Resenha: Pequeno Irmão da Galera Record

Bom dia Envenenados,

A Resenha de hoje é mais um lançamento maravilhoso da Editora Galera Record.

340307749

 

Pequeno Irmão


Autor: Cory Doctorow
Editora: Galera Record
Páginas: 398

 



Sinopse

          Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança da escola.
          Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos são presos pelo Departamento de Segurança e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados. Lá fora, São Francisco sofre um gigantesco ataque terrorista. Agora, cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma opção: derrubar o sistema com as próprias mãos. O livro de Doctorow, best seller do New York Times (que avaliou o livro como uma “leitura incrível”), chegou a ser comparada com o clássico 1984, de George Orwell.

FitaLateral

Resenha

          Quando você pega um livro e vê que ele é indicado por vários autores maravilhosos… você não tem muita escapatória a não ser ler rapidinhooooo…
          Isso acontece com Pequeno Irmão!
     Neil Gaiman, autor de Sandman e Deuses Americanos, diz que o livro é arrebatador.
Scott Westerfeld, autor da série Feios, diz que o livro tem uma história excepcional de rebelião tecno-geek e Brian K. Vaughan, roteirista e produtor da série de TV Lost, diz que o livro é enérgico, precoce e mais importante… meio assustador!!
         Então, numa noite de sexta-feira eu começo a ler o livro e quem diz que eu consigo parar? Varei a madrugada e só parei quando já eram 6 da matina. Sabem porque?? Vamos lá… eu vou dizer…
          Estes autores estão certííííííííííííííssimosssssssssssss…

          O livro é mais um romance distópico, mas não foge muito da nossa realidade futura…
          Marcus é um adolescente que tem 17 anos muito inteligente, rápido e esperto no mundo da internet, o garoto não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança invasivos — mas não muito inteligentes — da escola. As cenas descritas com diálogos divertidíssimos entre Marcus e seus professores são perfeitas.
          No mundo virtual ele é conhecido pelo pseudônimo “w1n5t0n”, pronunciado “Winston”, e não “dablio-um-ene-cinco-tê-zero-ene”, como insistem algumas pessoas que o sondam na função de hacker.
         W1n5t0n é famoso por criar ou recriar programas de computador e por ajudar seus colegas de escola a burlar o firewall dos computadores monitorados pelo diretor. Sua identidade é anônima e só quem sabe de suas habilidades de hacker são seus melhores amigos: Darryl, Vanessa e Jolu.
          Mas sua vida muda totalmente quando ele e os amigos se veem encurralados após um gigantesco ataque terrorista em São Francisco.
          Infelizmente uma brincadeira acaba colocando os amigos no lugar errado e na hora errada e por isso acabam presos pelo Departamento de Segurança Nacional e levados a uma prisão secreta onde são interrogados sem misericórdia por dias sem fim.
          As cenas de tortura me revoltaram e isso acontece com Marcus também. Ele mais do que os outros é muito humilhado e o terror psicológico sofrido o torna mais forte do que ele mesmo podia acreditar.
          Quando finalmente são liberados, Marcus e seus amigos descobrem que a cidade está sob lei marcial, e cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial.
          Seu amigo Darryl que foi para a prisão bastante ferido some do mapa e claro que o Departamento ameaça prendê-los novamente caso relatem para qualquer pessoa o que aconteceu com eles. Marcus percebe que seus passos estão sendo vigiados pelo Departamento e sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma opção: derrubar o sistema com as próprias mãos.
          E é aí que a história verdadeiramente começa a ficar interessante…
          O órgão que deveriam proteger e assegurar que as pessoas possam manter a liberdade de ir e vir quando bem quiserem, já não faz mais isso. O Departamento de Segurança Nacional, passa a ter atitudes abusivas e desrespeitosas com a população em nome da segurança, retirando a liberdade de todos. Prendem inocentes diariamente e isso vai revoltando muitas pessoas que não sabem como lutar contra este ‘regime opressor’.
           Eis aí que surge o primeiro lema maravilhoso do universo Marcus: “A tecnologia bem usada, confere poder e privacidade.”
          E com este lema… surge a nova identidade do nosso protagonista, que agora é conhecido como M1k3y!!
          Como M1k3y… Marcus cria uma revolução brilhante usando sua inteligência e poder de persuasão!! Arrebata muitos seguidores que como ele estão revoltados com a situação atual e eles dão muito trabalho para o Departamento de Segurança!!
          Seus amigos o abandonam por medo de represálias, eles não querem voltar para a prisão. Mas Marcus não fica sozinho por muito tempo… ele acaba fazendo outras amizades fiéis e se apaixona pela primeira vez!!
          Com Ange, uma garota corajosa e determinada, Marcus conhece o amor e mesmo fugindo da polícia e enfrentando perigos… passa por sua “primeira vez” com ousadia e privacidade! Quem diria? rs A cena é muito fofa! E a Ange o inspira a continua sua luta sem desanimar… uma parceira de verdade…
          Outros lemas são criados por Marcus e fazem todo o sentido: “Não confie em ninguém com mais de 25 anos!”
          Ele tem razão quanto a isso!! Os adultos acabam aceitando a invasão de privacidade em prol da segurança! Podemos ou devemos sacrificar a nossa liberdade pela segurança? E os direitos civis? Vamos abandoná-los?
          Outro lema hilário é: “Na dúvida ou se ferrando, saia correndo em círculos, berrando.”
          Por favor, leia de novo! E de novo… porque ele faz sentidoooo…
          Como eles são por várias vezes perseguidos… não dá para ficar e tentar explicar para os policias que você é só um adolescente parado na esquina esperando a sua namorada chegar pera levá-la ao cinema. Então… Na dúvida ou se ferrando, saia correndo em círculos, berrando.
          Muito bom esse lema… kakakakakakakaka

