“Eu sou o número quatro”, o filme

Ontem fui assitir o filme “ Eu sou o número quatro”. Eu estava muito ansiosa, mas acho que essa coisa de escrever crítica de filme é uma faca de dois gumes: você passa a ter um olhar mais afiado sobre todos os ângulos da película e desse modo, se torna mais exigente, se prende a detalhes e acaba não se divertindo. Por outro lado, você sabe toda a (verdadeira) história que é contada no livro e fica mais aliviado porque entende todas as cenas, até mesmo aquelas malucas que o diretor colocou do nada, sabe-se lá Deus porque.

Ao assitir esse filme, tive poucos momentos de diversão. Mas não descarto-o como um bom filme, não. Só não aconselho as comparações ao livro. Sei que são inevitáveis para quem leu, mas… Just Enjoy!

Vamos a crítica?

Bem diferente do livro homônimo (e isso me surpreendeu bastante, porque achei que era uma história simples de adaptar), “Eu sou o número quatro” leva 1000 estrelinhas no quesito efeitos especiais. Ufos, aliens ou qualquer espécie de extra terrestre ficam no chinelo de frente aos Mogadorianos. Criaturas feias de nariz achatado vestindo sobretudo(uma mistura de Valdmort + Matrix) e guelras (Waterworld !?) que vem a terra simplemente para caçar os Lorienos que fugiram de seu planeta na busca de um dia poder reconstrui-lo. (Tá, mas não é só isso! No livro, o propósito é maior!)

O filme peca em deixar para tras a mensagem principal do livro: “Salvem a Terra! Protejam de suas próprias ações!” Para mim o ponto mais importante de toda a história.

Tanto Jonh, o Quatro (Alex Pettyfer), quanto Henri (Timothy Olyphant) seu Cêpan – ou guardian - são uns fofos no livro! No filme, John é um adolescente atrevido e com comportamento de heroi exibicionista; completamente o contrário do que deveria ser, reservado e invisível. Já Henri, é autoritario e as vezes grosseiro, contrariando seu personagem no livro que é educado e muito amoroso com John.

Como toda adaptação é sempre complicada, a gente que lê o livro fica esperando um tantinho a mais do filme. Ja passei da fase de achar q tudo seria igual but... Tem muita coisa trocada por lá... Alternada, fora de uma linha do tempo que deixa o espectador um pouco perdido. Como acontece com o aparecimento do cãozinho Bernie Kosar (esse sim rouba a cena!) e a presença constante da Número Seis (Teresa Palmer) ao longo do filme.

O diretor do filme cria termos próprios como “Mogs”, para se referir aos Mogadorianos e não explica nadica de nada sobre o aparecimento dos legados de Jonh e seu desenvolvimento. Fica devendo muito nesse sentido… Os legados são praticamente o subtítulo das história! Custava caprichar uma pouquinho mais? Para quem gosta de fidelidade, até nisso eles pecam. Custava deixar a Número Seis morena? Colocaram uma power Shakira no lugar dela… Numa moto Ducati?

Eles não preservaram nem as camisetas da NASA de Sam (Callan McAuliffe) e tão pouco os olhos azuis de Sarah (Dianna Agron) que John sinaliza o tempo todo...

Sarah e Sam

Em resumo: Acho que se eu não tivesse lido o livro iria gostar muito mais do filme. Tem bastante suspense, ação e como disse, os efeitos especiais são ótimos.

Ah! Uma coisa que eu achei barbara é a trilha sonora. Deixo as músicas para vocês baixarem. Tem o que há de melhor !

1. Radioactive – Kings of Leon (Eu sabia!!!! Eu e Rob amamos!!!)
2. Tighten Up – The Black Keys
3. Rolling In The Deep – Adele (Adoro Adele!!!)
4. Somebody’s Watching Me – Rockwell
5. Shelter – The Xx (Mais uma favorita do ROB!!!)
6. Soldier On – The Temper Trap
7. Invented – Jimmy Eat World
8. Curfew – Beck (HumHum…)
9. As She’s Walking Away – Zac Brown Band
10. Letters From The Sky – Civil Twilight (Trailer)

Quem escolheu essa trilha mandou muito bem!!! Eu já baixei várias!!!

Ok! Agora é sério, podem ir ao cinema assitir “Eu sou o numero quatro”. É diversão na certa! Vocês vão me apedrejar, me chamar de maluca mas... Se forem ler o livro, leiam, mas sem compromisso... Caso contrário, vão ficar com a sensação de que faltou alguma coisa…

Beijos!!!

Bom findi!!!

14 comentários

  1. Nossa Fê! Dessa vez acho que vou assistir ao filme antes de ler o livo! Normalmente faço o contrário, mas já que você disse que é TÃÃÃÃÃO diferente, acho que não vai ter problema!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou com Suse! Vou o filme antes de ler o livro! E me interessei muito pelo Henry! hahahahaha Parece bonitão... Bem... vamos ver o que vou achar do filme...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre faço igual as meninas leio primeior o livro para depois ver o filme ... mas como nenhum filme tem sido fiel até o ultimo fio de cabelo ... comecei a inverter as coisas ... espero gostar do filme se bem que é impossivel não gostar de um filme que tenho a Pettyfer no meio hauahuahauua

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do filme... mas também eu ainda não li o livro e sei que vou achar muita diferença ashuhsu
    Não tem o caozinho no livro?! como assim???
    sasahuas
    bj

    ResponderExcluir
  5. Sinto sempre essa sensação! Fui ao cinema e assisti ele... Gostei dos efeitos e de tudo, porém achei que a história ficou meio cortada... Sabe? Tipo, passou tudo muito rápido, como Crepúsculo!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de gostar das imagens ainda não fiquei com vontade de assistir...

    Bjkas!!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Eu não estava assim muito empolgada para ver esse filme e nem esse livro... mas ai eu me toquei de quem era o ator...hehehehe
    Sim, eu me influencio assim fácil sim...
    Adorei a escolha de imagens... Mas confesso que não li o post por medo de spoiler =X

    ResponderExcluir
  8. nossa! :O gostei da análise supimpa! que cão mais fofo :3
    ainda não li o livro mas vou acabar lendo ainda apesar de nao estar muito empolgada hsuahsa e de não gostar de ET :P sou chata :X nem vampiro nem ET husauhsa mas enfim
    quero ver em breve =3

    ResponderExcluir
  9. Bom, ainda não li o livro, então, acho melhor eu assistir o filme primeiro, assim, evito comparações.

    Gostei da Trilha Sonora, muito boa! =)

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  10. Adoraria assistir o filme , mais vou comprar o livro antes =)

    @angelpurple_
    Angel purple®

    ResponderExcluir
  11. Já assisti o filme
    eeeeee aaaaaaaaamei demais
    a numero 6 é mt mt mt foodona
    kk
    bjokas meninas

    ResponderExcluir
  12. Vou ver o filme essa semana :D

    fely-felicity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Concordo em gênero número e grau com sua crítica, eu li o livro quando estava nos Estados Unidos, fiquei muito EMPOLGADO para ver o filme quando chegasse no Brasil, porém, por saber tudo oque ocorria não senti a mesma coisa que senti ao ler o livro, principalmente porque partes muito importantes não foram feitas como estava livro, a maneira na qual ele conheceu Sarah é bem diferente, dentre vários outros aspectos que o diretor pecou na hora de redigir, mas não deixo de recomendar o filme para TODOS, porém, eu aconselho a ler o livro, pois além de estar praticando o ato da leitura terás muito mais EMOÇÃO ! Forte Abraço.

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!