E o Prêmio Nobel de Literatura 2010 vai para… Mario Vargas Llosa!!

 

 [Notícias] Prêmio Nobel de Literatura 2010 vai para o Peruano Mario Vargas Llosa

O prêmio Nobel de literatura de 2010, divulgado nesta quinta-feira (7), foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.

De acordo com a Academia Sueca, a escolha se deu por conta da “cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo” que aparecem na obra de Llosa.

Peter Englund, presidente do júri de literatura do Nobel, afirmou que Vargas Llosa se disse “muito comovido e entusiasmado” ao saber do prêmio. O escritor, que está em Nova York, onde é professor visitante na Universidade de Princeton, contou a Englund que “tinha levantado às cinco da manhã para dar uma aula” e que quando recebeu a notícia já “trabalhava intensamente”.

Llosa receberá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de dezembro.

Autor de romances marcados por questões políticas da América Latina – e não raro autobiográficas -, como “A cidade e os cachorros”, “Pantaleão e as visitadoras”, “A festa do bode” e “Travessuras da menina má”, Llosa já havia vencido, entre outros, o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola, em 1994. O Brasil costuma ser tema de seus textos, sejam ensaios políticos ou romances, como em “A guerra do fim do mundo”, de 1981, inspirado na Guerra de Canudos.

A liberdade e a democracia são o verdadeiro caminho do progresso, que acredito que seja o papel de um escritor defender”Mario Vargas Llosa

Pois é envenenadas, no mês passado tive o prazer de ler uma de suas obras, “Travessuras da menina má”, um livro muito bem escrito que te prende até o fim e que te dispara sentimentos controversos pelos protagonistas!! Olha a resenha aí:

TRAVES~1

Resenha

Nos anos 50, no bairro aristocrático de Miraflores, em Lima, o jovem Ricardo Somocurcio se apaixona pela estonteante e misteriosa "chilena" Lily. Depois de descobrir que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la.
Ricardo, um intérprete da ONU sem grandes ambições, e Lily, mulher fria e manipuladora que vive mudando de nome e de marido conforme as conveniências, se reencontram ao longo da vida, em diferentes momentos e em várias cidades do mundo. "Travessuras da Menina Má" conta esta história de encontros e desencontros através de quatro décadas.
Ao mesmo tempo em que conta a história de uma paixão arrebatadora, o livro traça um panorama de transformações sociais e políticas ocorridas na Europa e na América Latina.

Eu recomendo!!

Bjs, Math Tonionni

3 comentários

  1. Nossa, e que prêmio. Eu não ligava de ganhar 1,5 milhão de dólares!!! XD
    Math, "Travessuras da menina má" parece ser interessante! Mais um pra minha lista! :[
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou totalmente desligada mesmo ... eu sou louca para ler esse livro mais nunca prestei atenção no autor ... agora mesmo que vou atras de ler ...

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!