Resenha: ‘Cowboys & Aliens’ da Galera Record

 

          Oi pessoal, estou aqui novamente.

          Desta vez para a resenha do livro Cowboys & Aliens do selo Galera da Editora Record.

untitled

 

Sinopse

         Cowboys & Aliens (o livro e o filme) é um faroeste ambientado em 1873, no Arizona (oeste americano). Conta a história de um forasteiro sem memória, que acorda na cidade de Absolution, governada com mão de ferro pelo coronel Dolarhyde. Ao redor do pulso, o estranho com amnésia carrega um bracelete de metal. O artefato é uma espécie de senha para o inesperado ataque extraterrestre que altera a rotina e a vida daqueles que moram em Absolution.

***

          O livro, como já foi dito antes, é baseado no roteiro de Roberto Orci & Alex Kurtzman & Damon Lindelof e Mark Fergus & Hank Ostby; base para o filme homônimo.

          Já postamos aqui no blog um pouco sobre a HQ que também leva o mesmo nome e que foi a origem de tudo… por que foi baseado nela que o filme aconteceu!

          Leia a resenha da HQ clicando aqui!

          Para quem gosta de um bom wersten ou uma história com aliens, esse livro vai agradar. E para quem não curte muito essa vertente de literatura, é uma boa pedida também.

          Vou explicar por que.

          Primeiro, porque todos aqueles elementos de histórias do velho oeste estão ali: a cidadezinha no meio do nada, o salloon, os índios (nesse caso, os apaches), o xerife e seus ajudantes e, é claro, os vilões, arruaceiros e beberrões de plantão e suas confusões e o dono da cidade, o coronel que manda no lugar e o que ele diz se torna lei.

          Têm os alienígenas nada amigáveis, as naves de assalto, mais alienígenas, a nave-mãe, armas de raio, e mais alienígenas ainda.

          A história é dinâmica e bem amarrada, os capítulos formam uma sequência perfeita e como se você estivesse vendo um filme.

          Isso se dá devido à competência da autora Joan D. Vinge, que possui experiência em outros romances baseados em filmes também, como Perdidos no Espaço, Ladyhawke, Willow entre outros. Ganhou dois Prêmios Hugo de ficção cientifica com os romances A Rainha da Neve (Snow Queen) e Olhos de Âmbar, este em 1977, além de ser indicada outras várias vezes; demonstrando sua grande competência.

          A leitura é gostosa e nos deixa sedento pelo próximo capítulo, todos eles dinâmicos e cheios de sequências de ação, momentos engraçados, reflexões dos personagens e uma ótima descrição dos ambientes e pano de fundo para a trama.

          A apresentação e a encadernação do livro estão ótimas, além da capa muito bem ilustrada.

          Para quem viu o trailer do filme ou assistiu ao mesmo, ver Harrisson Ford com aquele chapéu e não se lembrar do seu personagem Indiana Jones é quase impossível. Mas isso é porque você ainda não conhece o Coronel Dolarhyde... só não o chame de Coronel na frente dele!

          A relação entre Jake e Ella é um caso a parte. Se você gosta de um romance à moda antiga em meio a batalhas, você também vai gostar.

          Cada personagem tem seu charme e sua grande importância na trama.

          O enredo se completa totalmente com os demais elementos da história: a união para defesa do território e o enfrentamento de um inimigo comum, os momentos de introspecção dos personagens e busca por redenção, ainda que inconscientemente.

          A história os conduz a momentos decisivos, onde as escolhas que eles fizerem vão determinar o futuro deles e de todos ao redor.

          Vale para quem viu ou não viu ainda o filme.

          Mas se você for como eu, não importa a ordem, vai querer ter os dois.

          Boa leitura!

Victor M. Assis

(Irmão da Math e assessor cinematográfico para assuntos envenenados)

7 comentários

  1. Olha... Não sei se quero ler o livro... Até leria... Mas se ganhasse... Comprar não compro! Mas o filme quero assistir... Gosto de velho oeste desde que li Fora da Lei de Nora Roberts e gosto de Daniel Craig, porque ele é o ator que interpreta Bond, James Bond!!! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, parabéns pela resenha.
    Ainda não li este livro mas assisti o filme ontem no cinema e digo é muito bom! Os aliens são completamente diferentes...e o Daniel Craig junto com o Harrison Ford derão um show de interpretação. Vale muito a pena conferir. O livro deve ser muito bom também.
    Beijinhos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. Irmão da Math se tornando envenado também???
    Uhuuuulllllll

    Bom... eu ia comentar a resenha, adorei... Mas preciso abrir meu coração com outra coisa, então...
    esse comentário aqui é só para deixar todo mundo curioso....

    Beijos













    hahahahahaha (depois conto em off para vocês meninas!!!!)

    ResponderExcluir
  4. Olá, passando aqui e usufruindo das idéias *-*, estou te seguindo, visita meu cantinho também :
    http://reverseobrlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhh eu to louca pra ler esse livro e mais ainda para ver o filme...
    Adoreiiiiiiiiii a resenha
    Parabéns \o

    Math e Fer que saudades de vc viu
    Não abandonei o Envenenadas, apenas estava com alguns problemas e devagarzinho eu reapareço.

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  6. O único velho Oeste que eu conheço é o de Fora da Lei da Nora Roberts ... acho que estou precisando de mais um para adicionar a minha leitura ... e com certeza vai ser esse.

    Irmão da Math arrasando aqui hein? PARABENS

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!