Resenha: “Água para elefantes”, @Sextante

Olha eu de novo!!!!

Trago a resenha de uma livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!


Título: Água para elefantes

Autora: Sara Gruen

272 páginas

ISBN 9788599296158
 
 

Release:
“Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei – pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém."
Jacob Jancowski tem 93 anos, vive numa casa de repouso e nunca fala de seu passado. Até que um circo chega à cidade, despertando as recordações de sua juventude.
São lembranças de um mundo habitado por aberrações e palhaços, em que vigoram leis rigorosas e até mesmo irracionais. Uma atmosfera de encanto, repleto de maravilhas e paixões, mas que também abriga dor e ódio. Para o jovem Jacob, esse novo universo será tanto sua salvação quanto seu calvário.
Aos 23 anos, no início do difícil período da Grande Depressão americana, ele perde os pais num acidente de carro e abandona a faculdade de veterinária. Por fim ele se junta à trupe dos Irmãos Benzini. Mesmo vivendo quase na miséria e tendo de suportar inúmeras humilhações, os trabalhadores do lugar se sentem felizes por pelo menos terem um emprego.
É sob as tendas que Jacob se apaixona por Marlena, a jovem estrela do número dos cavalos, e se encantar com Rosie, a elefanta que deveria ser a solução para os problemas do circo, mas que parece ser incapaz de aprender qualquer coisa.
O elo que une esse trio improvável é sua única chance de sobreviver nesse ambiente misterioso e cruel, onde nada é exatamente o que parece. Comovente, divertido e surpreendente, Água para elefantes é a história de um amor que supera todos os obstáculos, até mesmo o tempo.
***
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
Resenha:
Muito antes de sonharmos em ver Robbert Pattinson no papel de Jacob Jankowski, eu já havia lido esse livro encantador. “Água para elefantes” - Sara Gruen, Editora Sextante - é despretensioso e trata de perdas, das dificuldades da vida e de como ela pode ser gentil com você, se você acreditar. Ele também fala inocência do amor e da importância de nos preparamos para velhice.
Esse livro mexeu comigo por muitos motivos. Mas o maior deles é muito particular. Sei bem como é envelhecer, perder o crédito, a dignidade... Sei bem o que é viver com alguém que não quer ser tratado como uma criança, mas que no fundo, não passa de uma. Seja pelas doenças do corpo ou da alma. Seja pela falta de memória... Esta traiçoeira que te adverte o quanto se foi feliz na infância ou mantêm acesa a lembrança do rosto de seus pais... Mas que o trai, te deixando esquecer o que você comeu em seu almoço de hoje...
Convivo com alguém assim... E ele é muito especial!
Idosos...
É bom pensar em como se pretende envelhecer... Jacob tinha medo de revelar sua história e ser infiel ao seu passado porque a velhice lhe traia a todo o momento. E por esse modo, preservou por tantos anos a dádiva que foi conhecer e desfrutar da vida ao lado de sua Marlena.
A ingenuidade de Jacob, para mim, é a coisa mais bonita que existe nesse livro. É simplesmente, inexplicável... Emocionante...
Por vezes, cheguei a pensar que a história se baseava em fatos reais. Mas ao final do livro (os de tiragem com capa original) vinha uma explicação onde contava sobre uma enorme pesquisa sobre os Circos nos anos 30. Existem fotos em preto e branco lindas!!! E essas ilustrações não existem no livro com a capa do filme. Aí você escolhe, se você prefere o livro mais cult, com as fotos p&b ou o livro mais pop, com a linda capa do filme!
Viver é realmente o melhor espetáculo da terra! E “Água para elefantes” nos faz refletir sobre o tempo que perdemos, quando poderíamos estar sendo felizes.

É uma leitura fácil e emocionante! Eu recomendo muito!

É de deixar os olhos rasos...

Beijos!