          Bem… Preciso parar por aqui… infelizmente não posso te contar se eles vão vencer esta guerra usando a tecnologia… não posso dizer se Marcus vai reencontrar seu melhor amigo Darryl vivo… não posso dizer se ele vai ser preso outra vez ou se vai continuar em liberdade… nem se a verdade de sua tortura virá a tona e se a sociedade vai perceber que os hackers serão a melhor esperança para o país!!
          Você vai ter que ler para conseguir todas estas respostas!!
          Não me decepcionei com o final do livro… nem um pouco… Com um ritmo de acontecimentos acelerado… o final é arrebatador e em algumas partes eu falei em voz alta: Isso!!!
           E eu também chorei…
         
Curiosidades
          Pequeno Irmão já foi traduzido para diversas línguas e os fãs são tantos que, pela internet, circulam campanhas de arrecadação de fundos para que o livro seja traduzido em idiomas menores como o birmanês e o esloveno. Cory Doctorow é um dos editores do site Boing Boing, que já ganhou por duas vezes o Weblog of the year.







          Alguns críticos afirmam que o livro está atolado com explicações tecnológicas! Isso é verdade… se você gosta deste tema… pode aprender a fazer várias coisas bacanas usando muito pouco material…
          A capa feita pela editora Galera Record é linda… e os detalhes da placa de computador do fundo é em alto relevo!!
          Vou terminar o post com as palavras de um escritor que eu adoro… Neil Gaiman!
       “Eu recomendo Pequeno Irmão acima de qualquer livro que eu li este ano, e eu gostaria de vê-lo nas mãos de muitos garotos inteligentes de 13 anos de idade, meninos e meninas.
          Porque eu acho que este livro vai mudar a vida de quem o ler. Porque algumas crianças, talvez apenas alguns, não serão os mesmos depois que lê-lo.
          Talvez eles irão mudar suas opiniões politicas, talvez suas opiniões tecnológicas. Talvez ele só vai ser o primeiro livro que amaram ou o livro que falou com o seu geek interior. Talvez eles queiram discutir sobre isso e concordo com eles. Talvez eles queiram abrir o seu computador e ver o que está lá dentro.
          Eu não sei.
          Isso me fez querer ter 13 novamente para lê-lo pela primeira vez, e depois sair e fazer o mundo melhor ou estranho ou mais estranho. É um livro maravilhoso e importante, de uma forma que torna suas falhas praticamente sem sentido.” (Tradução livre)



