovem rico e inteligente, faz com que ele seja amaldiçoado pela colega de classe Kendra após humilhá-la na frente de toda a escola. Transformado numa aberração e rejeitado pelos pais, Kyle passará uma temporada exilado no Brooklyn, onde precisará descobrir a beleza em si e só assim, possivelmente, quebrar a maldição. A fera (Beastly) estreia nos cinemas brasileiros em agosto, com Vanessa Hudgens, Alex Pettyfer e Mary-Kate Olsen nos papéis principais.
O filme estreou nos Estados Unidos em 6 de março levando imediatamente o romance para a lista de mais vendidos do New York, na qual permaneceu por 18 semanas consecutivas.
Vanessa Hudgens recebeu o prêmio Estrela do Amanhã na Convenção de Cinema de Los Angeles por sua atuação no filme.”

“Uma rosa pode mudar sua vida” Pág. 122
Todo mundo ama estórias de amor. As emoções fazem parte da nossa vida, são as engrenagens de uma máquina maior chamada FELICIDADE.
Nesse pacote de sentimentos podemos incluir a generosidade, as boas ações e a beleza interior. Aquela em que o indivíduo carrega suas qualidades independente do que aparenta ser externamente.
Algumas pessoas são tão superficiais que se preocupam apenas com o dinheiro, a aparência, a posição social que alguém pode ocupar ou os benefícios que aquela pessoa poderá trazer para sua relação. Outras são tão preciosas e desprendidas que conseguem enxergar “muito além do arco-iris”.
Utilizando-se do conto de fadas dos Irmãos Grimm, a Bela e a Fera, Alex Flinn conta em seu livro como os adolescentes de hoje em dia se perdem diante de tantas possibilidades, esquecendo os verdadeiros valores da vida.
Kyle Kingsbury era um adolescente arrogante e absolutamente consciente de sua beleza. Seu pai, um famoso jornalista, ensinou-lhe a arte de ser prepotente e mostrar superioridade, seja através da beleza, fama ou posses. Kyle cresceu em um mundo onde o supérfluo era tratado como o mais importante e onde a felicidade podia ser comprada com dinheiro.
Anos vivendo em universo fútil, fez de Kyle fruto do seu próprio meio. Ele diminuía as pessoas, as constrangia com seu comportamento e sentia prazer em humilha-las. Até que um dia, resolveu brincar com a pessoa errada: Kendra.
Por seu mau comportamento, Kendra – a bruxa –, deixou Kyle sob um maldição terrível, tirando aquilo que ele julgava mais importante nas pessoas: sua aparência. Kendra usou seus poderes e transformou-o em Fera, furtando-o de sua beleza e de todas as suas possibilidades de socialização.
“É maravilhoso quando a vida lhe dá uma segunda chance” Pág. 300
Mas a bruxa tinha um propósito bem maior: mostrar a Kyle o valor que as pessoas carregam dentro de seu coração, independente da aparência ou dos bens materiais. E deu a ele um prazo de dois anos para que pudesse encontrar um amor verdadeiro que o beijasse e enfim quebrasse a maldição.
Sem poder contar com a ajuda de seu insensível pai e totalmente desacreditado de seu futuro, Kyle se muda para uma casa no Brooklyn e vai morar com sua empregada e um tutor cego. Pessoas aparentemente simples porém fundamentais no seu processo de conhecimento e transformação.
Em seus momentos de solidão, Kyle navegava na internet. Em suas pesquisas descobriu uma sala de bate-papo que julguei ser uma das sacadas mais originais da escrita de Flinn. Nesta sala ele encontra personagens do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e dos alemães Irmãos Grimm. Kyle, como Fera-NY, divide suas angústias com Sr. Anderson*, com um sapo que era príncipe, com a Pequena Sereia, entre outros. Todos falam das dificuldades encontradas em seus próprios contos de fadas e como em um grupo de apoio onde Sr. Anderson é o mediador, buscam as soluções para obterem um “final feliz”.
Então um belo dia Kyle conhece Lindy...
E aí a história recomeça!
Através de metáforas bem atuais e uma adaptação bem moderna, Alex Flinn usa e abusa de inferências da literatura e dos próprios elementos da fábula escrita pelos Grimm, recheando sua trama com ternura, caridade e generosidade em uma leitura simples e deliciosa.
Ao final do livro a autora conta um pouco de sua pesquisa para a criação da sua estória e também cita diversos autores famosos que recontaram o conto de fadas: Charles Perrault, Jean Cocteau, Beaumont e Villeneuve. Acredita-se que o mito grego de Eros e Psiquê seja variação mais antiga deste conto.
*Como citado acima, eu já havia lido anteriormente este livro em E-book. E notei um detalhe bastante relevante: sempre que Kyle entrava na sala de bate-papo o mediador era Sr. Andersen. Acredito que autora tenha escolhido esse nome para fazer uma referência com o famoso escritor de fábulas Hans Christian Andersen, pai de muitos dos personagens dos contos de fadas. Creio que no momento da edição, o tradutor não prestou atenção nesse detalhe tão sutil e, talvez, por um erro de digitação, colocou Sr. ANDERSON ao invés de Sr. ANDERSEN, fazendo se perder um “trocadilho” tão inteligente da autora.

          Obrigada a Galera Record pelo livro!
Tenho certeza que vocês vão amar! Estórias de amor são sempre maravilhosas!
Aproveita e dá uma espiadinha no trailler do filme. É apenas uma sugestão, já que alguns elementos importantes do livro foram beeeeem modificados. Rsrsrsrs… Vale pelo romance e pelo Alex Pettyfer!
 Hum… Eu vi!!! E adorei! A Olsen está arrasando!!!
Beijocas!
Fê Madeira

9 comentários

  1. Oi Fê!

    Poxa! Não sabia que era tão lindo! Quero ler depois dessa sua magnífica resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gêmea, qque resenha! Agora cobicei o livro… vou pedir o livro, porque eu já tinha gostadodas capa e sinopse… agora, depois de sua resenha… quero o livro e o filme, acho que aqui em BH não veio…
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não curti a capa... E ele não estava em minha lista de leitura... Até agora... Até ler essa resenha! Nussaaaaa!!! Eu querooo! O filme eu já queria ver antes... Mas agora quero ler o livro tb.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê

    Existem muitos blogs aqui na blogolândia, mas poucos se sobressaem. O seu está entre estes
    Eu sou Kinha do blog Amiga da Moda e vim conhecer seu super espaço. Já estou te seguindo. Vou aguardar sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjooooooooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  5. ja tinha lido esse livro antes de saber que viria para o Brasil
    gostei bastante, nao gostei mt do filme, nao sei pk =/
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Fê eu realmente gostei muito da resenha e estou ansiosíssima pelo filme, porque além de ter a Hudgens, A bela e a fera é o meu COnto de fadas favorito.
    Quero muito ler o livro também!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Gente a Bela e a Fera tem história na minha vida ... muita história mesmo ... rs mais isso a coisa para se contar outro dia. Sou apaixonada pela Fera e imaginar ela como o Alex Pettifer (é assim que se escrever né?) é mais apaixonante ... hauahauauh

    Estou louca para ler esse livro espero ganhar ou até mesmo comprar logo!

    ResponderExcluir
  8. Eu vi na internet sobre o filme não sabia que tem um livro .... fiquei curiosa para ler ...

    ResponderExcluir
  9. Menina estou louca pra ler esse livro, já está na minha infinita lista de leituras, rs.
    Parabéns pela resenha me deixou mais curiosa ainda.
    Bjo!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!