36 comentários

  1. Confesso que comecei a ler Água para Elefantes por saber que o livro seria adaptado para o cinema e que o Rob interpretaria o personagem principal, mas, uma leitura que começou como mera curiosidade, se transformou em encantamento. Sim, Jacob Jankowski é um personagem fantástico, com uma história muito intensa e envolvente e fez com que eu, literalmente, embarcasse com ele naquele trem rumo ao desconhecido. Me encantei com o Jacob idoso, ele é um fofo... e a Rosie, então? A elefanta é um capítulo à parte... um doce! Bom, chega, né? Já escrevi demais! :X

    Leiam, vcs vão gostar!!!

    Bjs!
    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro, por isso não irei ler a resenha de vocês agora, para não interferir! hehehe Mas assim que acabar venho ler e deixo meu comentário novamente!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu sempre quis ler esse livro!! Antes mesmo de saber q viraria filme...
    li so o primeiro capitulo e parece incrivel!!
    eu querooo
    bj

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro logo que o Rob assinou o contrato ganhei de presente e amei uma historia simples e envolvente ... não gostei das partes dele no asilo ... os filhos abandonando ele ... >.<

    ResponderExcluir
  5. Opa...fiquei com vontade de ler após essa resenha !!!! Excelente !!!!

    ResponderExcluir
  6. Otima resenha.
    Nao tinha interesse no livro antes!! Mas pelo visto é legal!! ^^
    Quero ler!! *-*

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, quero dizer que a capa é maravilhosa..compraria o livro só pela capa..rs
    Adorei a sua resenha e com certeza vou chorar litros ao ler esse livro (sou uma manteiga derretida).
    Não vejo a hora de me emocionar com a história desses personagens e principalmente com a sua história de vida.
    Ah, tô torcendo pra ser a sortuda que vai levar esse livro pra casa!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. estou super curiosa com esse livro. até tou pensando e repensando pra ver se vejo ou não o filme antes de ler o livro.aiiin duvida cruel. se eu for ler antes acho que nao pego a tempo no cinema ainda mas blz ;s
    louca pra conhecer (rir e chorar com) a história do jacob (que dessa vez não é o taylor latner e sim o rob haha .___. /semgraça)
    enfim
    bjos ;D
    resenha bótima :*

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente quero muito ler este livro!
    Mas prefiro com a capa antiga!Mesmo tem o lindo
    Rob nela(suspiro) prefiro a antiga.
    Adorei a resenha
    Minha Vida de Leitora♥♥

    ResponderExcluir
  10. Meu bem, depois dessa resenha, o que mais tenho a fazer? Só achar um Agua para Elefantes para ler!!
    rs

    ResponderExcluir
  11. Loquinha para ler o livro, agora que tem o Rob na capa então... Hehehe... Essa capa é tipo 1000000000000000 MELHOR QUE A NOVA... Hehehe

    Beijos Nat
    Seguidor: Natquintao
    Twitter: @Natquintao

    ResponderExcluir
  12. Ual,que resenha.. se sua resenha me tocou assim,imagine quando eu ler o livro.Já li outras resenhas e todas sempre falam bem.Agora eu estou com medo de envelhecer :[ Parece ser um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  13. Se eu chorei lendo a resenha imagina o livro
    deve maravilhoso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha. De verdade. Vi mais que um livro nela, achei uma mensagem bonita... Agora estou morrendo de vontade de ler. E eu preciso admitir, acho a capa orignal mais bonita. Nada contra a Reese, muito pelo contrário, e nada contra o Pattinson também, mas... Acho que a primeira capa tem uma vibe melhor. Mais misteriosa, e mais bonita também. E com informações a mais! Mas agora com o lançamento do filme, vai ser dificilimo de achar a primeira, né?
    Que seja. O importante é o livro, e esse vai ser lindo não importa a edição.
    Beijo, beijo,
    Thai.
    ~TrêsLapis~

    ResponderExcluir
  15. Quero tanto ler esse livro, principlamente depois dessa resenha. Eu tenho uma sindrome do Peter Pan danada, e acho que as vezes ate erco muito tempo pensando nisso, acho que o livro podeira me ajudar hahaha
    Que pena que não manteram as explicações e fotos dos circos no livro :(
    beijo

    ResponderExcluir
  16. Já a algum tempo estou louca para ler esse livro!