          
          Ahaaa… quer saber por que ele se chama Pequeno Irmão??? Vai ler… vai!!
Beijocas, Math Tonionni

P.S. Quer ganhar o livro?? Vamos soltar uma promo ainda esta semana em parceria com a Galera Record!! Fique ligado!!

12 comentários

  1. Me identifiquei com o livro adoro computadores mais não chego perto desse menino rs ... fiquei com vontade de ler ... vou esperar a promo ... rs

    ResponderExcluir
  2. Geeentee, juro que quando comecei a ler a resenha não dava NADA pelo livro, o título não despertou aquele interesse sabe?! Mas depois que li a resenha, eu fiquei tipo: OMG quero MUITO ler esse livro *O*!! HAHAHAHAHA Realmente parece ser um livro muito legal, a estória parece ser muito emocionante!! E esses lemas, "Na dúvida ou se ferrando, saia correndo em círculos, berrando.", MUITO BOOM! AHAHAHAHHA
    Quando sobrar aquela grana vou ver se compro, participar da promo eu vou participar, mas a minha sorte cooperar já é outra coisa xD
    Adorei a resenha Math!! Muito boa, como sempre!!
    Beijos,Débbie

    ResponderExcluir
  3. Que máximo! Adoro computador e tudo que se relaciona a tecnologia e informática! Então com certeza vou querer ler esse livro!E esses lemas então? Adorei!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI a resenha. *o*
    Fique MAIS curiosa ainda para ler o livro. ;O

    Beijos. ;*

    ResponderExcluir
  5. Eu estou morrendo de curiosidade pra ler esse livro, já é a segunda resenha positiva que eu leio :D Além disso, eu adoro esse clima de comédia que o livro parece ter, porque sempre acho que é uma coisa um tanto difícil de fazer LOL

    Enfim, sua resenha só me deixou mais curiosa, não vejo a hora de ter a chance de pegar esse livro :D

    Beijo!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros assim...cheio de aventura e principalmente com finais arrebatadores!
    Muito curiosa para ler!
    =D

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha prestado muita atenção nesse livro antes de ler sua resenha, mas agora fiquei muito curiosa para ler esse livro, parece ser uma história bastante interessante e não sei o motivo, mas acho que o protagonista deve ser muito engraçado! Só pelos "nomes" que ele inventa e pelos lemas do livro dá para perceber isso!
    Pena que seus amigos o abandonam em uma parte da história, ainda bem que ele encontra novos amigos e até um novo amor.
    A capa do livro é bem legal! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  8. Vou falar a verdade...nunca iria associar o título ao tema...só se tivesse lido a sinopse p pensar "somos observados" ou coisa assim.
    Parei p ler a resenha, pq claro, vcs sempre escrevem maravilhosamente bem. E qual n foi a surpresa? EU QUERO!!

    E preciso..sou geek de marca maior formada em ciência da computação...esse tema é mt (L)!

    Beijos, meninas!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, estou super interessada nesse livro, quero ganhar na promoção!

    Mais um incrível lançamento da Galera Record *-*

    ResponderExcluir
  10. Nossa,esse livro tá podendo!
    Com autores desse nível elogiando ele!

    Eu preciso ter esse livro na minha mão e na minha cabeça!
    Enquanto isso eu vou me descabelar de ansiedade!rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Tô bem curiosa pra ler esse livro!
    Só escuto comentários bons *-*
    Ótima resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!