Resenha: “Quarto” – Emma Donoghue – Verus Editora

Boa noite envenenadas,

          Hoje terminei de ler mais um livro envolvente e trago para vocês uma resenha de emocionar!
          O livro foi uma cortesia da Editora Verus, que arrasou com esta publicação!
           A sinopse deixa a gente curiosíssima para saber do que se trata a história… Será que é isso mesmo o que eu tô lendo? Ai meu Deus… eu acho que vou chorar… foram as minhas reações ao lê-la!! rs
             Então vamos lá… O livro é o…

capa-quarto-anna-donoghue-01



Quarto
Livro: QuartoAutora: Emma DonoghuePáginas: 349Editora: VerusISBN: 978-85-7686-131-7
 
 





Sinopse
       Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
          O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.





         
          Este é um livro de emocionar qualquer pessoa… ele á capaz de ‘transformar a inocência em horror e o horror em ternura’.

        A ternura fica a cargo de Mãe, uma mulher forte de 27 anos, que foi sequestrada por um desconhecido aos 19 e que desde então vive num quarto bem pequeno sofrendo as agruras de sua situação. O que a mantém viva neste local é o amor que sente por seu filho Jack de apenas 5 anos de idade. Mesmo no horror… Mãe consegue desenvolver um ternura infinita por seu filho demonstrada desde a primeira página até a última!

          A inocência fica a cargo de Jack… o contador desta história! É ele quem narra o horror de forma inocente e bem infantil! Sua fala é cheia de metáforas inusitadas que nos encanta e nos faz rir… Seu amor por Mãe é infindável e sua lealdade é palpável em todo o livro!

          O horror fica a cargo do Velho Nick, um homem mau e louco que maltrata Mãe e Jack… e que tem um final bem merecido.

           É impossível começar a ler esta história e parar no meio. Li Quarto em dois dias e fiquei feliz em conhecer mais uma autora fantástica que consegue colocar o belo no sombrio… combinações tão contrastantes.

          Jack desde o início do livro, nos guia por sua “realidade” contando como é a sua vida dentro do Quarto. Sua narrativa vai envolvendo o leitor e é através dela que podemos dimensionar o quanto a Mãe e Jack vivem uma vida sufocante, mas cheia de magia, criatividade e cumplicidade.

          É através dos livros que os dois começam a traçar planos para fugir e ao colocar uma passagem bem conhecida de O Conde de Monte Cristo em ação… Jack consegue fugir do lugar onde viveu durante toda a sua vida e depois salvar a sua Mãe.  

          Assim, o livro dá uma reviravolta e nossos protagonistas precisam agora é sobreviver no mundo “Lá de Fora” e isso não vai ser nada fácil. Por incrível que pareça… ser livre não impede que o horror, o sombrio e o mau também chegue até você.

          Eu acho que nunca tinha lido um livro tão intenso como esse… tão esmagador e original. Claro que chorei em diversas partes e torci para que Mãe e Jack fossem felizes no final!

          “Quando a leitura termina, você ergue os olhos: o mundo parece o mesmo, mas, de algum modo, você está diferente, e essa sensação persiste por dias.”

         Enquanto lia o livro, falei dele para muitas amigas e uma delas o comprou ontem. Acabo de receber um torpedo dela perguntando: “Math, tô no meio do livro, mas preciso saber se o Jack e a Mãe serão felizes no final. Me conta!!”

          A minha resposta foi… “Leia até o fim… você não vai se decepcionar!!rs”

SUPER recomendo!!

Beijos,

 
P.S.Luíza, obrigada por nos enviar este livro!! Amei!!

17 comentários

  1. Aaaaah MEU DEUS ... to pulando qualquer lista minha para ler esse livro ... os comentários que vc fez ... affe amo livros assim ... >.<

    Verus faz parceria cmg PLEASEEEEE ^^

    ResponderExcluir
  2. Uma proposta bastante inusitada, né? Parece bom, me interessei, pkspsk.

    Beijos,
    Celle
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  3. Fui ficando temerosa e apreensiva com os inicios de comentários de vcs sobre o livro.
    O titulo deixa-nos na expectativa, surpreendente a história.
    Estranho né, mas nos envolve.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, quando eu li a sinopse desse livro tive certeza que se um dia eu chegar a lê-lo vou chorar e MUITO! Realmente parece um livro muito tocante e emocionante, uma coisa que achei bem interessante é o fato dela ter conseguido colocar o belo no sombrio, como você disse Math, combinações tão contrastantes! Parece ser realmente bom e quando rolar aquela graninha vou tentar compra-lo! Ótima resenha, me fez ficar com mais vontade ainda de lê-lo!Beijos
    Débbie
    http://loucospor-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Meninas

    Vi esse livro ontem na saraiva e até comentei com a Fe que me interessei por ele O.o

    amei a resenha da Math sempre arrebentando !!!


    a infinita listtinha de desejados só aumenta..rs

    Bjos p vcs

    Rafa
    http://galerarecord.blogspot.com/ &

    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Para mim que sou mãe só a sinopse já me despertou a vontade de ler! A resenha então deixa a vontade de ler imediatamente! E por vezes lembrei de A Vida é Bela! Onde o pai ajuda o filho a passar pelo campo de concentração com ilusoes, fantasias, inocência e brincadeira! Eu quero!

    ResponderExcluir
  7. Menina você arrasou na resenha!!!!
    Eu já estava curiosa para ler o livro (li o primeiro capitulo para participar de uma promo e ele me ganhou!), mas se eu não tivesse ganho o livro, teria que comprá-lo depois de ler sua resenha...
    Já to até vendo que irei atropelar minha fila de leitura...

    Lica

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, mas acho que não vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curiosa com esse livro!
    Um "gênero" bem diferente dos que tenho lido ultimamente!
    Espero ter oportunidade de lê-lo logo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Achei meio melancólico, comovente, triste ao assistir ao booktrailer...
    Com decorrer da resenha, percebi que um dos temas ( ou o tema principal) é o abuso sexual... achei interessante o jeito que é abordado e ao mesmo tempo tenho dúvida quanto ao cenário do livro.
    A resenha ficou super maravilhosa. Vou dar uma lida no primeiro capítulo... vai vir o gostinho de 'quero-mais', mas... fazer oq?
    =*

    ResponderExcluir
  12. Que bom que o bandido tem o seu fim...
    Não gosto quando o autor deixa o bandido livre...

    Gostei da resenha, realmente vcs colocaram a curiosidade em nós =D
    bjs

    ResponderExcluir
  13. serio! gosti do livro, quando vi a capa nao achei que seria grande coisa tenho que admiti, mas depois desta resenha eu mudei totalmente de ideia. eu preciso deste livro para mim! ♥

    ResponderExcluir
  14. Para a promoção vale o meu comentário que eu fiz logada pelo blog???

    Eu te falei que fiquei doida para ler esse livro logo depois de ler sua resenha... Math, quando eu crescer quero ser como você, escrever resenhas lindas assim como você!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. O meu coração palpitou, minhas mãos suaram...
    Fiquei ansiosa para ler, não fazia ideia da mensagem que o livro passava. Muito bom ler a resenha!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, amei esta resenha, e amei também saber que tem o filme...Não vou perder de jeito nenhum...Esta leitura entrou para a minha lista com certeza!

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!