    E sua resenha me deu mais vontade ainda! A resenha esta ótima Fê, esta como você disse que o livro é "Fácil e emocionante"!

    Adorei!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. ownnnnnnnnnnnn
    Acho a capa original mais bonita e amei a resenha gente!
    Fiquei mais doida pra ler XD

    ResponderExcluir
  18. Que linda sua resenha, perece mesmo um livro especial... *--*

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha.
    Com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  20. esse foi um dos melhores livros que já li na vida *-*

    perfeeeito!

    ResponderExcluir
  21. Aiii eu to louca para desvendar essa historia, mas queria ler o livro antes de ver o filme. Parece ser mais do emocionante!!

    ResponderExcluir
  22. Essa foi uma das resenhas mais legais que li sobre este livro.
    A capa antiga não tinha me chamado a atenção, mas a do filme é perfeita -e agora é um dos que quero ler. Geralmente prefiro as originais, mas esta se superou.
    Esta questão do envelhecimento aparece em Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, e é emocionate.

    Beijos e ótima semana.
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Estou louca pra ler desde que fiquei sabendo do filme com o Rob!
    Difícil é decidir qual capa eu quero.
    Vou dar #alok e comprar as duas! rs'

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente? =X
    Ok. A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a relação com o Rob. IAOHOA
    Isso é triste não é.?
    Mas enfim.. eu gostei do contexto geral da história *-*
    Adoro me emocionar com os livros e... lá se vão mais alguns reais =\ IAOHS

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente não tem mais a edição com capa original! Uma pena, mas com o advento do filme, a capa com a imagem do filme - que é linda, de fato - tomou lugar.

    Quem tem a edição antiga tem uma relíquia! *-*

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Primeiro de tudo: a segunda edição é LINDA demais. Babei. A primeira é bem bacana tb, mas não chega perto dessa com a capa do filme.

    Todo mundo esta falando tão bem do livro que não tenho como NÃO me interessar por ele. De fato, acredito que seja uma história emocionante :)

    ResponderExcluir
  27. Nossa, me emocionei com sua resenha, imagine então com o livro?! Super curiosa para Lê-lo!

    ResponderExcluir
  28. adorei a resenha
    quero mt le-lo e assistir o filme
    bjokas meninas

    ResponderExcluir
  29. Depois dessa resenha minha vontade de ter este livro aumentou ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo!
    Eu fiquei com uma dúvida, o livro é sobre um idoso contando sobre a juventude? Eu posso ter entendido errado, mas eu quero ler sim. :)

    ResponderExcluir
  31. Gostaria muito de ler este livro, acredito que seja um linda história, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. Envelhecer com dignidade realmente é difícil. Muito bom que o livro tenha relação com o tema, e melhor ainda que tenha virado filme e conte no elenco com uma estrela jovem (ROB) como protagonista.

    Depois da resenha fiquei ainda com mais vontade e ler o livro, e depois, assistir o filme!

    ResponderExcluir
  33. História perfeita, ainda mais por se tratar de ficção. A inocência dos anos 30 não voltará mais, e isso faz dessa época, um momento muito especial.

    Melhor ainda, tem duas capas para escolher. Apesar de adorar o Rob, acho que ainda fico com a capa mais cult.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Sempre fui apaixonada por histórias de circo.

    Não conhecia o livro, mas já tinha visto o trailer do filme. Muitas pessoas afirmam que o livro é bem melhor.

    Pela resenha, acredito que o livro seja cheio de trechos onde é proibido não chorar e se envolver.

    ResponderExcluir
  35. Interessante o modo como alguém de 93 anos conta suas histórias do passado. Reparo que sempre existe algo mais de ilusão de fantasia, que nos deixa maravihados. Imagina então histórias de circo! Perfeito! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!