Envenenando por aí!

Como promessa é dívida… Olha eu de novo “Envenenando por aí”!
Nosso programa #envenenado se passa em um lugar assustador para uns, inevitável para outros… E para mim… Eu diria: curioso, inusitado, original!
O “Envenenando por aí” de hoje subiu o Morro do Marta, na zona sul do Rio de Janeiro pra mostrar que asfalto e favela podem viver sim em harmonia. Que morar no morro tem vantagens que a gente desconhece. Além da vista fantástica, lá em cima, parece cidade do interior, todo mundo se conhece, te dá bom dia e até te oferece água. Tudo num clima de paz e muito respeito.

DSC06361 DSC06364
Eu e Gláucia, a #envenenada que sugeriu o itinerário do “Envenenando por aí”

DSC06391 


DSC06374
O Dona Marta, pra quem não sabe, há muito anos atrás, era um morro comandado pelo famoso traficante Fernandinho Beira Mar. Quando eu estava no final do Ensino Médio, tive alguns amigos que haviam completado 18 anos naquele ano e se alistaram. Muitos deles participaram da ocupação junto ao Exército. Todos voltaram com uma história triste para contar… Muita violência e medo assolaram não só a favela como também a cidade.
Mas depois daquele ano (se não me falha a memória 1996) o chefe do tráfico carioca foi preso e a comunidade voltou a ter paz, sem traficantes ou bocas de fumo.
Alguns anos depois, a prefeitura resolveu criar o “plano inclinado” que nada mais é que um bondinho sobre trilhos que possui 3 estações. Isso facilita muito a vida dos moradores e dos turistas também! Além de ser de graça, o bondinho poupa de 20 a 30 minutos de subida pelo morro pra chegar até o pico. Ufa! 

DSC06363

DSC06369  Olha a gente dentro do bondinho! Saca só a vista lá em baixo!!!

A pouco tempo, o morro foi novamente ocupado. Dessa vez pela Polícia Militar e sua UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Não que a comunidade estivesse em perigo novamente, mas pra garantir a paz de seus moradores e o sucesso de mais de 10 anos sem a presença do tráfico de drogas.


DSC06377
Mas vamos ao que interessa?
A comunidade do Dona Marta é cheia de gente bacana e trabalhadeira! Ela recebe turistas o ano inteiro, porque além de ter uma vista leeeeeeeeeeenda (como diria a Indie!) também teve um episódio que vai ficar na memória de todos os cariocas e, principalmente, dos moradores do morro: a gravação do clip de Michael Jackson “They don’t care about us”.
Relembre nesse making off feito por Glória Maria para o Fantástico na época.


Michael deixou muitas lembranças aos moradores. E como sua passagem foi de tamanha importância na comunidade, ele ganhou uma “laje” toda especial, só para ele. Chama-se “Memorial Michael Jackson”, onde existe uma estátua de bronze em tamanho real do astro do pop e um super mosaico, de babar mesmo, assinado por Romero Britto. Um luxo!

                  DSC06400 DSC06395

DSC06409 Eu e Bolinha! : P

Foi lá no Dona Marta também que a equipe do “Lar doce Lar” do Luciano Huck esteve presenteando um família com uma casa novinha em folha.

DSC06418
Agora dá uma olhada nesse videozinho que a gente fez pra vocês!


Me despeço de vocês com a minha imagem favorita do “Envenenando por aí” de hoje.

DSC06402

Valeu pela dica Gláucia! Adorei o passeio! Espero que vocês tenham gostado!

Beijão e até a próxima!!!

13 comentários

  1. Muito legal! Adorei o post de hoje!!! :D
    E ei! Vocês são duas lindas! rs'

    Amanda {primeiro-livro.com}

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei!
    Muito linda a foto do Cristo Redentor de longe <3
    Meninas..
    Aaaaaaaaaah \õ/
    Indiquei o blog de vcs pra ganhar selinhoo, peguem lá no meu blog:
    http://wantwinwin.blogspot.com/2011/02/primeiros-selinhos.html

    Beijinho e espero que gostem ;*

    ResponderExcluir
  3. Bem que dizem que o Rio continua leeendo! hehe
    E com essas duas envenenadas lendas demais...os cariocas ficam babando!!
    adorei o post, o morro tem mtas historias interessantes.
    Mais um lugar pra se conhecer no rio!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindoo! Estou adorando conhecer o Rio, por vocês! É muito diferente quando quem te apresenta gosta mesmo do que está fazendo!

    Adorei Fê!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanta coisa linda em um lugar que muitas vezes é mal falado! E eu me recordo como hj da reportagem sobre Michael quando aconteceu!

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaaaahhhh...ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....ficou lindoooooooooo esse vídeo....
    Uhuuuu...Michael Jackson e Envenenadas...AMO...uhuuu

    Bjuuu

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ir para o Rio ... e ter vcs envenenadas como guias ... pode ser?
    hauahuahauhau

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    Quero uma vista da cidade assim!
    Vou pro Rio, morar ai auahuaa
    Já tinha visto uma reportagem no Morro da Marta, mas vou super por cima, agora eu vi as coisas boas *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cada vez que eu vejo essa coluna me vem na cabeça o dia em que a gente vai fazer esses post em conjunto =)

    É... Já disse que vou morar no Rio?
    =D

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana... pra quem não mora no Rio, como eu, e só escuta falar desses lugares nos noticiários, acaba tendo uma visão distorcida dessas comunidades quando, na verdade, são lugares com gente decente e coisas bem legais pra se conhecer. Parabéns pela escolha inusitada e continuem #envenenando por aí!!!

    Bjs,
    Marcia
    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  11. aim q post demais meninas *-*
    suuuuuuuuuuuuuuper legal

    ResponderExcluir
  12. Aiaia...
    o RJ é lindo!! Morro de orgulho de morar nessa cidade, mesmo com tantas coisas ruins. Mas....o que nos resta é esperança de dias melhores!!! =D

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!